quinta-feira, 29 de janeiro de 2026

Frente Democrática pela Reunificação da Pátria

No processo de implementação das reformas democráticas inauguradas no Norte da Coreia, as atividades organizativas dos partidos políticos democráticos e das organizações sociais da Coreia do Norte desenvolveram-se e fortaleceram-se de maneira extraordinária.

Sob a direção das políticas aplicadas e do programa de 20 pontos, os partidos políticos e as organizações sociais, apoiando o Comitê Popular Provisório da Coreia do Norte, liderado pelo general Kim Il Sung, contribuíram com todas as suas forças para o desenvolvimento democrático, independente e soberano do país.

A tarefa de consolidar a construção democrática e a luta pela reunificação e independência da pátria tornou-se uma tarefa comum de todos os partidos progressistas e das organizações sociais.

Assim, em 22 de julho de 1946, na cidade de Pyongyang, foi formada a Frente Democrática do Norte.

A Frente Democrática do Norte, desde o seu desenvolvimento após a formação da Frente Democrática pela Reunificação da Pátria em 25 de junho de 1949, atuou como uma sólida união dos diversos partidos democráticos e organizações sociais da Coreia do Norte e, juntamente com a Frente Democrática do Sul, como uma das poderosas forças de concentração das forças democráticas de toda a Coreia, auxiliando a construção democrática no Norte, esmagando as manobras dos reacionários sul-coreanos e desempenhando um papel extremamente importante, tanto interna quanto externamente, na construção de um Estado independente e soberano unificado.

A Frente possuía comitês do centro até as províncias, cidades e condados.

Após o estabelecimento da Frente, foram imediatamente realizadas as atividades comemorativas do 15 de agosto, Dia da Libertação. Participaram 215 organizações, mobilizando 280 mil pessoas provenientes de todo o país.

Em fevereiro de 1947, a Frente propôs ao Comitê Popular Provisório da Coreia do Norte a convocação do Congresso dos Comitês Populares das províncias, cidades e condados do Norte. Por meio dessa reunião, foi estabelecido o Comitê Popular da Coreia do Norte, promoveu-se a convocação da Conferência Conjunta Norte-Sul em abril de 1948 e desempenhou-se um papel significativo na formação da Frente Democrática pela Reunificação da Pátria em junho de 1949. Externamente, em 9 de outubro de 1948, desempenhou também o papel de solicitar aos Estados Unidos e à União Soviética que elaborassem medidas de grande envergadura para impedir a divisão que se aprofundava no Sul da Coreia.

Anuário da República Popular Democrática da Coreia de 1950 (página 200)

Nenhum comentário:

Postar um comentário