sexta-feira, 18 de agosto de 2023

"Estamos dispostos a tomar qualquer ação física para proteger a soberania da República", diz porta-voz do Estado-Maior-General do Exército Popular da Coreia


Em 17 de agosto, ocorreu o incidente de outra espionagem aérea por parte de um avião de reconhecimento estratégico dos EUA que entrou no espaço aéreo sobre as águas econômicas jurisdicionais da RPDC no Mar Leste da Coreia.

Das 5:38 às 6:37 da manhã de 17 de agosto, esse avião cometeu espionagem sobre a região oriental e a profundidade da RPDC invadindo 3 vezes até 14 km como máximo o espaço aéreo das águas econômicas da RPDC durante seu repetido voo em círculo na zona marítima a uma distância que variou de 520 km a leste de Wonsan até 430 km a leste de Tanchon.

Este caso se trata de uma perigosa provocação militar que foi reportada dentro de 20 dias desde a espionagem aérea de 28 de julho dos aviões de reconhecimento estratégico das forças estadunidenses.

Diante da circunstância dada, do EMG do EPC deu no ato a ordem de realizar o voo de alerta ao despachar com urgência à zona aérea de intrusão dos dois aviões estadunidenses os caças da divisão antiaérea da parte oriental.

Em virtude das medidas de reação dos caças do EPC, o avião de reconhecimento estratégico dos EUA se retirou às 7:15

Até as 9 da manhã, os caças do EPC cumpriram a missão de alerta para frustrar a intenção de nova invasão do avião estadunidense.

A respeito das repetidas espionagens aéreas de caráter provocativo dos inimigos, o EMG do EPC está revisando o projeto operacional de dissuadir as intrusões injustificadas dos aviões de reconhecimento estratégico das forças estadunidenses e expulsá-los de maneira completa e cabal na polêmica zona aérea, ao implantar permanentemente um navio equipado com mísseis antiaéreos de novo tipo na linha de 450 km a leste de Wonsan, nas águas econômicas da RPDC.

Já publicamos claramente que o espaço sobre as águas econômicas do Mar Leste da Coreia é uma parte do espaço aéreo jurisdicional da RPDC.

Nosso exército está disposto a tomar qualquer ação física para defender a soberania da RPDC. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário