No dia 17 de dezembro do ano passado, tempestades de inverno ocorreram em várias regiões dos Estados Unidos, com ventos que alcançaram 231 km/h no estado de Wyoming, 222 km/h no estado do Oregon e 228 km/h no estado de Washington. Instalou-se um grande caos e ocorreram muitos prejuízos.
No início deste ano, fortes nevascas caíram sobre praticamente todo o território da Bósnia-Herzegovina. Dezenas de acidentes de trânsito ocorreram, causando perdas humanas e materiais. Até o sistema elétrico foi paralisado, agravando ainda mais a confusão.
No mesmo período, em Paris, na França, voos e a circulação de ônibus foram suspensos devido às nevascas. Em algumas regiões, formaram-se congestionamentos em cerca de 1000 km de trechos rodoviários. Nos arredores de Amsterdã, nos Países Baixos, o tráfego ferroviário também foi interrompido por causa da neve intensa.
Tempestades de inverno também atingiram a Alemanha. Houve vítimas humanas, e escolas e instituições públicas foram fechadas. Nas regiões do norte, o transporte ferroviário e marítimo foi suspenso, resultando numa paralisação do setor de transportes. Em toda a Escócia, no Reino Unido, e na região central da Inglaterra, ventos fortes e nevascas provocaram o fechamento de centenas de escolas, gerando grande confusão.
Na região de Salzburgo, na Áustria, no dia 17 passado, avalanches de neve causaram vítimas. Somente naquela tarde, várias avalanches ocorreram, tirando a vida de cinco pessoas.
Na Mongólia, que sofreu grandes danos devido às fortes nevascas no final do ano passado, o frio intenso continua até agora. Especialmente nas regiões do norte, a temperatura caiu para -45,2℃ entre a noite do dia 20 e a manhã do dia 21. Atualmente, cerca de 90% do território do país está coberto por uma camada de neve de 45 cm de espessura. O órgão meteorológico e hidrológico do país exigiu que todos os habitantes adotem medidas para prevenir desastres.
Há pouco tempo, nova tempestade de inverno voltou a atingir várias regiões dos Estados Unidos. Essa tempestade, causada pela influência de uma massa de ar frio de origem ártica, varreu uma vasta área que se estende das planícies centrais e meridionais até a costa leste. Em diversos estados, o fornecimento de energia elétrica foi interrompido, causando sofrimento à população. O estado de emergência foi declarado em mais de 20 estados.
Enquanto isso, fortes nevascas caíram nas regiões do norte do Japão. Em algumas áreas, a acumulação de neve chegou a cerca de 450 cm.
A situação dos habitantes da Faixa de Gaza, na Palestina, torna-se ainda mais miserável sob o rigor deste inverno. Quando, no final do ano passado, uma tempestade de inverno varreu a cidade de Gaza e outras regiões do norte, até as poucas casas que ainda restavam desabaram.
Atualmente, os moradores dessa região tremem de frio em abrigos temporários feitos com tendas ou lonas impermeáveis fornecidas por organizações humanitárias.

Nenhum comentário:
Postar um comentário