Fundador do Taekwondo
O fundador do Taekwondo é Choe Hong Hui (9 de novembro de 1918-15 de junho de 2002).
Nascido no condado de Myongchon (atual ondado de Hwadae) na orovíncia de Hamgyong Norte, da República Popular Democrática da Coreia, ele aprendeu caligrafia e Thaekkyon, uma arte marcial tradicional da Coreia, na infância.
Após a derrota do Japão em agosto de 1945, ele estudou artes marciais com o sonho de desenvolver ainda mais a arte marcial tradicional da nação coreana e fundou o Taekwondo em abril de 1955.
Em março de 1966, ele fundou a Federação Internacional de Taekwondo, cuja missão é difundir o Taekwondo pelo mundo e desenvolvê-lo, e se tornou seu primeiro presidente. Ele também formou a Federação Asiática de Taekwondo em abril de 1968, a Federação Europeia de Taekwondo em junho de 1979, a Federação de Taekwondo de Toda a América em 1987 e a Federação de Taekwondo da Oceania em 1994.
Ele organizou o campeonato asiático de Taekwondo em 1969 como os primeiros jogos internacionais de Taekwondo, bem como o campeonato mundial de Taekwondo em 1974 e o campeonato mundial júnior de Taekwondo em 1993, dando assim origem aos jogos internacionais de Taekwondo e abrindo caminho para seu desenvolvimento.
Em setembro de 1999, ele formou o Comitê Internacional de Jogos de Artes Marciais na Argentina com o objetivo de desenvolver as artes marciais mundiais e alcançar a união dos praticantes de artes marciais, e se tornou seu primeiro presidente.
Em sua vida, ele realizou demonstrações de Taekwondo e cursos curtos em mais de 80 países e regiões nos cinco continentes do mundo. Ele se encontrou com chefes de Estado de mais de 20 países e mais de 100 figuras nos círculos político, social, científico e de artes marciais para difundir o Taekwondo.
Durante sua visita à terra natal, em várias ocasiões, ele se encontrou com o grande Líder camarada Kim Il Sung e pelo grande Dirigente camarada Kim Jong Il. Ele foi muito elogiado por Kim Il Sung por ter feito uma boa ação ao fundar o Taekwondo, um desenvolvimento da arte marcial tradicional da nação coreana, e difundi-lo amplamente pelo mundo.
A Federação Internacional de Taekwondo patrocinou, em Pyongyang, capital da RPDC, os eventos para marcar o aniversário de nascimento de seu fundador e sua fundação, e realizou cerimônias memoriais por ocasião do aniversário de falecimento de seu fundador, a fim de deixar à posteridade as marcas indeléveis que ele deixou no curso de desenvolvimento do Taekwondo ortodoxo.
Os restos mortais de Choe Hong Hui, que vive uma vida eterna, estão enterrados no Cemitério dos Mártires Patrióticos em Pyongyang.
Relembrando a vida de Choe, que se esforçou para difundir o Taekwondo e promover o desenvolvimento contínuo dos campeonatos mundiais de Taekwondo, as pessoas estão convencidas de que o Taekwondo é um bem valioso da humanidade para a paz e a amizade mundial e será um esporte apreciado por todos no século XXI também.
Nenhum comentário:
Postar um comentário