quinta-feira, 29 de janeiro de 2026

Relações Norte-Sul e reunificação da pátria

O estimado Máximo Dirigente camarada Kim Jong Un disse:

"Nós, daqui para a frente também, ergueremos bem alto a bandeira da autodeterminação nacional e resolveremos todos os problemas entre nós, como nação, e, com a força unida da nação, esmagaremos as manobras das forças antirreunificação internas e externas, escrevendo uma nova história da reunificação da pátria."

Em 2017, o nosso Partido e o Governo da República envidaram todos os esforços para, com a força unida de toda a nação, esmagar os desafios das forças antirreunificação internas e externas e abrir a grande via da reunificação independente.

No discurso de Ano-Novo, o estimado camarada Kim Jong Un fez um apelo ardente para que, no ano em que se completavam quarenta e cinco anos da publicação da histórica Declaração Conjunta de 7 de Julho e dez anos da publicação da Declaração de 4 de Outubro, toda a nação unisse forças para abrir a grande via da reunificação independente, esclarecendo de forma abrangente as tarefas e os caminhos para a sua realização.

O Governo da República Popular Democrática da Coreia, partidos e organizações realizaram uma reunião conjunta e, acolhendo a vontade de reunificação da pátria do grande homem sem igual, apelaram a toda a nação coreana para acelerar, com a força unida da nação, a grande marcha pan-nacional pela reunificação.

O apelo patriótico e nacional do nosso Partido e do Governo da República infundiu em todo o povo novas esperanças e confiança na reunificação da pátria e impulsionou-o energicamente para a realização da causa da reunificação. Refletindo a vontade do povo de realizar de forma grandiosa o encontro pan-nacional pela reunificação como uma ocasião significativa para abrir o período áureo da reunificação da pátria, foram promovidos ativamente os trabalhos preparatórios, incluindo a constituição do Comitê Conjunto de Trabalho Norte, Sul e Exterior para o Encontro Pan-Nacional pela Reunificação Pacífica da Pátria e pelo Desenvolvimento das Relações Norte-Sul, bem como a formação do Comitê Preparatório do Sul, do Comitê Preparatório da Sede Sul da Frente Pan-Nacional pela Reunificação, do Comité Preparatório das Organizações Operárias Norte-Sul e do Comité Preparatório da Região de Pusan.

Erguendo bem alto a bandeira "por nossa própria nação", o fervor de todo o povo para melhorar as relações Norte-Sul e alcançar sem falta a reunificação independente elevou-se ainda mais por ocasião do quadragésimo quinto aniversário da publicação da Declaração Conjunta de 7 de Julho, do décimo sétimo aniversário da publicação da Declaração Conjunta de 15 de Junho, do septuagésimo segundo aniversário da Libertação da Pátria e do décimo aniversário da publicação da Declaração de 4 de Outubro.

Em sentido contrário a isso, as autoridades sul-coreanas, seguindo ativamente as sanções e pressões anti-RPDC dos Estados Unidos e as manobras de guerra de agressão, empurraram as relações Norte-Sul e a situação da península coreana para um estado extremo de colapso.

As facções conservadoras difamaram a nossa sinceridade de unir toda a nação para abrir a grande via da reunificação independente, uma típica ofensiva de frente unida, com alegações provocatórias e ameaças, e, conspirando com os imperialistas estadunidenses, enlouqueceram em alvoroços de guerra para realizar um ataque nuclear preventivo contra a nossa República.

Embora o regime conservador de Pak Gun Hye tenha ruído e a força governante tenha mudado, seguiu a política hostil anti-RPDC dos Estados Unidos, apoiando as resoluções de sanções anti-RPDC forjadas no Conselho de Segurança das Nações Unidas e anunciando sucessivamente medidas de sanções unilaterais contra o Norte, repetindo exatamente a política de confronto das facções conservadoras.

O curso da situação naquele ano mostrou que, se as autoridades sul-coreanas seguirem para o confronto entre compatriotas em conluio com forças externas, não será possível realizar a aspiração e o desejo do povo por melhoria das relações Norte-Sul, paz e reunificação, nem evitar a calamidade de uma guerra nuclear imposta por forças externas.

Trabalhos para a realização do encontro pan-nacional pela reunificação

Reunião de trabalho Norte, Sul e Exterior para o Encontro Pan-Nacional pela Reunificação Pacífica e pelo Desenvolvimento das Relações Norte-Sul.

Realizada nos dias 7 e 8 de fevereiro, em Shenyang, na China.

Na reunião, foi discutida a questão da criação de um comitê conjunto de trabalho para promover os preparativos do encontro pan-nacional, sendo oficialmente constituído um comitê conjunto de trabalho com os presidentes dos comitês de trabalho do Norte, do Sul e do Exterior como copresidentes.

Também foram debatidos o formato e os métodos de funcionamento do comitê conjunto de trabalho Norte, Sul e Exterior, bem como as questões relacionadas com a direção das atividades imediatas.

Segunda reunião do Comitê Conjunto de Trabalho Norte, Sul e Exterior para o Encontro Pan-Nacional pela Reunificação Pacífica e pelo Desenvolvimento das Relações Norte-Sul.

Realizada nos dias 11 e 12 de abril, em Shenyang, na China.

Após a reunião do comitê conjunto de trabalho realizada no início de fevereiro, foram informadas as situações das atividades dos comitês preparatórios do Norte, do Sul e do Exterior, e discutidas as questões práticas e a direção das atividades imediatas levantadas no processo de promoção dos preparativos para a realização do encontro pan-nacional pela reunificação.

Os participantes confirmaram mais uma vez que o encontro pan-nacional deve tornar-se uma grande reunião pan-nacional pela reunificação, com ampla participação de representantes de todos os setores e camadas, incluindo as autoridades, e decidiram realizar, sem falta, o encontro pan-nacional ainda naquele ano.

Durante o período da reunião, houve contatos de trabalho entre representantes por camadas do Norte e do Sul, como operários, camponeses e mulheres.

Formação dos comitês preparatórios para o Encontro Pan-Nacional pela Reunificação Pacífica e pelo Desenvolvimento das Relações Norte-Sul.

Comitê Preparatório da Região de Pusan para o Encontro Pan-Nacional (formado em 12 de janeiro).

Comitê Preparatório do Sul para o Encontro Pan-Nacional (formado em 19 de janeiro).

Comitê Preparatório da Sede Sul da Frente Pan-Nacional pela Reunificação para a realização do Encontro Pan-Nacional (formado em 25 de março).

Comitê Preparatório das Organizações Operárias Norte-Sul para o Encontro Pan-Nacional (formado em 1º de maio).

Comitê Preparatório dos Camponeses para o Encontro Pan-Nacional (formado em 8 de junho, englobando organizações camponesas como a Federação Geral Nacional das Associações Camponesas da Coreia do Sul e a Associação Camponesa Católica).

17ª reunião do presidium conjunto da Frente Pan-Nacional pela Reunificação da Pátria.

Realizada em 26 de janeiro, entre o Norte, o Sul e o Exterior, por meio de transmissão por fax.

Na reunião, foi discutida a direção das atividades da Frente Pan-Nacional pela Reunificação em 2017, visando abrir o período áureo do movimento pan-nacional pela reunificação, com toda a nação unindo vontades e forças.

Na reunião, foi apresentado um relatório.

O relatório destacou que, em 2016, a Frente Pan-Nacional pela Reunificação respeitou os três princípios da reunificação da pátria e os acordos comuns da nação, lutando para abrir o caminho da melhoria das relações Norte-Sul como uma tarefa importante.

O relatório enfatizou que a Frente Pan-Nacional pela Reunificação expressa total apoio ao apelo da reunião conjunta do Governo da República, partidos e organizações para que, no significativo ano de 2017, toda a nação una forças para abrir a grande via da reunificação independente.

O relatório indicou as tarefas e os caminhos para tornar aquele ano um ano muito significativo, que abriria uma nova fase da reunificação independente a ser registrada de forma especial na história da nação.

O relatório enfatizou que, ao cumprir plenamente sua responsabilidade e missão honrosa como vanguarda da reunificação independente e estandarte da grande unidade nacional, a Frente Pan-Nacional pela Reunificação faria daquele ano, que marcava o quadragésimo quinto aniversário da Declaração Conjunta de 7 de Julho e o décimo aniversário da Declaração de 4 de Outubro, um ano muito significativo de abertura de uma nova fase da reunificação independente.

Na reunião, foi adotada uma resolução conjunta expressando a firme vontade de, de mãos dadas com todos os setores e camadas do interior e do exterior que desejam a paz e a reunificação da pátria, acelerar vigorosamente a grande marcha pan-nacional pela reunificação.

Documentos conjuntos.

Declaração conjunta da Sede Norte, da Sede Sul e da Sede Exterior da Frente Pan-Nacional pela Reunificação da Pátria (publicada em 7 de março, condenando os exercícios militares conjuntos Key Resolve e Foal Eagle dos imperialistas estadunidenses e dos belicistas sul-coreanos).

Resolução conjunta da Sede Norte, da Sede Sul e da Sede Exterior da Frente Pan-Nacional pela Reunificação da Pátria por ocasião do 45º aniversário da publicação da Declaração Conjunta de 7 de Julho (4 de julho).

Apelo da Comissão Norte da Declaração Conjunta de 15 de Junho, da Seção Feminina da Comissão Norte, da Comissão Sul da Declaração Conjunta de 15 de Junho, da Seção Feminina, do Comitê Permanente Central da União Democrática das Mulheres Coreanas no Japão e da Associação das Mulheres Democráticas Coreanas no Japão (publicado em 24 de julho, por ocasião do 110º aniversário da falsificação do chamado Tratado de Sete Pontos de Jongmi pelo Japão).

Apelo conjunto da Sede Norte, da Sede Sul e da Sede Exterior da Frente Pan-Nacional pela Reunificação da Pátria (publicado em 24 de agosto, em relação ao fato de que a situação na península coreana estava avançando para a véspera de uma explosão devido aos exercícios militares conjuntos Ulji Freedom Guardian dos imperialistas estadunidenses e dos belicistas sul-coreanos).

Apelo conjunto da Comissão Norte, da Comissão Sul e da Comissão Exterior da Declaração Conjunta de 15 de Junho, por ocasião do 10º aniversário da publicação da Declaração de 4 de Outubro (27 de setembro).

Anuário da República Popular Democrática da Coreia de 2018 (páginas 299 e 230)

Nenhum comentário:

Postar um comentário