Passaram 62 anos desde que o Movimento dos Países Não Alinhados deu o primeiro avanço com a Primeira Cúpula dos Países Não Alinhados realizada em Belgrado, capital da Iugoslávia, em setembro de 1961.
Os orgulhosos êxitos do Movimento dos Países Não Alinhados, que contribuíram para a liberdade, emancipação e realização da causa da independência da humanidade está unida com a distinta capacidade de previsão e a veterana e magistral direção do grande Líder camarada Kim Il Sung.
O grande Líder camarada Kim Il Sung transformou firmemente o rumo do Movimento dos Países Não Alinhados para o anti-imperialista e independente dirigindo sabiamente a preservar invariavelmente seu caráter e empreendeu enérgicas atividades para sua realização.
O fato de que em 1 de setembro de 1992, o grande Líder camarada Kim Il Sung deu uma resposta sábia à pergunta do editor-chefe do editorial de jornais da indonésia “Media Indonesia” se tornou uma anedota.
A princípios da década de 1990, o imperialismo estadunidense, que aproveitava o fim da Guerra Fria para destruir e suprimir a ideia e caráter fundamentais do Movimento dos Países Não Alinhados, que tinha sua história de luta pela independência anti-imperialista, pela paz e pelo progresso.
Ademais, algumas pessoas que pensavam que o movimento havia perdido a validez de existência, insistiam em opiniões errôneas de que o rumo das atividades deste movimento deveria ser modificado do assunto político ao econômico.
Justo neste momento, o editor-chefe do editorial de jornais da Indonésia “Media Indonesia” solicitou ao grande Líder camarada Kim Il Sung a resposta sobre os assuntos relacionados com o rumo do desenvolvimento do Movimento dos Países Não Alinhados.
Respondendo às perguntas do editor-chefe do editorial de jornais, o grande Líder camarada Kim Il Sung apontou que o fim da Guerra Fria não significava a perda da posição e papel deste movimento e, embora a estrutura da Guerra Fria tivesse sido destruída, permaneciam as velhas forças imperialistas como tal perseguindo a política da força como sempre, sem renunciar à ambição de dominação do mundo e pretendendo converter o mundo em um mundo unipolar.
Disse que, portanto, nesta situação em que o imperialismo ainda existe e que não foram realizadas a independência antimperialista e a paz contra a guerra, ideais fundamentais do Movimento dos Países Não Alinhados, o movimento deveria continuar se estendendo e deveria se fortalecer e desenvolver ainda mais.
E aclarou que para o fortalecimento e desenvolvimento do Movimento dos Países Não Alinhados, os países membros do movimento deviam lograr a unidade do movimento e tomar ação conjunta no cenário internacional como a ONU com a estratégia comum de oposição ao imperialismo, dominacionismo, colonialismo e racismo e realizar a cooperação mútua estreitamente.
A ideia e teoria aclaradas novamente pelo grande Líder camarada Kim Il Sung serviram de guia que possibilitou preservar invariavelmente os ideais, princípios e caráter fundamentais do movimento e se converteram no espírito da 10ª Cúpula realizada pouco depois na Indonésia.
Realmente, as façanhas do grande Líder camarada Kim Il Sung feitas para o fortalecimento e desenvolvimento do Movimento dos Países Não Alinhados serão eternas e imortais junto com os nobres ideais anti-imperialistas e independentes deste movimento.
Ministério das Relações Exteriores da República Popular Democrática da Coreia
Nenhum comentário:
Postar um comentário