sexta-feira, 30 de janeiro de 2026

Cinco anos sagrados que abriram uma nova época do desenvolvimento integral (9)

Sob a direção do grande Partido, sobre esta terra que ingressou numa etapa de plena revitalização e desenvolvimento integral do Estado, corre incessantemente uma nova era de transformação local jamais conhecida pela história da humanidade.

Durante o 8º período do Comitê Central do Partido, em todas as partes do país, apoiados pela política de desenvolvimento local da nova era do nosso Partido, brotaram como cogumelos os frutos da revolução local, acolhidos com júbilo e aclamação por todo o povo do país, demonstrando de forma ainda mais nítida o potencial inesgotável e o caráter popular do nosso Estado.

A definição e a execução inabalável da “política de desenvolvimento local 20×10”!

Trata-se de uma grandiosa revolução sem precedentes, que somente o grande Partido do Trabalho da Coreia, o Partido-mãe que tem como maior anseio a realização de todas as aspirações do povo e que faz do serviço abnegado ao povo o seu modo de existência imutável, pôde decidir e levar a cabo com firmeza.

Embora possam existir diferenças entre as localidades quanto ao ambiente geográfico, aos recursos, ao potencial econômico e às condições de vida, o nosso grande Partido, erguendo o princípio absoluto e imutável de que não pode haver, no território da República, nenhuma região atrasada na vida do povo, vem implementando com vigor a política de desenvolvimento local da nova era. A realidade deslumbrante da transformação local por ele desdobrada é um retrato condensado que mostra com maior nitidez a imagem orgulhosa da pátria, que já entrou na etapa de desenvolvimento integral.

Dentro de dez anos, que o centro passe a invejar as localidades!

A firme vontade e a sábia direção do nosso Partido, que se propõe a concluir, em tão curto período e de forma perfeita, uma revolução grandiosa de enorme significado histórico, fizeram surgir de maneira múltipla e sucessiva, em todos os cantos do país, entidades luminosas que enriquecem ainda mais os frutos da luta pioneira da primeira etapa do desenvolvimento integral do socialismo. Ao mesmo tempo, a alegria por uma nova vida e uma nova felicidade transborda por todo o país, e a confiança do povo, que apoia com dedicação absoluta as políticas do nosso Partido para abraçar o quanto antes toda a felicidade e a civilização do mundo, multiplica-se por cem.

Aqui reside o verdadeiro significado e a vitalidade imortal da nova era da transformação local: no fato de que o Partido do povo, que escreve incessantemente a história de dedicação ao povo acrescentando sempre mais esforços pelo aumento do bem-estar popular, e o sistema socialista, que compreende da forma mais exata e realiza da maneira mais completa as exigências e aspirações do povo, são os melhores do mundo, e de que nesta terra não há sonho nem ideal que não possa ser alcançado com a nossa força, a nossa sabedoria e os nossos recursos.

A nova era da transformação local, em que um tempo magnífico antes apenas imaginado se aproxima com rapidez tão surpreendente que até nós mesmos nos admiramos, é, de fato, um dos acontecimentos mais orgulhosos e extraordinários erguidos pelo Partido do Trabalho da Coreia durante o 8º período do Comitê Central, que tem como maior anseio fazer com que todo o povo do país desfrute plenamente de uma vida rica e civilizada.

Uma nova história de transformação local corre incessantemente

O 8º período do Comitê Central do Partido resplandece como uma crônica vibrante em que, na história de quase 80 anos da República, irrompeu uma impetuosa torrente de transformação local, jamais vista antes, demonstrando com força a justeza e a vitalidade da linha e das políticas do nosso Partido, que visam alcançar um desenvolvimento simultâneo, equilibrado e vertiginoso em todo o país.

O estimado camarada Kim Jong Un disse:

"Hoje, a tarefa prioritária que o nosso Partido e o Governo devem valorizar de modo especial e impulsionar com vigor é a execução incondicional e perfeita da política de desenvolvimento local da nova era."

Com a execução inabalável da política de desenvolvimento local da nova era, na qual resplandece de forma viva a nobre vontade do Comitê Central do Partido, que a considera o projeto secular das localidades, o futuro centenário do nosso Estado e a perspectiva do socialismo ao nosso estilo, desenrola-se solenemente sobre esta terra uma nova história de transformação local que desperta a admiração do mundo e da qual nem nós mesmos conseguimos conter a admiração.

Desde os condados Kim Hyong Jik e Kim Jong Suk, na zona fronteiriça do norte, até o condado de Jangpung e o distrito de Kaepung, na zona fronteiriça do sul, contemplando com emoção as fábricas modernas da indústria local, hospitais, centros de serviços integrados e bases de maricultura, materializações da revitalização e da civilização erguidas por todos os recantos do país, os habitantes das respectivas regiões transbordam de grande alegria e comoção por se terem tornado, sob a benevolência do Partido do Trabalho, usufruidores de uma nova vida sem carências.

Essa realidade surpreendente grava ainda mais profundamente no coração de todo o povo do país uma confiança infinita no Partido, infunde um orgulho e uma autoestima ilimitados pela pátria e multiplica por cem a determinação de lutar com vigor pelo desenvolvimento integral do socialismo ao nosso estilo.

Uma decisão crucial sem precedentes desde a fundação do Estado – a política de desenvolvimento local 20×10

As palavras, uma a uma, do significativo discurso comemorativo proferido no dia 29 pelo estimado camarada Secretário-Geral, ao participar da cerimônia de início das obras de construção dos projetos da política de desenvolvimento local no condado de Unnyul, continuam ainda hoje tocando profundamente o coração de todo o povo do país.

No terceiro ano de execução da política de desenvolvimento local, neste ano, no condado de Unnyul e em mais 20 regiões do país, serão erguidas simultaneamente fábricas da indústria local, instalações de saúde e centros de serviços integrados, e com isso quase um terço das cidades e condados de todo o país passará por uma transformação radical.

Quanto mais se grava palavra por palavra o discurso comemorativo do estimado camarada Secretário-Geral, mais se torna impossível conter a emoção do coração que pulsa intensamente diante da nobre intenção do grande pai, decidido a transformar o quanto antes todas as regiões do país num paraíso ideal do socialismo e a permitir que todo o povo desfrute plenamente de uma vida rica e civilizada.

Olhando para trás, quão imensos foram os esforços e a dedicação incansável despendidos pelo estimado camarada Secretário-Geral para trazer uma nova era em que o centro passe a invejar as localidades!

O histórico 8º Congresso do Partido do Trabalho da Coreia apresentou como objetivo geral do fortalecimento das cidades e condados transformar todas as cidades e condados em bases estratégicas de um Estado socialista próspero e civilizado, em regiões desenvolvidas com características próprias.

Hoje, o desenvolvimento das cidades e condados não é um simples trabalho econômico-administrativo, mas uma questão de extrema importância diretamente ligada ao futuro da nossa revolução. É a convicção inabalável do Partido do Trabalho da Coreia que, para que o sistema socialista permaneça firme em qualquer circunstância, é necessário um sólido fundamento de apoio popular baseado na confiança em sua superioridade, e que todo o povo a reconheça ativamente por meio da vida real.

Por isso, o nosso Partido tomou a decisão crucial de eliminar o atraso secular das localidades e de desenvolver a indústria local de forma integral e equilibrada, elaborando medidas especiais e planos de execução extraordinários para a sua implementação.

Recordamos com reverência o momento em que a expressão "política de desenvolvimento local 20×10" ecoou pela primeira vez ao mundo, na sala da 10ª sessão da 14ª legislatura da Assembleia Popular Suprema da República Popular Democrática da Coreia.

O estimado camarada Kim Jong Un declarou o estabelecimento de uma nova política de desenvolvimento local que determina que o Partido assuma diretamente como tarefa política invariável a construção anual de fábricas modernas da indústria local em 20 cidades e condados, executando-a com rigor, para elevar, em dez anos, o nível básico de vida material e cultural de todas as cidades e condados do país, ou seja, de todo o povo.

Apoiados na firme determinação e no ardente anseio do estimado camarada Secretário-Geral, que, com amor mais quente que o fogo pelo povo e um elevado senso de dever, busca a todo custo proporcionar ao povo de todo o país uma vida rica e feliz, a histórica 19ª reunião ampliada do Bureau Político do 8º período do Comitê Central do Partido confirmou e consagrou a política de desenvolvimento local 20×10 como um marco revolucionário do desenvolvimento da indústria local.

A política de desenvolvimento local 20×10 não foi, de modo algum, uma decisão fácil. Somente o fato de que, para romper definitivamente com o atraso do campo, esteja sendo realizada em escala nacional uma construção de moradias rurais sem precedentes, de enorme envergadura, já pode ser considerado um milagre. Ainda assim, formar outra grandiosa frente revolucionária para abrir uma nova fase de desenvolvimento da indústria local em todo o país e levar adiante simultaneamente essas duas revoluções não era algo que pudesse ser decidido com facilidade.

No entanto, o estimado camarada Secretário-Geral, firme na convicção de que todos os que nasceram nesta terra, vivam na capital ou nas localidades, devem desfrutar igualmente de uma vida rica e civilizada sob as políticas socialistas do Estado, apresentou um grandioso programa prático para o desenvolvimento local e tomou a decisão crucial de iniciar sem hesitação uma nova luta para sua implementação.

Inédita na história da nossa República, a política de desenvolvimento local 20×10 é o mais revolucionário e científico plano estratégico de desenvolvimento local, proclamado como política de Estado com base na definição da orientação política, na verificação da viabilidade em todos os aspectos e na acumulação de experiências, fruto da profunda reflexão do estimado camarada Secretário-Geral sobre a melhoria das condições de vida do povo das localidades.

Em abril de 2019, ao visitar o Armazém Taesong antes de sua inauguração, o estimado camarada Secretário-Geral afirmou com veemência que não deveria haver diferença entre o nível de vida dos cidadãos de Pyongyang e o do povo das localidades, observando com pesar que, no nível de vida atual, a diferença entre Pyongyang e as regiões locais era grande e que isso lhe causava grande preocupação.

Sempre preocupado em permitir que o povo das localidades desfrute plenamente de uma vida feliz e civilizada, o estimado camarada Secretário-Geral declarou, na 2ª reunião plenária do 8º período do Comitê Central do Partido, que, com vistas à implementação da linha de fortalecimento das cidades e condados apresentada pelo 8º Congresso do Partido no primeiro ano do plano quinquenal, e também à criação de um novo padrão para as fábricas da indústria local, o Comitê Central decidiu remover audaciosamente as fábricas locais atrasadas dentro de um condado e reconstruí-las de modo a que se tornem um parâmetro da época e da civilização local. Acrescentou que, após muita reflexão, decidiu transformar as fábricas da indústria local do condado de Kimhwa, onde as condições de vida eram mais difíceis e a base econômica mais frágil, em um modelo exemplar.

De fato, as fábricas da indústria local do condado de Kimhwa, erguidas sob a nobre intenção do grande pai, são uma orgulhosa realização construída de forma experimental pelo nosso Partido para abrir uma nova história de transformação local. Com isso, teve início a grandiosa luta para transformar todas as cidades e condados do país em regiões desenvolvidas.

No local da cerimônia de início das obras das fábricas da indústria local do condado de Songchon, onde ecoou solenemente o disparo inaugural da revolução da indústria local, digna de registro na história do desenvolvimento integral do socialismo ao nosso estilo, foi ali que o estimado camarada Secretário-Geral, presente pessoalmente, proferiu um discurso significativo, transbordando de alegria por proclamar o início de uma importante obra revolucionária voltada para o aumento do bem-estar do povo das localidades.

No estrondo vigoroso da explosão que marcou o início das obras, detonada pessoalmente pelo estimado camarada Secretário-Geral ao pressionar o botão de acionamento após o discurso, todo o povo do país voltou a sentir profundamente o mundo de amor infinito que nele se aprofunda com o passar dos anos.

Desde então, quantos dias emocionantes e cheios de entusiasmo fluíram sem cessar.

Assumindo o pesado encargo de uma transformação secular inédita na história, o estimado camarada Secretário-Geral, em certa ocasião, subiu às altas montanhas do norte para oferecer preciosas orientações sobre a garantia da força motriz do desenvolvimento local, e em outra ocasião, abrindo mão até do descanso dominical, seguiu o caminho da orientação no terreno até os canteiros de construção das fábricas da indústria local.

Naqueles dias, foi realmente extraordinária a confiança e o carinho demonstrados pelo estimado camarada Secretário-Geral aos oficiais e soldados do regimento 124 do Exército Popular da Coreia, que se distinguiam com feitos heroicos na linha de frente da revolução da indústria local.

O estimado camarada Secretário-Geral conduziu calorosamente a luta pela implementação da política de desenvolvimento local do Partido de modo que se tornasse um processo de preparação político-ideológica dos soldados do Exército Popular, formando-os como verdadeiros revolucionários, e providenciou o envio completo de modernos equipamentos de construção e ferramentas. Ao visitar os canteiros de obras das fábricas da indústria local, transmitiu aos soldados construtores do regimento 124, que erguiam criações do povo fazendo ondular o estandarte da unidade, a confiança de que deveriam ser infinitamente fiéis ao grande senso de responsabilidade de terem se lançado na orgulhosa luta da revolução do desenvolvimento local.

Assim, seguindo os passos da sagrada dedicação do grande dirigente, em menos de dois anos desde o início da revolução da indústria local, fábricas modernas da indústria local surgiram sucessivamente em 40 cidades e condados de todo o país, exibindo novas transformações, e sobre esta terra passou a correr incessantemente uma nova história de transformação local que impulsiona com firmeza o desenvolvimento integral do nosso Estado.

De fato, os orgulhosos frutos da política de desenvolvimento local 20×10 são um monumento imperecível erguido pelo amor infinito ao povo e pela dedicação abnegada do estimado camarada Secretário-Geral.

O novo campo do desenvolvimento local que se expande incessantemente

A nobre missão, o ideal grandioso e a firme capacidade prática do Partido do Trabalho da Coreia, que orienta todos os assuntos da direção revolucionária exclusivamente para a defesa absoluta dos direitos e interesses do povo e faz da ampliação e do aprofundamento contínuos das políticas em favor do bem-estar popular a sua linha fundamental, vêm apresentando sucessivamente projetos de transformação que o povo mais deseja e acolhe, impulsionando com força o crescimento e a revitalização integral do nosso Estado.

Entre as entidades exemplares nas quais se refletem os anseios do nosso Partido encontram-se também os empreendimentos de maricultura da cidade de Sinpho e do condado de Rakwon, erguidos sob a ambição grandiosa do Partido de desenvolver a economia local e promover melhorias revolucionárias na vida do povo por meio do desenvolvimento ativo e da correta utilização dos recursos naturais e econômicos próprios de cada região.

Há muito tempo, o estimado camarada Secretário-Geral vinha amadurecendo um plano grandioso para melhorar o mais rapidamente possível a vida do povo mediante o aproveitamento eficaz do mar, em conformidade com as características geográficas naturais do nosso país, que possui um longo litoral. Considerando Sinpho uma típica região costeira e com pouca área cultivável em relação ao número de habitantes, ele a designou como unidade-modelo da maricultura e, na 10ª reunião plenária do 8º período do Comitê Central do Partido, fez adotar como decisão a questão de transformar a empresa de maricultura de Sinpho numa nova base-modelo da maricultura.

No dia 15 de julho de 2024, ao visitar a zona de Phungo-dong, em Sinpho, o estimado camarada Secretário-Geral dirigiu, numa tenda onde tremulava a bandeira vermelha do Partido, a reunião consultiva sobre o desenvolvimento da economia local, registrada na história da nossa revolução como a “Conferência de Changsong” dos dias atuais.

Naquele dia, afirmou que, se forem bem-sucedidos o cultivo de vieiras e de algas marinhas nas águas diante de Phungo-dong, Sinpho, apesar de sua terra pobre e fraca capacidade econômica, poderá tornar-se, em três ou quatro anos, a cidade mais próspera entre as cidades e condados da República. Expressou, assim, a decisão de construir exemplarmente a base de maricultura de Sinpho como uma entidade-modelo da maricultura do novo século e oferecê-la como presente ao povo da cidade.

Alguns meses depois, voltando a visitar Sinpho para verificar o andamento das obras, a criação das áreas de cultivo e o estado de preparação para a gestão e operação, o estimado camarada Secretário-Geral tomou todas as medidas necessárias para que esse projeto, promovido como um dos principais alvos de política do ano até a 11ª reunião plenária do 8º período do Comitê Central do Partido, fosse concluído de maneira perfeita.

Assim, a imensa benevolência do dirigente sem igual, que escolheu pessoalmente o local ideal e enviou os indispensáveis meios de produção, equipamentos e instalações para a construção da empresa de maricultura, tornou-se a força motriz que trouxe a notável transformação de Sinpho.

O plano grandioso do nosso Partido, voltado a fazer com que as cidades e condados das zonas costeiras, que representam quase um terço do território nacional, desenvolvam e utilizem eficazmente o seu potencial e recursos geográficos naturais para acelerar o desenvolvimento autônomo da economia local e elevar rapidamente o nível de vida material dos habitantes, também produziu uma transformação extraordinária no condado de Rakwon, que figurava entre os menores do país e possuía uma base econômica frágil.

O estimado camarada Secretário-Geral apresentou o objetivo de que os futuros empreendimentos de maricultura fossem ainda mais avançados do que os de Sinpho, orientou minuciosamente as questões de princípio relativas à construção da empresa de maricultura de Rakwon e visitou por diversas vezes o local, distante da capital, para promover a construção das aldeias pesqueiras ao nosso estilo.

Graças a essa grande dedicação e aos imensos esforços do estimado camarada Secretário-Geral, no ano passado ergueu-se de forma magnífica, no condado de Rakwon, a aldeia pesqueira portuária mais bela do mundo, onde, junto a uma moderna base de maricultura, foram perfeitamente construídas moradias características que refletem as particularidades da zona costeira.

A conclusão das empresas de maricultura de Sinpho e de Rakwon comprova que a política de desenvolvimento local do nosso Partido, após apenas dois anos de percurso, avança com firmeza de uma etapa voltada à satisfação das necessidades básicas de vida do povo, em escala nacional, para uma fase de mudanças mais fundamentais e abrangentes, além de constituir um êxito digno de destaque, de grande significado para dotar amplamente as costas leste e oeste de bases de maricultura adequadas às características regionais e multiplicar a capacidade de desenvolvimento das localidades.

O ideal e o desejo do estimado camarada Secretário-Geral, que, com o sincero sentimento de querer dar dez, cem vezes mais ao povo quando lhe oferece uma coisa, dedica esforços incansáveis, dia e noite, à melhoria do bem-estar dos habitantes das localidades, são verdadeiramente inesgotáveis.

No dia 31 de agosto de 2024, ao convocar uma significativa reunião consultiva sobre o desenvolvimento local, como parte dos trabalhos preparatórios para definir como política do Partido novas e importantes medidas destinadas a antecipar a revitalização integral das localidades, o estimado camarada Secretário-Geral afirmou que a política de desenvolvimento local da nova era do nosso Partido não deve limitar-se apenas à construção de fábricas da indústria leve, mas tornar-se uma política abrangente que inclua saúde, ciência e educação. Somente assim, disse ele, poderá contribuir verdadeiramente para a elevação da vida material e cultural do povo local e aumentar de forma revolucionária a eficiência do desenvolvimento local, apresentando os princípios a serem observados na construção de hospitais avançados de cidades e condados, bases de difusão científico-tecnológica e instalações de gestão de cereais.

E não foi só isso.

No discurso programático proferido por ocasião do 76º aniversário da fundação da República Popular Democrática da Coreia, o estimado camarada Secretário-Geral esclareceu a importância e o significado dos três novos objetos de construção acrescentados à política de desenvolvimento local 20×10 e afirmou que o centro de difusão científico-tecnológica, já previsto como objeto adicional, deveria ser ampliado e construído como um polo abrangente de vida cultural. Ensinou que, além de bases de difusão científico-tecnológica dotadas de modernos meios de tecnologia da informação, as cidades e condados devem dispor de centros de serviços integrados multifuncionais, que incluam salas de cinema, espaços para atividades esportivas e culturais, redes comerciais com condições sanitárias garantidas e outras diversas instalações de conveniência à disposição dos moradores.

Aquele que toma decisões de caráter histórico para proporcionar contribuições reais à vida do povo local, desenvolve uma luta de envergadura sem precedentes e, ainda assim, considera tudo isso como um grão de areia diante de uma montanha, dedicando esforços incansáveis e inesgotáveis, é o nosso estimado camarada Secretário-Geral.

É pela ardente devoção do grande pai, que assume todo o sofrimento para si e deseja oferecer apenas uma vida melhor e um futuro mais luminoso ao povo e às gerações vindouras, que vastas tarefas de transformação local, difíceis de decidir mesmo em tempos normais e em condições favoráveis, foram estabelecidas como importantes objetivos do Partido e do Governo e vêm sendo realizadas sem falta.

Graças à enérgica direção do estimado camarada Secretário-Geral, no ano passado foram alcançados feitos milagrosos, com a construção, no próprio ano, de numerosos projetos de grande porte refletidos no plano de desenvolvimento local.

A justeza e a vitalidade das políticas do Partido comprovam-se por meio de mudanças inovadoras que o povo pode sentir na prática.

Diversos produtos de alta qualidade, fabricados nas modernas fábricas da indústria local, frutos da grandiosa batalha criadora que ficará registrada na história sagrada da luta do nosso Partido, chegam mês a mês aos moradores das respectivas regiões. Com o aumento da produção dessas novas fábricas, amplia-se o potencial de desenvolvimento das unidades correspondentes e obtêm-se progressos notáveis também na formação de recursos financeiros das cidades e condados.

As perspectivas de Sinpho, onde se ergueu uma base-modelo avançada de maricultura, são igualmente muito promissoras. Com a normalização da produção das novas fábricas da indústria local e os resultados sem precedentes no cultivo de vieiras, essa região afirma-se com segurança como uma “cidade próspera”.

Nas cidades e condados onde foram concluídas com sucesso as construções essenciais da etapa experimental, que constituem um processo significativo de desenvolvimento qualitativamente mais amplo e novo na realização da grande obra secular da transformação local, não há fim para a alegria dos moradores, que desfrutam plenamente de uma nova vida e de uma nova civilização, recebendo serviços médicos avançados.

O desenvolvimento vertiginoso do nosso Estado, que, superando adversidades extremas sem precedentes, abre com firmeza a etapa do desenvolvimento integral; todas as glórias alcançadas pelo nosso povo; o novo bem-estar e a nova civilização que passam a fazer parte da vida cotidiana — tudo isso constitui vitórias resplandecentes erguidas pela visão clarividente, pela dedicação infinita ao povo e pela refinada capacidade de direção do estimado camarada Kim Jong Un. São frutos preciosos conquistados à custa de seus esforços incansáveis e incomensuráveis, consagrados à trajetória imortal da revitalização do Estado e da felicidade do povo.

* *

A sábia direção do Partido do Trabalho da Coreia, que transforma progressivamente todas as cidades e condados do país em bases regionais de um Estado socialista civilizado, próspero e desenvolvido, está desdobrando uma era de transformações grandiosas sem precedentes, na qual riquezas de prosperidade e florescimento se erguem sucessivamente por toda a terra da pátria.

Com isso, a confiança do nosso povo nas políticas do Partido eleva-se extraordinariamente, e a convicção de que o nosso Partido e o nosso sistema são os melhores consolida-se de forma cada vez mais sólida como alicerce da consciência popular. Todo o povo do país, convicto de que a vida ideal em que todo o território prospera conjuntamente e todos desfrutam de bem-estar se tornará realidade ainda nesta geração, ergue-se como uma montanha na luta pelo desenvolvimento integral do socialismo.

Este é um dos feitos mais brilhantes acumulados pelo 8º período do Comitê Central do Partido ao conduzir a nossa revolução durante os últimos cinco anos, diante da época e da história.

Com o estimado camarada Kim Jong Un, portador da elevadíssima ideia de que o povo é o céu e que segue incessantemente o caminho da dedicação abnegada ao povo, e com as fileiras de milhões que apoiam sua direção com unidade de vontade e ação, o grandioso amanhã de transformação, no qual florescem os belos sonhos e ideais do povo, será ainda mais antecipado.

So Nam Il

Nenhum comentário:

Postar um comentário