China
(República Popular da China)
Área 9,6 milhões km²
População 1 bilhão e 370 milhões (2015)
Capital Pequim 21,71 milhões de habitantes (2015)
Abrange uma vasta parte continental que se estende do centro ao leste da Ásia, além da ilha de Taiwan, da ilha de Hainan e de cerca de 3.400 ilhas. Montanhas e planaltos ocupam 66% do território, enquanto as planícies representam cerca de 34%. Até o final de 2014, aproximadamente 27% do território nacional havia se desertificado.
O Planalto Qinghai-Tibete, no sudoeste, tem altitude média de 4.500 m e área de cerca de 2,3 milhões km², sendo o planalto mais alto e maior do mundo. Os principais desertos são o deserto de Taklamakan, no noroeste, e o deserto de Gobi, no norte. Devido à complexidade do relevo, o clima é diversificado, abrangendo zonas tropicais, subtropicais e temperadas.
A temperatura média de janeiro é de 13,1°C em Guangzhou e -13°C em Shenyang; a média de julho é, respectivamente, 28,3°C e 24,6°C. A precipitação anual é de 1.600 mm no sudeste e 250 mm no norte. O Congresso Nacional do Povo tem mandato de 5 anos, com 2.924 representantes; o presidente do Comitê Permanente é Zhang Dejiang (desde março de 2013).
Presidente, mandato de 5 anos, Xi Jinping (desde março de 2013).
Conselho de Estado constituído em março de 2013, primeiro-ministro Li Keqiang.
Partido político: Partido Comunista da China.
Por volta de 2000 a.C. formou-se um Estado escravista.
Por volta do século III a.C. passou-se para a sociedade feudal, e diversos Estados feudais como as dinastias Sui, Tang, Yuan, Ming e Qing existiram por cerca de 2.000 anos.
Em outubro de 1911, com a Revolução Xinhai, o regime feudal da dinastia Qing foi derrubado e, em janeiro de 1912, foi estabelecido em Nanjing o governo provisório da República da China.
Sob a liderança do Partido Comunista, o povo chinês venceu três guerras revolucionárias internas contra os imperialistas e as forças reacionárias internas aliadas a eles.
Em 1º de outubro de 1949 foi fundada a República Popular da China.
De maio de 1966 a outubro de 1976 foi realizada a “Grande Revolução Cultural Proletária”.
Em outubro de 1992, no 14º Congresso do Partido, foi apresentada a diretriz de construir um socialismo com características chinesas com base na reforma e abertura e nos quatro princípios fundamentais.
Em julho de 1997, Hong Kong e, em dezembro de 1999, Macau, retornaram à China, e segue-se a luta para realizar a unificação nacional sob o princípio de “um país, dois sistemas”.
Em novembro de 2012, na 1ª reunião plenária do 18º período do Comitê Central do Partido, Xi Jinping foi eleito secretário-geral do Comitê Central do Partido e presidente da Comissão Militar Central; em março de 2013, na 1ª sessão da 12ª Assembleia Popular Nacional, foi eleito presidente do Estado e presidente da Comissão Militar Central.
Na 1ª sessão da 12ª Assembleia Popular Nacional, Zhang Dejiang foi eleito presidente do Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional, e Li Keqiang foi nomeado primeiro-ministro do Conselho de Estado. No 18º Congresso do Partido Comunista da China, tomando como orientação a Teoria de Deng Xiaoping, o importante pensamento das “Três Representações” e o conceito de desenvolvimento científico, foi apresentado o objetivo de avançar firmemente pelo caminho do socialismo com características chinesas e construir de forma abrangente uma sociedade socialista moderadamente próspera.
A cooperação bilateral com a Rússia está sendo reforçada em diversos campos como política, economia e assuntos militares, e a cooperação com países da América Latina e da África está em andamento em várias áreas.
Continuam os confrontos e contradições com os Estados Unidos em torno de questões como a penetração militar estadunidense na região da Ásia-Pacífico, problemas cibernéticos e as questões de Taiwan e do Tibete.
As tensões com o Japão estão se intensificando em torno da questão do Massacre de Nanjing, da disputa pelas ilhas Diaoyu, da distorção da história de agressão e das tentativas de ressurgimento do militarismo.
Carvão, petróleo e diversos minérios são abundantes.
As principais indústrias são metalurgia, máquinas, automóveis, petróleo, carvão, energia elétrica e indústria química.
As principais culturas agrícolas são arroz, trigo, milho, soja, algodão, oleaginosas, cana-de-açúcar, tabaco e chá.
Os principais produtos de exportação são têxteis, roupas prontas, carvão, produtos eletrônicos e mecânicos, produtos agropecuários e armas.
Os principais produtos de importação são produtos eletrônicos e mecânicos, petróleo bruto, produtos siderúrgicos, minérios e concentrados, não metálicos e produtos químicos.
A maioria da população é da etnia han, com outras 55 minorias étnicas.
É praticada a educação obrigatória de 9 anos.
A língua oficial é o chinês padrão, e praticam-se o budismo, o cristianismo, o islamismo e o lamaísmo.
Jornais: Diário do Povo, Guangming Ribao, Jornal do Exército de Libertação Popular
Agência de notícias: Xinhua
Radiodifusão: Rádio Popular Central, Televisão Central
Em 6 de outubro de Juche 38 (1949), estabeleceu relações diplomáticas em nível de embaixada com o nosso país.

Nenhum comentário:
Postar um comentário