sábado, 5 de agosto de 2023

Honchonjondo


O mapa de astronomia "Honchonjondo", propriedade cultural da nação coreana, foi listado no Registro da Memória do Mundo da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

Foi aprovada a decisão correspondente na 216ª assembleia nacional do conselho executivo da UNESCO, realizada em 18 de maio na França.

Se trata do segundo registro, depois do livro clássico nacional "Mu Ye Do Bo Tong Ji" (Livro Ilustrado de Artes Marciais), registrado em outubro de Juche 106 (2017).

"Honchonjondo" é a continuação dos tradicionais mapas astronômicos, entre outros, "Chonsangryolchabunyajido" feito em 1395 e "Chonmunryucho" feito na metade da década de 1400, ou seja, durante o mandato do rei Sejong da Dinastia Feudal de Joson (Coreia).

Em coreano, "Honchonjondo" significa "desenho completo de todas as constelações".

O planisfério tem marcadas as estrelas do céu noturno daquela época e reúne os fenômenos astronômicos, as notas de interpretação deles e as constantes da astronomia.

Em seu centro há um círculo de 57.6 centímetros de diâmetro em que estão desenhadas as estrelas.

Sob o título "Chiljongjuchondo", há na parte superior os desenhos e dados sobre o sol, a lua, Saturno, Júpiter, Marte, Vênus e Mercúrio.

Na parte "Ilwolgyosikdo" são mostradas as 24 divisões do ano, o momento em que o sol nasce e se põe e os eclipses solar e lunar.

Na parte inferior são explicadas com desenhos a estrutura do sistema solar, as fases da lua e a composição do novo sistema solar.

"Honchonjondo" transmite o nível de desenvolvimento da astronomia da Coreia no século XVIII e faz abundante o tesouro da astronomia do Oriente.

Está conservado atualmente no Palácio de Estudos do Povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário