terça-feira, 29 de agosto de 2023

A história e tradição de amizade que serão herdadas invariavelmente


Hoje os povos coreano e cubano celebram significativamente o 63º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países.

Depois do estabelecimento das relações diplomáticas entre a República Popular Democrática da Coreia e a República de Cuba em 29 de agosto de 1960, os dois países, consolidando firmemente os laços camaradescos baseados nos princípios revolucionários sob a sábia direção dos líderes antecessores, se apoiaram mutuamente e colaboraram estreitamente no caminho da sagrada luta conjunta pela realização da independência e a construção do socialismo frente às maquinações dominacionistas dos imperialistas.

O grande Líder camarada Kim Il Sung enviou total apoio e firme solidariedade e assistência material e espiritual à luta do povo cubano que fez ressoar majestoso tiro de canhão da revolução socialista diante do nariz do imperialismo estadunidense e construía uma nova sociedade, na qual o povo se tornaria dono.

O grande Dirigente camarada Kim Jong Il sempre prestou profunda atenção ao desenvolvimento das relações com Cuba que defende as conquistas da revolução no hemisfério ocidental do planeta frustrando as provocações e maquinações de agressão das forças hostis e enviou apoio e respaldo ilimitados ao partido e governo cubanos dizendo que ajudar o povo cubano é um dever e obrigação como irmão de classe.

O líder histórico da revolução cubana, Fidel Castro Ruz, visitou em março de 1986 a República Popular Democrática da Coreia e se encontrou com o grande Líder camarada Kim Il Sung e com o grande Dirigente camarada Kim Jong Il e foi condecorado com o título de Herói da República Popular Democrática da Coreia por méritos de contribuição ao desenvolvimento das relações bilaterais e à luta anti-imperialista.

As relações de amizade e cooperação entre RPDC e Cuba, que foram estabelecidas pelos líderes antecessores e desenvolvidas excelentemente como uma riqueza comum durante um longo período de mais de meio século, entraram em nova etapa de desenvolvimento sob a atenção especial do estimado camarada Kim Jong Un, Presidente de Assuntos Estatais da República Popular Democrática da Coreia, e do camarada Miguel Díaz-Canel, Presidente da República de Cuba.

Os histórico encontro entre os máximos dirigentes dos dois países realizado em novembro de 2018 em Pyongyang serviu de ponto de viragem histórico que implica um grande significado no desenvolvimento das fraternas e tradicionais relações de amizade entre RPDC e Cuba em que estão gravadas as façanhas imortais dos líderes antecessores como relações camaradescas e estratégicas e a firme consolidação da unidade combativa entre os dois partidos e povos de ambos países.

RPDC e Cuba, que entraram no novo período de viragem histórica do desenvolvimento da revolução, herdam a orgulhosa história e tradição de amizade e ampliam ainda mais a cooperação bilateral nos setores gerais como política, economia, cultura, saúde pública, ciência e tecnologia, intercâmbio de opiniões estratégicas e apoio mútuo e cooperação nos cenários internacionais como a ONU.

Realmente, a amizade e unidade RPDC-Cuba foram desenvolvidas sem nenhuma mudança mesmo em meio aos severos ventos e marés do tempo e estão demostrando claramente ante o mundo sua solidez e invencibilidade.

Hoje, o povo cubano, sob a direção do camarada Miguel Díaz-Canel, está lutando energicamente para salvaguardar a causa socialista e avançá-la vitoriosamente frustrando audazmente os severos desafios internos e externos, e o povo coreano envia apoio e respaldo sinceros à justa causa do povo cubano que consolida firmemente a base socialista.

Na trajetória da luta pela independência anti-imperialista e pelo socialismo, as relações de amizade e cooperação e a unidade combativa entre RPDC e Cuba serão eternas.

Song Se Il, Diretor de África, Região Árabe e América Latina do Ministério das Relações Exteriores da República Popular Democrática da Coreia

Nenhum comentário:

Postar um comentário