segunda-feira, 19 de janeiro de 2026

Mar Negro e Mar Branco

Conhecimentos gerais internacionais 

O mar Negro é um mar situado entre o sudeste da Europa e a península da Ásia Menor, sendo rodeado pelos territórios da Rússia, Ucrânia, Romênia, Bulgária, Turquia e Geórgia. Sua área é de 422 000 km², a profundidade média é de 1 300 m e o ponto mais profundo atinge 2 210 m. Recebe o nome de mar Negro porque a superfície do mar parece escura.

O mar Negro possui uma característica peculiar: em profundidades superiores a 150~200 m há uma grande quantidade de sulfeto de hidrogênio dissolvido. Diz-se que isso se acumulou em consequência da atividade de bactérias que decompõem matéria orgânica.

Segundo uma teoria, o mar Negro era originalmente um lago de água doce, mas posteriormente ocorreu um terremoto que permitiu a invasão das águas salgadas do mar Mediterrâneo, o que levou à morte dos organismos adaptados à água doce e resultou no acúmulo de sulfeto de hidrogênio no fundo. O sulfeto de hidrogênio é uma substância tóxica para os seres vivos. Por isso, nas profundezas do mar Negro praticamente não existem formas de vida. Diz-se também que, quando se submerge um objeto metálico na água do mar Negro, ele escurece devido a esse componente de sulfeto de hidrogênio. 

O mar Branco é um mar interior do oceano Glacial Ártico, profundamente recortado entre a península de Kola e a península de Kanin, no noroeste da parte europeia da Rússia. Sua área é de cerca de 90 000 km², a profundidade média é de 70 m e a profundidade máxima é de 350 m. Ele se conecta ao mar de Barents por um estreito.

Na região do mar Branco, o inverno é longo, e desde novembro até maio do ano seguinte, durante cerca de 200 dias, a superfície permanece coberta de gelo. O clima de verão é frequentemente nublado, com neblina, e fresco.

Diz-se que recebe o nome de mar Branco porque no inverno congela completamente e fica coberto por neve branca.

Há também uma teoria segundo a qual o nome mar Branco se deve ao fato de que, durante um período do verão, ocorre o fenômeno típico do sol da meia-noite, quando mesmo à noite não escurece completamente, e nessa época a água do mar também parece branca.

Rodong Sinmun

Nenhum comentário:

Postar um comentário