sábado, 31 de janeiro de 2026

Batalha de Sebastopol

Conhecimentos gerais internacionais

Trata-se da batalha travada em 1941–1942 pela Frota do Mar Negro da União Soviética, pelas tropas costeiras e pelos habitantes da cidade para a defesa da base naval de Sevastopol.

Após o início da guerra soviético-alemã, o 11º Exército da Alemanha fascista avançou para o ataque atravessando os istmos que ligam a península da Crimeia ao continente. As tropas alemãs tentaram romper as defesas de Sevastopol a partir do leste e do norte.

Naquele período, Sevastopol dispunha de forças defensivas compostas por 1 brigada, 3 regimentos e 19 batalhões de infantaria naval. Além disso, na base naval encontrava-se o núcleo principal da Frota do Mar Negro, constituído por 1 encouraçado, 5 cruzadores, 11 contratorpedeiros e 16 submarinos.

O Alto Comando Supremo das forças soviéticas emitiu a ordem: “Sevastopol não deve ser entregue em hipótese alguma. A principal missão da Frota do Mar Negro é defender Sevastopol e o estreito de Querche com todas as forças.”

Os defensores de Sevastopol travaram uma resistência heroica.

Frustrada a intenção ofensiva inicial, as tropas alemãs intensificaram o cerco a Sevastopol e concentraram grandes efetivos. As unidades soviéticas resistiram tenazmente aos ataques de um inimigo numericamente superior. As forças alemãs sofreram perdas de nada menos que 300 mil homens.

A batalha de Sevastopol teve grande importância estratégica na guerra soviético-alemã, pois manteve amarradas por cerca de oito meses grandes forças alemãs na frente sul e bloqueou sua tentativa de avançar em direção ao Cáucaso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário