Em conformidade com as decisões da Conferência Tripartite de Moscou dos Ministros das Relações Exteriores, foi estabelecida a base fundamental para a construção de um Estado soberano e independente, criando-se, ao mesmo tempo, as condições políticas necessárias.
Em 8 de fevereiro de 1945, por iniciativa dos dirigentes dos partidos políticos e das organizações sociais da Coreia do Norte, realizou-se a “Conferência dos Representantes dos Comitês Populares de Todas as Províncias e Condados da Coreia do Norte e dos Representantes dos Partidos Políticos e Organizações Sociais Democráticas Antijaponesas”, com a participação de representantes dos partidos políticos da Coreia do Norte, das organizações sociais, dos órgãos administrativos e dos comitês populares das províncias e cidades, com o objetivo de constituir o Comitê Popular Provisório da Coreia do Norte.
Na conferência, o general Kim Il Sung apresentou o relatório “Sobre a situação política atual da Coreia e a organização do Comitê Popular Provisório da Coreia do Norte” e decidiu-se constituir, como órgão central do poder da Coreia do Norte, o “Comitê Popular Provisório da Coreia do Norte”. Em 9 de fevereiro, foram eleitos o presidente, general Kim Il Sung, e 25 membros do comitê.
Com a adoção, logo no início, da resolução decisória, o Comitê Popular Provisório da Coreia do Norte deu um brilhante passo inicial. Até 21 de fevereiro de 1947, quando foi estabelecido o poder do Comitê Popular da Coreia do Norte, contando com o apoio absoluto da maioria do povo, foram implementados com êxito os 20 pontos apresentados pelo presidente Kim Il Sung, realizando-se reformas democráticas brilhantes, como a reforma agrária, a nacionalização da indústria, a lei do trabalho, o a lei da igualdade de direitos entre homens e mulheres, a reforma democrática do sistema tributário agrícola e as eleições democráticas, construindo-se assim a base fundamental da edificação democrática.
Sob a direção do Comitê Popular Provisório da Coreia do Norte, as fábricas, empresas e órgãos de transporte foram restaurados, a gestão rural desenvolveu-se e melhorou, o sistema de educação popular foi reformado, as empresas privadas se desenvolveram, formando-se uma sólida base para a construção democrática.
Lee Jong
△ Membros do Comitê Popular Provisório da Coreia do Norte (lista dos membros)
Presidente
Kim Il Sung
Vice-presidente
Kim Tu Bong
Secretário-geral
Kang Ryang Uk
Departamento da Indústria
Ri Mun Hwan
Departamento de Transporte
Han Hui Jin
Departamento de Floresta e Agricultura
Ri Sun Gun
Departamento do Comércio
Han Tong Chan
Departamento de Serviços Postais
Jo Yong Yol
Departamento de Finanças
Ri Pong Su
Departamento de Educação
Jang Jong Sik
Departamento de Saúde
Yun Ki Yong
Departamento de Justiça
Choe Yong Dal
Departamento de Segurança
Choe Yong Gon
Departamento de Planejamento
Jong Jin Tae
Departamento de Propaganda
O Ki Sop
Departamento de Assuntos Gerais
Ri Ju Yon
Posteriormente O Ki Sop assumiu o recém-criado departamento do trabalho, com Ri Chong Won assumindo o departamento de propaganda.
Anuário da República Popular Democrática da Coreia de 1950 (página 197)

Nenhum comentário:
Postar um comentário