quarta-feira, 7 de agosto de 2024

História do Taekwondo (1)


Primeiro Campeonato Mundial de Taekwondo da ITF

Desde tempos imemoriais, a Coreia é chamada de terra da manhã calma do Oriente. Ela ostenta uma cultura de arte marcial criada e desenvolvida independentemente há 5.000 anos.

Desde o período de formação nacional, o povo coreano criou e desenvolveu a cultura nacional das artes marciais.

Estreia Internacional

A arte marcial ortodoxa da nação coreana foi chamada de Taekwondo em 1955. Começou a se espalhar pelo mundo, desfrutando da simpatia e apoio do público.

Em março de 1966, a Federação Internacional de Taekwondo (ITF, na sigla inglesa) foi fundada com a missão de popularizar a arte marcial ao redor do mundo e promover seu desenvolvimento técnico.

Logo após sua inauguração, a ITF enviou suas equipes de demonstração e instrutores competentes para países asiáticos, europeus e americanos para disseminar amplamente o Taekwondo. Como resultado, em menos de oito anos após seu nascimento, associações nacionais foram formadas em mais de 50 países e regiões para garantir o desenvolvimento regional e organizacional do Taekwondo.

Acompanhando o número crescente de praticantes de Taekwondo e o desenvolvimento regional das técnicas de Taekwondo em escala mundial, a ITF decidiu realizar seu primeiro campeonato em Montreal, no Canadá, onde sua sede estava situada.

Em outubro de 1974, o primeiro Campeonato Mundial de Taekwondo da ITF, o primeiro do gênero na história, foi realizado em Montreal em meio a profunda atenção e expectativa dos praticantes de artes marciais do mundo todo.


Vencedores do Primeiro Campeonato Mundial de Taekwondo da ITF
Na verdade, o campeonato não foi o primeiro internacional.

A ITF organizou o primeiro campeonato asiático de Taekwondo em Hong Kong, na China, em 1969, e o segundo na Malásia, em 1972, estabelecendo assim precedentes para a competição internacional de Taekwondo.

O primeiro Campeonato Mundial de Taekwondo da ITF foi um evento mundial que não teve comparação com os campeonatos asiáticos de Taekwondo em termos de escopo e extensão.

O campeonato de dois dias reuniu cerca de 450 taekwondistas e oficiais de 27 países e regiões ao redor do mundo. Foi realizado dividido em 17 disciplinas de quatro especialidades: thul (padrão), matsogi (enfrentamento), destreza especial e poderio.

O campeonato tocou no coração dos espectadores.

As partidas das quatro especialidades, que mostraram a originalidade, superioridade e poderio da técnica de Taekwondo, mostraram aos espectadores sobre este arte marcial misteriosa e os despertaram o interesse pela vitória ou derrota na competição.

“O I Campeonato Mundial de Taekwondo mostrou o novo aspecto da competição mundial de arte marcial haver selecionado como especialidades competitivas a destreza especial e o poderio, além do padrão e do enfrentamento, segundo a estruturação técnica do Taekwondo, o que manifestou sua superioridade e influenciou positivamente em sua divulgação em nível mundial. Este evento permanecerá eternamente na memória das pessoas como primeiro campeonato de Taekwondo, arte marcial ortodoxa da nação coreana”- expressou Kim Jong Chol, vice-presidente do Comitê de Juízes da ITF.

Yang Ryon Hui

Naenara

Nenhum comentário:

Postar um comentário