quarta-feira, 16 de agosto de 2023

Uma nobre vida que brilhará junto com o avanço vitorioso da revolução cubana


Com paisagens deslumbrantes e recursos abundantes, especialmente na produção de cana-de-açúcar, Cuba era conhecida no mundo como o "país mais doce do mundo". No entanto, até a década de 1950, a vida dos cubanos era marcada por amargas dificuldades e sofrimento contínuo

Os colonialistas e imperialistas, que há muito estenderam suas garras de agressão neste país, oprimiram impiedosamente e exploraram brutalmente o povo cubano, impondo infelicidade e dor intermináveis.

A história de sofrimento do povo cubano, que durou centenas de anos, finalmente chegou ao fim com a vitória da Revolução Cubana em 1959. Foi precisamente o camarada Fidel Castro Ruz, um proeminente ativista político, que provocou uma mudança transcendental em Cuba ao levar uma forte tempestade revolucionária ao hemisfério ocidental da Terra. 

O camarada Fidel Castro Ruz foi um destacado líder do povo cubano que abriu o caminho da revolução cubana e a conduziu à vitória.

Nascido na província de Oriente, Cuba, em 13 de agosto de 1926, desde cedo travou uma luta ousada para acabar com a política colonial dos imperialistas estadunidenses e com o regime ditatorial de Batista.

Em julho de 1953, o camarada Fidel Castro Ruz acendeu o farol da luta armada ao realizar o assalto ao quartel Moncada, um importante ponto estratégico militar do regime ditatorial de Batista em Santiago de Cuba, junto com 165 estudantes com ideologia anti-ditatorial.

Depois do fracasso do primeiro levante armado, ele foi detido e encarcerado junto com 100 combatentes armados. Não desanimando com o fracasso, ele disse no tribunal "A história me absolverá" e lutou bravamente.

Após sua libertação, organizou o "Movimento 26 de julho" e preparou a luta de guerrilha enquanto estava em exílio no México junto com seus companheiros. Em dezembro de 1956, desembarcaram em Oriente, Cuba, no navio Granma com 82 combatentes armados vindos do México, e a partir daí travaram uma luta armada com base em Sierra Maestra.

Em janeiro de 1959, o camarada Fidel Castro Ruz, junto com os revolucionários cubanos, finalmente derrubou o regime ditatorial de Batista e logrou a vitória da revolução cubana.

Abraçando a vitória da revolução cubana, o camarada Fidel Castro Ruz estabeleceu um sistema socialista onde o povo se tornou o verdadeiro dono, o primeiro no hemisfério ocidental, e dedicou toda sua vida pelo cumprimento da causa da independência anti-imperialista, pela felicidade do povo e pelo desenvolvimento independente do país.

O camarada Fidel Castro Ruz conduziu sabiamente o povo cubano a levantar invariavelmente a bandeira do socialismo e a alcançar incessantemente o progresso social diante das sanções e pressões das forças hostis por décadas desde que o sistema socialista foi estabelecido em Cuba. Sob sua liderança, o governo e o povo cubano defenderam firmemente a soberania e a dignidade do país e as conquistas da revolução, promoveram vigorosamente a construção socialista e mudaram fundamentalmente a face do país.

O fato de que o povo cubano avança firmemente pelo caminho do socialismo, apesar das extremas provas e dificuldades de hoje, é uma manifestação de sua vontade de manter e continuar até o fim o legado de toda a vida do camarada Fidel Castro Ruz.

Apesar de liderar a construção do socialismo em uma região geograficamente distante da nossa no hemisfério ocidental do planeta, o camarada Fidel Castro Ruz foi o camarada de armas mais próximo de nosso povo, que lutou na mesma trincheira da luta anti-imperialista.

O grande Líder camarada Kim Il Sung e o grande Dirigente camarada Kim Jong Il, que sempre apoiaram, respaldaram e se interessaram profundamente pela luta da humanidade progressista pela independência, formaram relações de camaradagem revolucionária com o camarada Fidel Castro Ruz desde muito tempo e apoiaram e respaldaram material e espiritualmente a luta do povo cubano para defender o socialismo.

Foram o grande Líder camarada Kim Il Sung e o grande Dirigente camarada Kim Jong Il que apoiaram e respaldaram o povo cubano e o camarada Fidel Castro Ruz, mantendo sempre a obrigação moral revolucionária invariável, mesmo quando o povo cubano enfrentava provas mais difíceis ou quando a construção socialista avançava em meio ao turbilhão da história.

Quando o camarada Fidel Castro Ruz visitou nosso país em Juche 75 (1986), o grande Líder camarada Kim Il Sung explicou todos os assuntos que ele queria saber por um longo período. Cativado completamente pelo grande Líder camarada Kim Il Sung, que ofereceu respostas claras para os problemas apresentados, iniciando por questões de interesse mútuo das forças revolucionárias mundiais e problemas internacionais intrinsecamente relacionadas, até questões de história e economia, com um discurso eloquente e conversa de longa duração, elogiou o grande Líder como líder da revolução mundial e seu professor.

Desta forma, as relações amistosas entre os grandes líderes e o camarada Fidel Castro Ruz se tornaram a pedra angular do desenvolvimento da amizade entre RPDC e Cuba, e embora RPDC e Cuba estejam distantes entre continentes e oceanos, possuem uma visão comum sobre importantes questões internacionais.

As relações de cooperação, unidade e amizade entre os dois países, forjadas na luta conjunta pela realização da causa do socialismo, são desenvolvidas e sublimadas hoje em dia como relações estratégicas sob o profundo interesse do estimado camarada Kim Jong Un e do camarada Miguel Mario Díaz-Canel Bermúdez, Presidente da República de Cuba.

Atualmente, sob a direção do Partido Comunista de Cuba, o povo cubano luta corajosamente para realizar o objetivo de construir um próspero país socialista apresentado pelo 8º Congresso do Partido, frustrando incessantes sanções, bloqueio e manobras das forças hostis. Nosso povo fica contente com o fato de que o povo cubano está alcançando o desenvolvimento independente do país pelo caminho da revolução, o caminho socialista que o próprio povo escolheu, sem recuar um centímetro sequer.

A crença do povo cubano na revolução e no socialismo permanece inalterada.

O povo cubano, no futuro também, assim como foi no passado, lutará com mais audácia pela vitória da revolução socialista e fará brilhar eternamente a nobre vida do camarada Fidel Castro Ruz junto com o avanço vitorioso da revolução cubana.

Minju Joson

Nenhum comentário:

Postar um comentário