quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

A origem de várias unidades de comprimento


Conhecimentos gerais internacionais 

As unidades de comprimento de uso mundial são m (metro), ft (pé), in (polegada), yd (jarda), entre outras. Dentre elas, a mais amplamente utilizada é o m.

m (metro)

O m surgiu em 1791, quando cientistas franceses estabeleceram como unidade de comprimento corrente a quadragésima milionésima parte do meridiano terrestre. Com o surgimento do laser, a definição do m foi reformulada nos dias de hoje com base na luz laser.

 ft (pé)

ft significa pé, e 1 ft corresponde ao comprimento do pé de um adulto (homem). Foi estabelecido no século XVI na Alemanha.

Nesse país, como o comprimento do pé varia de pessoa para pessoa, colocaram em fila 16 homens que saíam do local de culto numa manhã de domingo, mediram o comprimento de seus pés esquerdos e calcularam o valor médio. Esse valor tornou-se o padrão legal do ft.

1 ft equivale a 12 in, ou cerca de 30,5 cm.

 in (polegada)

in significa polegar em neerlandês, e seu comprimento corresponde a uma falange do polegar.

Entretanto, como o polegar também varia de pessoa para pessoa, no século XIV o rei inglês Eduardo II promulgou um decreto que estabelecia o comprimento de 1 in não como o do polegar, mas como o comprimento obtido ao alinhar em uma fileira os três maiores grãos de uma espiga de cevada.

1 in equivale a 2,54 cm.

 yd (jarda)

yd foi estabelecida no século XII pelo rei inglês Henrique I.

Ele definiu como yd a maior distância desde a ponta de seu nariz até o polegar estendido com o braço totalmente aberto.

A unidade de comprimento yd, assim estabelecida, continua sendo utilizada até hoje na Inglaterra e em vários outros países.

1 yd equivale a 36 in, ou 0,9144 m.

Nenhum comentário:

Postar um comentário