Em 15 de agosto, o povo coreano libertou-se do domínio colonial japonês apoiando-se em um forte sentimento de orgulho nacional. Após livrar-se do colonialismo japonês, o povo coreano passou imediatamente a desejar a reconstrução da pátria.
O povo coreano passou a assumir a autoridade administrativa local, garantindo por conta própria a produção, a ordem pública geral e o funcionamento dos órgãos públicos e dos transportes, organizando os comitês populares como seus próprios órgãos de soberania. Em toda a Coreia do Norte, até o final de novembro de 1945, os comitês populares já haviam sido organizados em todas as províncias, cidades e condados.
Tomando como exemplo a província de Hamgyong Sul, em 1º de setembro de 1945 foi estabelecido o Comitê Popular Provincial, e antes de 31 de agosto de 1945 já haviam sido organizados os comitês populares de 16 cidades e 129 distritos, incluindo Hamhung e Wonsan.
Os comitês populares locais foram estabelecidos com base na atividade criadora do povo coreano libertado, sem qualquer relação com forças de ocupação estrangeiras, sendo a única forma de poder popular organizada espontaneamente pela vontade do próprio povo coreano, antes mesmo da entrada das tropas soviéticas ou das tropas estadunidenses.
Cada comitê popular local, defendendo os interesses das massas populares, promoveu sua própria atividade voltada para a realização das primeiras tarefas democráticas.
Na região da Coreia do Norte, graças à imensa ajuda do Exército Soviético, que criou todas as condições para o desenvolvimento democrático e independente da Coreia, foram eliminados os colaboracionistas japoneses e as forças reacionárias, consolidando firmemente a base do poder popular. Ao mesmo tempo, iniciou-se a recuperação das indústrias destruídas pelo imperialismo japonês, a restauração dos transportes e das comunicações, bem como a reconstrução das instituições educacionais e culturais, dedicando-se todos os esforços para assegurar uma vida democrática ao povo.
Para resolver, de forma coordenada, os diversos problemas colocados diante dos comitês populares locais, realizou-se em Pyongyang, em 8 de outubro de 1945, uma reunião conjunta dos comitês populares de cinco províncias, com a participação de 31 representantes de Pyongan Sul, 15 de Pyongan Norte, 11 de Hwanghae, 11 de Kangwon e 7 de Hamgyong Norte. Nessa reunião foram discutidas e decididas questões como: (1) a produção agrícola e o problema do abastecimento alimentar; (2) a conversão das fábricas militares em fábricas de bens de consumo; (3) questões financeiras e fiscais; (4) medidas para a reorganização e unificação das instituições locais, a fim de garantir uma coordenação orgânica e unificada dos órgãos de soberania locais.
À reunião compareceram também o comandante das forças soviéticas estacionadas, general Chistyakov, e outros.
Em 19 de novembro do mesmo ano, foi estabelecida a unificação administrativa das cinco províncias.
Para orientar e administrar essa estrutura, foi organizada na Coreia do Norte uma administração composta por 10 departamentos: Departamento da Indústria, Departamento dos Transportes, Departamento da Agricultura e Florestas, Departamento do Comércio, Departamento das Comunicações, Departamento das Finanças, Departamento da Educação, Departamento da Saúde, Departamento da Justiça e Departamento da Segurança Pública.
Anuário da República Popular Democrática da Coreia de 1950 (páginas 195 e 196)

Nenhum comentário:
Postar um comentário