quinta-feira, 15 de janeiro de 2026

Singapura no Anuário da RPDC (2017)

Singapura

(República de Singapura)

Área 618 km²

População 5,54 milhões de habitantes (junho de 2015)

Capital Singapura

Situa-se no sudeste do continente asiático, na extremidade sul da Península Malaia, sendo composta pela ilha de Singapura e ilhas adjacentes.

Clima equatorial marítimo, estação das monções de novembro a janeiro, temperatura média anual de 27 °C, precipitação média anual de 2.500 mm.

Parlamento unicameral, mandato de 5 anos, 89 assentos, eleição de setembro de 2015.

Presidente, mandato de 6 anos, Tony Tan Keng Yam (setembro de 2011–).

Governo constituído em outubro de 2015, primeiro-ministro Lee Hsien Loong.

Partidos políticos: Partido de Ação Popular de Singapura, Partido dos Trabalhadores, Partido Democrático de Singapura, Partido Popular de Singapura.

Originalmente fazia parte da Malásia.

Em 1819 tornou-se colônia britânica, e de fevereiro de 1942 a agosto de 1945 esteve sob ocupação do imperialismo japonês. Em abril de 1946 tornou-se colônia da Coroa Britânica.

Em setembro de 1963 foi incorporada à Federação da Malásia, e em 9 de agosto de 1965 tornou-se independente.

Após a independência, o Partido de Ação Popular de Singapura permanece continuamente no poder.

Na eleição presidencial realizada em agosto de 2011, o ex-vice-primeiro-ministro Tony Tan Keng Yam venceu e tomou posse em setembro.

Na eleição geral para o parlamento realizada em setembro de 2015, o governista Partido de Ação Popular de Singapura obteve uma vitória esmagadora, formando em outubro um governo novamente chefiado por Lee Hsien Loong.

O país vem aumentando os investimentos no setor da defesa e ampliando os planos de aquisição de armamentos, empenhando-se no fortalecimento da capacidade defensiva.

Está reforçando a luta contra os crimes relacionados a drogas.

No plano externo, adota uma política de não alinhamento em blocos e estreita relações com os países membros da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), com a China e com a Índia.

Há uma base militar dos EUA.

Não possui recursos naturais significativos.

A base da economia é o comércio de entreposto, do qual provêm mais de 80% da renda nacional. Esse comércio consiste principalmente em processar de forma elementar ou reexportar, como matérias-primas, diversos produtos especiais e industriais, como borracha, estanho e especiarias provenientes de vários países da Ásia, especialmente do Sudeste Asiático, para todas as partes do mundo.

O porto de Singapura é o segundo maior porto de transbordo do mundo. Anualmente, cerca de 80.000 navios atracam, e aproximadamente 100.000 unidades de carga são movimentadas por dia.

O crescimento econômico é apresentado como a prioridade principal, mantendo-se uma estratégia centrada nas empresas.

A principal indústria é a de transformação, destacando-se o refino de petróleo, a construção e reparo naval, a produção eletrônica e eletrotécnica, a fabricação de máquinas e a indústria química.

Dedica grandes esforços ao processamento de petróleo e gás e ao desenvolvimento do transporte aéreo. A estrutura industrial está sendo transformada de intensiva em mão de obra para intensiva em tecnologia, com grande ênfase no desenvolvimento da tecnologia da informação. Dá-se importância à proteção ambiental e à economia de energia, tendo sido estabelecida a meta de transformar 80% dos edifícios do país em edifícios verdes até 2030.

A indústria biotecnológica é apresentada como um dos quatro pilares principais da produção industrial, e o país empenha-se no desenvolvimento espacial.

Juntamente com Bahrein e Hong Kong, é um dos três principais centros financeiros da Ásia.

É um importante centro de comércio e turismo da região da Ásia-Pacífico, recebendo mais de 8 milhões de turistas por ano.

A participação da agricultura no produto interno bruto é de apenas cerca de 0,5%.

Os principais produtos de exportação são derivados de petróleo, diamantes, produtos eletrônicos e máquinas; os principais produtos de importação são petróleo bruto, arroz, equipamentos mecânicos, cimento, têxteis e diversas matérias-primas industriais. É um grande importador mundial de armas.

Em 2016, a taxa de crescimento econômico foi de 2%.

A população é composta por chineses (75%), malaios (14%), indianos (9%) e outros, incluindo indonésios, paquistaneses, cingaleses e europeus.

É o segundo país do mundo com maior densidade populacional média, e toda a população é urbana.

O ensino primário de seis anos é obrigatório.

Dedica grandes esforços ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia e à formação de mais talentos.

A língua nacional é o malaio, e as línguas oficiais são o chinês, o inglês e o tâmil.

Os chineses professam o budismo, os malaios o islã, e os indianos o hinduísmo.

Jornais: The Straits Times, Business Times.

Radiodifusão: Rádio de Singapura, Televisão de Singapura, “Canal de Notícias Asiáticas”.

Em 8 de novembro de Juche 64 (1975), estabeleceu relações diplomáticas em nível de embaixadores com o nosso país.

Anuário da República Popular Democrática da Coreia de 2017 (páginas 767 e 768) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário