quinta-feira, 15 de janeiro de 2026

Cinco anos sagrados que abriram uma nova época do desenvolvimento integral (5)

Mais um ano sagrado está sendo gravado na história do movimento juvenil coreano, que resplandece com vitórias e glórias.

80º aniversário da fundação da União da Juventude Patriótica Socialista!

Esta é uma grande honra que somente os jovens da Coreia Juche, que recebem a direção do maior Partido do mundo, o Partido do Trabalho da Coreia, podem desfrutar, e é também um orgulho incomparável do nosso Partido e da nossa pátria, que erguem o apreço à juventude como linha estratégica permanente e a colocam em prática de forma brilhante.

Na sagrada história de 80 anos percorrida pela União da Juventude, os cinco anos transcorridos desde a realização do 8º Congresso do Partido destacam-se como um pico excepcional pela luta e pelo crescimento dos jovens.

Esses orgulhosos cinco anos foram dias em que, quanto mais a revolução avançava e quanto mais vastas se tornavam as tarefas da luta, mais claramente se demonstrava a grandeza da ideia de priorização da juventude do nosso Partido, que coloca a questão juvenil como um assunto crucial capaz de decidir o êxito ou o fracasso da revolução e a resolve de forma prioritária.

A grandiosa concepção do Partido e a força de luta de execução resoluta, própria da juventude coreana, que a apoia incondicionalmente; o amor ardente de um pai afetuoso e a paixão incandescente dos jovens da nova geração, que retribuem esse amor com lealdade, deram origem, nesta terra, a inúmeros milagres sem precedentes e criações monumentais que serão transmitidos eternamente às futuras gerações, junto com o nobre cartão de visita chamado juventude da época de Kim Jong Un.

Desde a avenida Jonwi da capital até a região da ilha Wihwa, onde uma ilha desolada foi transformada em uma ilha paradisíaca, as criações monumentais que se erguem e brilham esplendidamente nesta terra estão firmemente sustentadas pela bravura e pela força inesgotável dos jovens, capazes de erguer até mesmo o globo terrestre inteiro ao chamado do Partido. No rápido desenvolvimento da revitalização integral do Estado estão impregnadas a sabedoria e o fervor dos jovens deste país, que sabem alinhar seus ideais e aspirações às concepções do Partido, e no fervor das petições voluntárias que inflamaram todo o país, bem como nas virtudes e costumes comunistas exemplares, refletem-se nitidamente o elevado mundo espiritual dos nossos jovens, incessantemente sublimado sob o carinho do Partido-mãe.

Ao olhar ao redor do mundo, observam-se cada vez mais fenômenos em que, por não se resolver adequadamente a questão juvenil, os jovens se tornam um fator que freia o desenvolvimento social e perturba o espírito da época, obscurecendo o futuro do país e da nação. No entanto, nesta terra, o futuro da pátria, que prosperará infinitamente graças à nova geração de jovens, está cada vez mais firmemente garantido, e isso não pode deixar de ser um grande orgulho do nosso Partido e do nosso Estado.

Por isso, agora todo o povo do país, ao celebrar o 80º aniversário da fundação da gloriosamente nomeada União da Juventude Patriótica Socialista, dirige respeitosamente infinitas palavras de gratidão ao estimado camarada Secretário-Geral, que abriu uma nova era de florescimento do movimento juvenil e preparou o futuro infinitamente promissor da pátria.

A nova era de florescimento do movimento juvenil coreano

Na sagrada luta dos últimos cinco anos pelo desenvolvimento integral do socialismo, o lugar mais brilhante é ocupado pelo fortalecimento multifacetado da capacidade de direção do Partido sobre o movimento juvenil, por meio do qual se desdobrou nesta terra a grandiosa estratégia de priorização da juventude.

Convicto de que somente quando a juventude é forte o Partido e o Estado também se tornam fortes, o estimado camarada Secretário-Geral, desde o primeiro momento da luta pela implementação das resoluções do 8º Congresso do Partido, abraçou a nobre determinação de formar os jovens como forças motrizes da construção de uma pátria próspera e poderosa e abriu uma nova época do movimento juvenil jamais vista na história.

Basta observar o 10º Congresso da União da Juventude, realizado como o primeiro entre os congressos das organizações de massas após o 8º Congresso do Partido; o novo nome da União da Juventude, resplandecente com as sagradas denominações de socialismo e patriotismo; a avenida Jonwi (vanguarda), erguida na capital Pyongyang como um grande monumento à juventude; e o imenso mar de estufas que se estende sem fim na fronteira noroeste da pátria, para compreender quão ardente é o mundo de amor e confiança do nosso Partido para com os jovens.

Sob esse amor e confiança tão elevados quanto o céu, nossos jovens fizeram do período precioso da juventude um tempo de esforços e forja, e não de desfrute e conforto, coincidindo com um período de transformações sem precedentes na história do desenvolvimento do nosso Estado, e cresceram firmemente como protagonistas da época, capazes de superar desafios, inovar e amar a pátria.

Isso constitui, para a nossa pátria e o nosso povo, a maior força que nada pode igualar e um orgulho entre os orgulhos que nenhum outro país ou povo neste mundo pode possuir.

Como herdeiros da revolução que guardam o socialismo como convicção

A notícia de que, no dia 2 de janeiro passado, o estimado camarada Secretário-Geral visitou o canteiro de obras do Complexo de Estufas de Sinuiju e felicitou e encorajou os jovens construtores pelo Ano-Novo continua, ainda neste momento, fazendo ferver os corações de todo o povo do país com profunda emoção e entusiasmo.

Observando com orgulho a imagem do confiável grande contingente juvenil que, nos dias da grandiosa batalha criadora, cresceu firmemente como construtores do socialismo, o estimado camarada Secretário-Geral declarou com elevado orgulho:

"O nosso povo vê, na força vigorosa que os jovens irradiam, em cada uma das criações impregnadas da paixão e da dedicação da jovem geração, a infinita prosperidade da pátria, e confirma, no crescimento destemido de vocês, a continuidade do socialismo ao nosso estilo."

Diante do momento decisivo da história, em que se encerra a luta pela implementação das resoluções do 8º Congresso do Partido e se deve avançar com vigor rumo a um novo horizonte da revolução, quão grandes não terão sido os sentimentos do estimado camarada Secretário-Geral ao confirmar o promissor futuro da nossa causa.

O estimado camarada Kim Jong Un disse:

"Mesmo ao abrir uma nova fase de ascenso e de grandes transformações da revolução, seguindo o rumo indicado pelo Congresso do Partido, o nosso movimento juvenil deve, como uma virada decisiva em seu próprio desenvolvimento, desempenhar um poderoso papel combativo."

O avanço vitorioso ou não da causa socialista, aberta pelas gerações revolucionárias precedentes com sangue e suor, depende da determinação ideológica e espiritual da nova geração.

Por isso, mesmo no histórico caminho de marcha rumo a uma nova vitória da revolução, o estimado camarada Secretário-Geral dedicou atenção prioritária à tarefa de preparar solidamente os jovens como herdeiros da revolução que guardam o socialismo como convicção.

Foi o estimado camarada Secretário-Geral quem fez com que, entre os congressos das organizações de massas após o Congresso do Partido, o 10º Congresso da União da Juventude fosse realizado em primeiro lugar e que, nessa ocasião, a denominação da União da Juventude fosse alterada para União da Juventude Patriótica Socialista.

Ainda hoje, ao reler cada passagem da carta programática enviada pelo estimado camarada Secretário-Geral ao 10º Congresso da União da Juventude, intitulada “Demonstrem plenamente o poderio da União da Juventude Patriótica Socialista no avanço histórico ao novo triunfo da revolução”, o coração se aquece profundamente.

Na nova denominação União da Juventude Patriótica Socialista estão contidos, de forma direta e clara, o caráter e as tarefas do movimento juvenil na etapa atual da nossa revolução; nela se encontram condensados os ideais e o porte da juventude da nossa época, preservando-se também plenamente o caráter próprio de uma organização juvenil. Ela transmite a grande confiança de que todos os jovens do país devem considerar o socialismo tão precioso quanto a própria vida, preparar-se como jovens patriotas que lutam resolutamente, geração após geração, por sua vitória, e de que a União da Juventude deve manifestar plenamente o poder de brigada de choque na construção socialista, sob a imensa expectativa do Partido e do povo.

A União da Juventude Patriótica Socialista, verdadeiramente, é o novo nome da União da Juventude, chamado de maneira profunda e significativa pelo estimado camarada Secretário-Geral após perscrutar com profundidade as exigências da era da primazia do nosso Estado e a posição da juventude. É a máxima e mais elevada confiança de um grande pai que deseja que os milhões de jovens deste país deem continuidade firme ao bastão da lealdade e do patriotismo herdado dos antecessores revolucionários e façam ressoar por todo o mundo a sabedoria e o espírito da juventude coreana na luta para antecipar o futuro radiante do socialismo e do comunismo.

Na carta histórica, o estimado camarada Secretário-Geral apresentou como tarefa fundamental da União da Juventude, na etapa atual, transformar todos os jovens em jovens patriotas que defendam resolutamente o socialismo e se dediquem à luta pela construção socialista, e enfatizou, antes de tudo, a necessidade de orientar todo o trabalho da União da Juventude para preparar solidamente todos os jovens como jovens patriotas que guardam o socialismo como convicção.

Na fase da juventude, em que a visão de mundo se forma e se consolida, educar de maneira autêntica para que se preserve firmemente o socialismo como convicção é precisamente o trabalho prioritário que as organizações juvenis devem realizar; ao ensinar detalhadamente até mesmo o conteúdo concreto do trabalho de educação ideológica para armar solidamente os jovens com a ideologia socialista, a sábia liderança do estimado camarada Secretário-Geral fez com que ocorresse uma transformação radical no trabalho educativo da União da Juventude.

Foi superada a tendência de realizar o trabalho educativo com moldes formais e de maneira uniforme para os membros da União da Juventude, e passou-se a desenvolver de forma nova e viva, por meio de explicações e educação concretas, um trabalho educativo destinado a fazer compreender profundamente as características essenciais e a superioridade do socialismo ao nosso estilo; além disso, incutir nos jovens, que aspiram ao novo e têm paixão ardente, verdadeiros ideais e aspirações com a voz do Partido e impulsioná-los à criação de feitos meritórios tornou-se um trabalho cotidiano das nossas organizações juvenis. Como resultado, alcançaram-se mudanças verdadeiramente surpreendentes no crescimento ideológico e espiritual da nossa juventude.

Somente durante o ano em que se realizou o 8º Congresso do Partido, mais de 10.500 jovens se apresentaram voluntariamente e de forma ativa para os setores difíceis e árduos da construção socialista; e o fato de que, em outubro de dois anos atrás, quando os inimigos perpetraram atos de provocação imprudentes e extremamente perigosos contra a nossa República, em apenas alguns dias mais de 1.680.000 jovens em todo o país se candidataram ao alistamento e ao retorno ao serviço no Exército Popular é uma prova clara de quão elevado nível atingiu o estado ideológico e espiritual da nossa juventude, decidida a compartilhar o destino com o socialismo.

A questão da juventude é a questão da sucessão da revolução, e, na sucessão da causa revolucionária, o mais importante é a herança da linhagem ideológica, do sangue da convicção. A sucessão da revolução não é uma simples transmissão, mas a herança do espírito de luta, a herança de uma alma indomável que pulsa vigorosamente; por isso, o estimado camarada Secretário-Geral dedicou esforços e sacrifícios verdadeiramente imensos para fazer com que os jovens herdassem firmemente o bastão espiritual da geração vitoriosa, o ardente espírito de defesa da pátria.

Há uma história que ilustra isso.

Em meados de junho de 2022, ao reunir-se com quadros, o estimado camarada Secretário-Geral disse que era preciso preparar bem o encontro dos veteranos realizado por ocasião do 69º aniversário da Vitória na Guerra, enfatizando que o objetivo principal do encontro era educar a jovem geração. Acrescentou que pretendia também fazer um discurso nesse encontro de veteranos e que, ao discursar, queria fazer um apelo para educar os jovens.

Olhando para os quadros que não conseguiam conter a emoção, o estimado camarada Secretário-Geral afirmou que, se fossem organizados em vários locais encontros de confraternização e reuniões conjuntas entre os participantes da Guerra de Libertação da Pátria e a jovem geração, em formato de conversas, isso seria bom para armar a nova geração com o espírito de luta da geração vitoriosa.

Não foi apenas naquele dia.

Sustentadas pelo elevado propósito do estimado camarada Secretário-Geral, nas comemorações do 70º aniversário da Vitória na Guerra participaram como representantes não apenas os veteranos de guerra, mas também ativistas exemplares do apoio ao exército, pessoas meritórias dos períodos de guerra e do pós-guerra, bem como jovens, incluindo os construtores da Avenida Jonwi, mostrando claramente ao mundo como o espírito patriótico da geração vitoriosa está sendo transmitido à nova geração. Em especial, a reunião de resolução e a marcha de sucessão das vanguardas juvenis realizadas por ocasião do grandioso 71º aniversário da Vitória na Guerra tornaram-se uma oportunidade significativa em que se demonstraram novamente a convicção e a vontade das novas gerações de fazer brilhar eternamente a tradição patriótica sob a liderança do estimado camarada Secretário-Geral.

Assim, sob o cuidado atencioso do estimado camarada Secretário-Geral, nossos jovens estão gravando ainda mais profundamente o espírito de defesa da pátria da geração vitoriosa e embelezando suas vidas como jovens patriotas que contribuem de forma genuína para a prosperidade da pátria com um elevado espírito patriótico.

Mesmo neste momento, enquanto em muitos países os jovens não hesitam em cometer crimes terríveis em busca apenas do próprio conforto e interesse, definhando no pântano da degradação e da libertinagem, a orgulhosa realidade de que nossos jovens crescem firmemente como herdeiros da causa do socialismo ao nosso estilo é um precioso fruto trazido pelo pensamento de priorização da juventude e pela liderança do nosso Partido.

O grande contingente de jovens patriotas formado com amor e confiança tão vastos quanto o céu

Ao recordarmos o sagrado percurso de cinco anos, marcado tanto por dificuldades que tentaram barrar o nosso avanço quanto por inúmeros acontecimentos inesquecíveis que fizeram todo o país ferver de emoção, surge nitidamente diante de nossos olhos uma imagem coletiva.

É a imagem dos jovens que, atendendo ao chamado do Partido, ergueram-se como montanhas e deixaram apenas marcas de milagres e feitos heroicos em todos os difíceis e árduos campos de batalha da construção socialista.

A lealdade e o ardente patriotismo desses jovens, que fizeram tremular alto a bandeira da União da Juventude Patriótica Socialista e defenderam firmemente a causa do Partido, não podem ser concebidos sem o amor e a confiança do estimado camarada Secretário-Geral.

O amor e a confiança tão vastos quanto o céu do estimado camarada Secretário-Geral por milhões de jovens.

Quando se pensa nisso, todo o nosso povo recorda antes de tudo um fato profundamente comovente ocorrido em agosto de cinco anos atrás.

Naquele dia, o estimado camarada Secretário-Geral convidou à capital Pyongyang os confiáveis jovens que, nutrindo um sonho e um ideal de servir ao propósito do Partido, haviam corrido à frente para os principais campos de batalha da construção socialista, dedicando sem reservas o suor precioso da lealdade e do patriotismo, e também se encontrou com jovens que haviam solicitado voluntariamente ir para setores difíceis e árduos, iniciando um novo começo de vida. Com o coração de um pai que dedica ainda mais carinho a um filho doente ou ferido, ele segurou calorosamente as mãos desses jovens que trilharam um caminho diferente, dizendo com profunda emoção que apoiava plenamente o fato de eles terem rompido com um passado do qual não se orgulhavam, compreendido sinceramente a gratidão ao Partido e ao sistema socialista que os acolheram e educaram, e escolhido recomeçar a vida nos postos mais difíceis e exigentes pelo fortalecimento e prosperidade da pátria.

Nesse dia, o estimado camarada Secretário-Geral enfatizou novamente que apoiava plenamente a determinação desses jovens que haviam iniciado uma nova vida e lhes concedeu uma confiança tão profunda quanto o mar, afirmando que estaria sempre junto deles no caminho que percorressem.

A confiança do estimado camarada Secretário-Geral na juventude é assim ampla, ardente e absoluta.

Mesmo que tenham seguido caminhos equivocados no passado, se forem jovens desta terra, ele os eleva com dignidade à vanguarda do patriotismo e da luta; é ele quem possui a convicção absoluta de que o amanhã poderoso será ainda mais antecipado pelos passos firmes de não apenas esses jovens, mas de milhões de jovens em todo o país. Esse é precisamente o nosso estimado camarada Secretário-Geral.

Foi com essa confiança tão vasta quanto o céu que, em 2023, além da construção de 10.000 moradias na cidade de Pyongyang, ele confiou integralmente aos jovens a importante obra de erguer cerca de 4.000 unidades habitacionais na área do portão norte da capital, formando um bairro inteiramente novo e característico. Quão intensamente não pulsaram, então, os corações dos nossos jovens de emoção e alegria imensas.

Em fevereiro de 2023, ao participar da cerimônia de lançamento da construção da nova avenida na região de Sopho, o estimado camarada Secretário-Geral destacou que todas as obras de construção visavam melhorar o bem-estar dos cidadãos da capital e servir à nossa gloriosa capital, Pyongyang, razão pela qual o Partido lhes dava importância e as promovia com vigor, mas enfatizou que tinha um interesse ainda mais especial na nova avenida confiada aos jovens. Isso porque, mais do que a grande e importante significância da conclusão dessa avenida em si, era ainda mais valioso o significado de que mais de cem mil jovens de todo o país se forjariam e cresceriam revolucionariamente ao longo do processo de construção.

Isso foi, verdadeiramente, a manifestação do amor ardente e da confiança de um grande pai que acolhe todos os jovens em um abraço infinitamente amplo e os forma com firmeza como herdeiros da revolução.

Mesmo depois disso, sempre que surgia a oportunidade, o estimado camarada Secretário-Geral dizia que era preciso ajudar bem os jovens para que realizassem feitos heroicos na construção da nova avenida da região de Sopho, afirmando que, embora desse importância à construção de 10.000 moradias da segunda etapa na região de Hwasong, valorizava ainda mais a construção da nova avenida de Sopho, e resolvia todos os problemas que surgiam na obra. Quanto amor e benevolência não receberam, nesse carinho tão atencioso, os integrantes das brigadas de choque juvenis.

Desejando que eles passassem de forma significativa a juventude, que só vem uma vez na vida, em um campo de construção digno e valioso, ele lhes enviou cadernos com o título "Minha juventude"; além de fornecer diversos gêneros alimentícios aos jovens construtores, ainda providenciou o envio de cozinheiros, num gesto cheio de cuidado paternal.

Mesmo após conceder todas as bênçãos possíveis neste mundo, como se ainda não fosse suficiente, ele compareceu pessoalmente à cerimônia de inauguração da Avenida Jonwi, encontrou um a um os jovens inovadores que se destacaram por feitos heroicos no trabalho e concedeu a mais elevada avaliação, declarando que todos os jovens das brigadas de choque que ergueram a avenida eram inovadores.

De fato, os dias da construção da Avenida Jonwi foram um processo no qual, junto com o surgimento de uma nova avenida na capital Pyongyang, jovens antes comuns superaram dificuldades a cada passo e cresceram como um grande contingente de patriotas que contribuem verdadeiramente para a construção de uma pátria próspera e poderosa.

Assim, após colocar os jovens à frente da grandiosa luta para concretizar o ambicioso plano de construção da capital do Partido, o estimado camarada Secretário-Geral voltou a demonstrar uma confiança tão vasta quanto o céu ao chamar mais uma vez os jovens para a linha de frente da luta destinada a apagar os vestígios das grandes inundações que atingiram a fronteira noroeste da pátria.

Mesmo que passem dez milhões de anos, isso jamais poderá ser esquecido.

A imagem benevolente do estimado camarada Secretário-Geral, que compareceu pessoalmente à cerimônia de partida da Brigada de Choque Jovens Heróis do monte Paektu enviada ao campo de recuperação de danos da província de Pyongan Norte, proferiu um discurso para encorajar os jovens e despediu-se deles que partiam para o novo campo de batalha.

Naquele momento em que, diante do povo atingido pelo desastre, o seu coração estava tão pesado que era difícil encontrar palavras para descrevê-lo, o simples fato de ele ter pensado primeiro em nossos jovens fez brotar nos corações da juventude uma força e uma coragem cem, mil vezes maiores.

E ainda assim, no glorioso local da partida, o estimado camarada Secretário-Geral concedeu novamente uma confiança imensa ao afirmar que a União da Juventude é sempre a força de vanguarda da construção socialista em que ele mais confia e deseja colocar à frente; que a saída corajosa dos jovens, respondendo ao chamado da pátria com corações ardentes e apresentando-se voluntariamente, com ímpeto, nas frentes difíceis e árduas valorizadas pelo Partido e pelo Governo, bem como as vitórias alcançadas em seguida por meio de uma luta indomável, tornaram-se um fluxo constante da nossa época. Como, então, a força e a paixão da juventude poderiam deixar de transbordar em um espírito heroico?

Com aquelas mãos benevolentes que formaram nossos jovens como heróis ao pé do Monte Paektu, quanto amor e confiança ele não lhes concedeu ao visitar repetidas vezes a ventosa região da ilha Wihwa, na fronteira noroeste da pátria, para prepará-los como jovens patriotas que defendem a causa do Partido na linha de frente?

Somente o fato de o estimado camarada Secretário-Geral, mesmo em meio à sua extrema ocupação cuidando dos inúmeros assuntos do Partido e do Estado, ter visitado várias vezes o distante canteiro de obras do Complexo de Estufas de Sinuiju, longe da capital Pyongyang, já demonstra claramente quão grande e ardente é o amor e a confiança do nosso Partido pelos jovens.

No inesquecível dia 18 de setembro do ano passado, quando voltou a visitar as margens ventosas do rio Amnok, ele elogiou altamente o elevado espírito de serviço e os esforços dos soldados das unidades de construção e das vanguardas juvenis, e pediu que fosse transmitido seu ardente apelo para que, junto com seus agradecimentos especiais, se erguesse na fronteira norte do país uma criação monumental que demonstrasse a velocidade prodigiosa de avanço e o aspecto de desenvolvimento do socialismo ao nosso estilo, como presente ao 9º Congresso do Partido.

Apenas alguns meses depois, ao orientar novamente no local a obra do Complexo de Estufas de Sinuiju, já em fase de conclusão, o estimado camarada Secretário-Geral afirmou que o fato de a nova geração, que sustentará esta Coreia, ter crescido como um grande contingente de patriotas que conhecem primeiro a pátria, superam provações e sabem encontrar o valor da revolução, é uma alegria e um orgulho do Partido, do Estado e do povo que não podem ser comparados a nenhuma riqueza deste mundo.

Sob esse amor e confiança tão grandiosos dedicados à juventude, sob uma liderança enérgica e incansável, nossos jovens estão crescendo vigorosamente como a retaguarda confiável do Partido, como a força de choque e a principal tropa da construção de um poderoso Estado socialista, capazes de conduzir a próxima etapa da luta na linha de frente.

Não apenas o hoje da revolução, que avança rompendo uma situação severa, mas também o amanhã são igualmente valorizados; preparar a nova geração e formar de maneira confiável os herdeiros da revolução como fortes em ideologia e convicção — é exatamente aí que reside a grandeza do nosso Partido. O nosso Partido, que criou um exemplo de alcance histórico mundial, é verdadeiramente um Partido invencível que lançou a base sólida para eternamente fazer da vitória absoluta a sua marca.

Os milagres de criação e construção que surgem superando desafios e dificuldades sem precedentes são motivo de orgulho, mas o fato de que o contingente juvenil que dará continuidade à causa do Partido está sendo preparado de forma inabalável é, em si, mais uma grande conquista alcançada pelo nosso Partido durante o 8º período do Comitê Central.

Desde o primeiro alvorecer da sagrada revolução coreana, ao manter firmemente a priorização da juventude como linha estratégica eterna do Partido e da revolução, e ao não poupar cem mil, um milhão de abraços para resolver a questão juvenil, sob o cuidado do nosso Partido, o avanço vitorioso da causa revolucionária do Juche será eterno com o passar do tempo, e nós certamente acolheremos a sua vitória final.

Jong Yong Chol

Nenhum comentário:

Postar um comentário