A posição criadora é a posição de resolver de forma original todos os problemas que surgem na revolução e na construção, de acordo com as condições concretas, mobilizando a força criadora das massas populares.
A posição criadora, partindo da criatividade das massas populares, é a perspectiva e a posição para encarar o movimento histórico-social e o movimento revolucionário, tornando-se um método fundamental que deve ser necessariamente observado no movimento revolucionário.
Um dos principais conteúdos da posição criadora é promover ativamente a criatividade das massas populares e impulsionar de forma proativa a revolução e a construção; outro é abandonar a atitude dogmática, apreender concretamente a realidade com pensamento independente e resolver tudo de acordo com ela.
A posição criadora se opõe fundamentalmente ao materialismo vulgar e ao tecnicismo, que não confiam na sabedoria e na força criadoras das massas populares e dão importância apenas aos meios materiais e técnico-científicos, bem como à passividade e ao conservadorismo que se apoiam apenas em velhas experiências ou critérios.
Também se opõe fundamentalmente a todo tipo de perspectivas esquemáticas e modos de pensamento dogmáticos e formalistas que, sem considerar a realidade em mudança e as condições concretas do país, imitam mecanicamente teorias prontas ou a experiência alheia, ou as aceitam de maneira irrefletida.
Na posição criadora, o método de apoiar-se nas massas populares e o método de resolver os problemas de acordo com as condições concretas estão intimamente relacionados. O método de apoiar-se nas massas populares constitui a base do método de resolver os problemas de acordo com as condições concretas, e este, por sua vez, torna-se uma garantia poderosa do método de apoiar-se nas massas populares.
Para manter firmemente a posição criadora na revolução e na construção, é necessário, acima de tudo, apoiar-se plenamente nas massas populares em tudo. Deve-se estabelecer linhas e políticas corretas refletindo as exigências e aspirações das massas, torná-las algo próprio das próprias massas e uni-las como uma única força política.
Além disso, é preciso lutar contra tudo o que é velho e que obstrui a inovação, desenvolver amplamente o movimento de massas e estabelecer métodos revolucionários de trabalho.

Nenhum comentário:
Postar um comentário