quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

Esforços para o fortalecimento da capacidade de defesa do país e para o desenvolvimento econômico

A Rússia está empenhada em fortalecer sua capacidade de defesa nacional e desenvolver de forma contínua a economia.

Há pouco tempo, o presidente Putin realizou como primeira agenda oficial do ano uma visita de avaliação aos complexos da indústria de defesa e aos setores de foguetes e espacial. Ele afirmou que, no ano passado, o setor manufatureiro apresentou elevados resultados, destacando que a maior parte dessas conquistas foi proporcionada pelas atividades dos complexos da indústria de defesa. Ao instruir que se dê atenção especial ao aumento da produtividade do trabalho no setor da indústria de defesa, mencionou a necessidade de examinar minuciosamente a eficácia das atividades das empresas militares.

As declarações do presidente Putin refletem a determinação do governo russo de ampliar os resultados do setor da indústria de defesa e alcançar um desenvolvimento contínuo.

No ano passado, as empresas dos complexos da indústria de defesa da Rússia obtiveram bons resultados ao cumprir todas as tarefas de encomendas militares.

Ainda hoje, é dedicada especial atenção à produção de equipamentos técnico-militares necessários ao cumprimento das missões da operação militar especial. Atualmente, 3,8 milhões de pessoas trabalham nos complexos da indústria de defesa, tendo sido incorporadas mais 80 mil somente nos últimos três anos.

No ano passado, a Rússia testou cerca de 1.000 protótipos de equipamentos técnico-militares nas regiões da operação militar especial.

O foguete transportador “Angara-A5”, equipado com um satélite militar, foi lançado do cosmódromo de Plesetsk. Anteriormente, essas missões eram realizadas apenas a partir do cosmódromo de Baikonur.

Com base nos resultados alcançados no setor da indústria de defesa no ano passado, a Rússia também dedica grande atenção ao desenvolvimento econômico de outros setores.

Estão sendo priorizados a indústria naval e a agricultura. Foram anunciados planos de apoio a esses setores. Segundo eles, está previsto o pagamento de subsídios de até 20% dos custos de construção às empresas que constroem navios civis. Já foram concedidos subsídios para a construção de nove embarcações em vários estaleiros, incluindo os do Distrito Federal do Extremo Oriente.

O fortalecimento do apoio estatal às pequenas e médias empresas do setor agrícola está sendo promovido como uma das direções prioritárias do governo.

Foi decidido realizar todos os programas de apoio às pequenas e médias empresas de acordo com um plano federal unificado, e somente neste ano serão concedidos 14,5 bilhões de rublos em subsídios. Esses recursos serão destinados à construção de padarias em áreas rurais, à modernização de equipamentos, bem como ao fornecimento de eletricidade e aquecimento.

A Rússia também dedica atenção ao desenvolvimento de tecnologias não tripuladas.

Recentemente, em uma reunião que contou com a participação do vice-primeiro-ministro, dos ministros dos Recursos Naturais e Ecologia, da Agricultura e dos Transportes, do prefeito de Moscou e do diretor-geral da empresa estatal espacial Roscosmos, o presidente Putin afirmou que as tecnologias não tripuladas determinam a competitividade nos setores civil e de defesa. Ele destacou a necessidade de estabelecer novos processos tecnológicos e produtivos baseados no uso de sistemas não tripulados em diversos setores, bem como de apoiar as empresas na escolha de soluções avançadas. O presidente Putin também mencionou a remoção de medidas administrativas que dificultam a introdução dessas tecnologias.

A Rússia pretende desenvolver os sistemas não tripulados e introduzi-los ativamente, no futuro, em todos os campos da vida socioeconômica, como o transporte de passageiros e o transporte de cargas.

O governo está investindo grandes recursos na construção e na manutenção de moradias, estradas, hospitais e escolas em todas as regiões do país, incluindo os distritos federais e as repúblicas autônomas, a fim de garantir um desenvolvimento econômico estável. Como resultado, a produtividade está aumentando e os níveis salariais estão se elevando nas respectivas regiões.

Os esforços do governo russo para fortalecer a capacidade de defesa do país e impulsionar o desenvolvimento econômico continuam.

Ri Hak Nam

Nenhum comentário:

Postar um comentário