Durante uma discussão com o chefe da Casa de Segurança, Cha Ji Chol, o ex-diretor da Agência Central de Inteligência, Kim Jae Gyu, disparou os tiros fatais.
Kim, ex-diretor, foi preso; o chefe da Casa de Segurança e mais cinco pessoas também morreram, às 19h50 do dia 26 no restaurante da Agência de Inteligência em Kungjong-dong
O presidente Pak Jong Hui faleceu às 19h50 do dia 26, após ser atingido por disparos efetuados por Kim Jae Gyu, ex-diretor da Agência Central de Inteligência. Tinha 62 anos de idade. Em decorrência da vacância do cargo presidencial, de acordo com o artigo 48 da Constituição, o primeiro-ministro Choe Kyu Ha assumiu o cargo de presidente interino. O presidente interino Choe proclamou, a partir das 4h da madrugada do dia 27, a lei marcial de emergência em todo o país (exceto a ilha de Jeju) e nomeou o chefe do Estado-Maior do Exército, general Jong Sung Hwa, como comandante da lei marcial. O governo decidiu realizar o funeral do presidente Pak como funeral de Estado, em rito de nove dias, a ser realizado solenemente em 3 de novembro. O porta-voz do governo, o ministro da Cultura e Informação Kim Song Jin, anunciou oficialmente o falecimento do presidente Pak às 7h20 da manhã do dia 27.
O presidente Pak, após participar na tarde do dia 26 da cerimônia de inauguração do dique de Sapgyo, retornou a Seul de helicóptero e, por volta das 18h, participou de um jantar oferecido pelo diretor da Agência Central de Inteligência, Kim Jae Gyu, no restaurante do anexo da Agência Central de Inteligência localizado em Kungjong-dong, ao lado do Chilgung da Casa Azul.
Segundo informações, apenas quatro pessoas participaram do jantar: o presidente Pak, o chefe da Secretaria Presidencial Kim Gye Won, o chefe da Casa de Segurança Cha Ji Chol e o diretor da Agência Central de Inteligência Kim Jae Gyu. Durante o jantar, ocorreu uma discussão entre o chefe da Casa de Segurança Cha Ji Chol e o diretor Kim Jae Gyu, e, nesse intervalo, o diretor Kim teria saído do restaurante duas ou três vezes.
Casa de Segurança – vice-diretor morto em serviço
No atentado ocorrido no restaurante da Agência Central de Inteligência naquele dia, além do presidente Pak e do chefe da Casa de Segurança Cha Ji Chol, morreram também o chefe da Casa de Segurança Jong In Hyong, o vice-diretor da Casa de Segurança An Jae Song, o agente de segurança Kim Yong Sop e o motorista do carro presidencial nº 2, Kim Yong Tae. O chefe de equipe de segurança Pak Sang Bom sofreu um ferimento transfixante na perna.

Nenhum comentário:
Postar um comentário