Evento de padrão de grupo masculino no 16º Campeonato Mundial de Taekwondo da ITF |
Cinquenta anos orgulhosos (1)
Este ano marca o 50º aniversário da realização do campeonato mundial de Taekwondo da ITF.
A história de 50 anos dos campeonatos pode ser considerada a de defender os ideais e a pureza do Taekwondo e criar uma tradição orgulhosa de seu desenvolvimento enquanto supera todos os tipos de desafios e dificuldades.
Após o fim do Primeiro Campeonato Mundial de Taekwondo da ITF, a ITF buscou realizar os campeonatos regularmente para promover o desenvolvimento técnico do Taekwondo em escala mundial e continuar expandindo suas filas.
Mas o segundo, terceiro e quarto campeonatos foram registrados como eventos com o menor número de países participantes e praticantes.
Depois, em consideração à tendência mundial de crescente entusiasmo por competições entre países e regiões, a ITF melhorou constantemente os modos de competição.
Aplicou o novo regulamento de realizar a competição individual de padrão segundo o dan (grau) em vez do peso corporal e corrigiu sua regra para avaliar de modo unificado as competições de habilidade especial e poderio individuais.
E acrescentou a especialidade de defesa pessoal às quatro existentes: padrão, enfrentamento, habilidade especial e poderio, e aumentou de cinco para sete disciplinas do enfrentamenti individual.
Desde a quarta edição, permitiu a participação em todas as disciplinas individuais das mulheres que haviam participado somente na de enfrentamento individual na edição anterior, e incorporá-las a partir da quinta edição nas competições coletivas e individuais de todas as disciplinas, assim como os homens.
"De fato, taekwondo não é um exercício que forma pessoas com capacidade misteriosa, mas uma disciplina que faz com que o ser humano manifeste ao máximo sua capacidade de defesa própria. Mesmo as pessoas fracas, se praticam constantemente, podem se tornar fortes. Por isso é muito natural que as mulheres participem nos campeonatos mundiais de Taekwondo - afirmou Jang Kyong Ok, Heroína do Trabalho e Esportiva do Povo, que trabalha como vice-presidente do comitê feminino da ITF e diretora de departamento do Comitê de Taekwondo da Coreia.
Yang Ryon Hui
Nenhum comentário:
Postar um comentário