segunda-feira, 14 de agosto de 2023

Feito imortal que criou um exemplo na história mundial das lutas de libertação nacional dos países coloniais


Ao conduzir à vitória a batalha final com o imperialismo japonês sob a bandeira da independência, o grande Líder camarada Kim Il Sung pavimentou o novo caminho da guerra de libertação nacional das colônias e criou um exemplo mundial de como lograr a independência com as próprias forças.

Embora fosse uma luta árdua e complicada a guerra antijaponesa, ele apresentou como princípio-chave lograr a independência do país não com ajuda alheia mas com as próprias forças.

Até aquele tempo, o movimento de libertação nacional de colônias era desenvolvido em vários países em forma de petição, manifestação, insurreição, rebelião e outras.

Ademais, era um fato reconhecido que a libertação nacional dos povos coloniais pode ser alcançada somente com a ajuda da classe trabalhadora do país colonizador.

Porém, todas essas formas de luta não puderam dar um golpe decisivo nos imperialistas armados até os dentes e ninguém deu de presente a independência aos povos coloniais.

A história das lutas desse tipo em vários países, que acabaram fracassando tragicamente, ensinou a lição de que não se pode expulsar os agressores imperialistas nem lograr a libertação nacional com a luta pacífica, ou seja, sem o uso da violência, e dependendo de outros.

Na Conferência de Kalun, realizada em Juche 19 (1930), o grande Líder declarou que o autor da revolução coreana é o povo coreano e o mais importante é ter a firme posição e atitude de cumpri-la apoiando-se nas próprias forças do povo coreano, de acordo com a situação do país.

Na Conferência de Mingyuegou, efetuada em dezembro de 1931, insistiu na necessidade de mobilizar na luta armada todas as forças patrióticas antijaponesas, sem distinção de posse, classe social, filiação partidista e religião.

Desde então, foi declarada oficialmente a guerra revolucionária antijaponesa sob o lema de "Com as armas às armas e com a violência revolucionária à contrarrevolucionária!".

Em todo o período da guerra, o grande Líder camarada Kim Il Sung manteve a linha da revolução de caráter independente e o projeto de operação de libertação da pátria.

Assim foi cumprida a histórica causa de libertação pondo ponto final ao colonialismo japonês que durou várias décadas.

A guerra revolucionárias antijaponesa do povo coreano foi registrada na história como a primeira de libertação da pátria em que as próprias massas populares oprimidas de uma colônia venceram por conta própria os agressores imperialistas mediante a luta armada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário