Em meio a que são fortalecidas em conformidade com as demandas da nova época as tradicionais relações de amizade RPDC-Rússia, que vieram consolidando os laços de entendimento, confiança mútua e unidade, recebemos o dia significativo da assinatura da Declaração de Moscou entre a República Popular Democrática da Coreia e a Federação Russa.
Há 23 anos, em 4 de agosto de 2001, o grande camarada Kim Jong Il fez uma visita oficial à Federação Russa e firmou a histórica Declaração de Moscou entre a RPDC e a FR, que constituiu a poderosa força motriz para lograr a paz e a segurança da região da Ásia-Pacífico e do resto do mundo, a prosperidade e a cooperação equitativa e de benefício mútuo entre os dois países, fazendo aportes imortais ao desenvolvimento das relações bilaterais.
A visita histórica à Rússia que o grande camarada Kim Jong Il realizou no novo século foi um acontecimento transcendental que ofereceu o ponto de viragem para ampliar e desenvolver na etapa mais alta as relações de amizade RPDC-Rússia e um grande evento histórico que contribuiu a assegurar a paz e a segurança na Península Coreana, na região da Ásia-Pacífico e do resto do mundo.
O grande camarada Kim Jong Il fez outras visitas à Rússia em 2002 e 2011, fortalecendo os laços de amizade entre os dois países.
Nesse período, ambos países revigoraram as visitas e os contatos em diferentes níveis, trocaram opiniões amplas sobre assuntos de relações bilaterais e os internacionais, enriquecendo ainda mais o jardim da amizade RPDC-Rússia.
Estos vínculos de amizade, que foram ainda mais consolidados no curso de superação das provas e dificuldades da história, são ampliados hoje em dia como relações estratégicas eternas sob a sábia direção e atenção minuciosa do estimado camarada Kim Jong Un e do camarada Vladimir Vladimirovich Putin.
O estimado camarada Kim Jong Un, com a firme vontade de alcançar a prosperidade integral da amizade RPDC-Rússia de acordo com a nova história grandiosa e a nova época brilhante das relações bilaterais, teve encontros e conversações significativos com o camarada Putin em Vladivostok em abril de 2019, no Cosmódromo Vostochny em setembro de 2023 e em Pyongyang em junho deste ano.
Em 19 de junho, foi firmado em Pyongyang o tratado interestatal sobre o estabelecimento de relações de associação estratégica integral com base nos princípios de igualdade, respeito à soberania, boa vizinhança e benefícios mútuos entre RPDC e FR.
Apoiar e solidarizar-se estreitamente em todos os setores com a Federação Russa, com base no novo tratado interestatal, e seguir desenvolvendo de maneira contínua as relações estratégicas e tradicionais de amizade RPDC-Rússia, que entraram no novo desenvolvimento integral, é a posição invariável do governo de nossa República.
A forte unidade camaradesca e a irmandade combativa entre os dois países, elevadas como relações de associação estratégica e integral e as invencíveis de camaradas de armas da nova época, serão a bandeira da luta da humanidade progressista que aspira ao novo mundo justo e pacífico e avançarão continuamente à nova etapa mais alta de desenvolvimento com base em sua valiosa tradição.
Ministério das Relações Exteriores da República Popular Democrática da Coreia
Nenhum comentário:
Postar um comentário