quarta-feira, 21 de agosto de 2024

As relações de amizade estabelecidas com base na aspiração comum pela independência e justiça


Em agosto de 1984, há 40 anos, Obiang Nguema Mbasogo, Presidente da República da Guiné Equatorial, realizou uma visita ao nosso país.

O grande Líder camarada Kim Il Sung, que apoiou sinceramente no material e espiritual a luta de libertação nacional dos povos africanos e sua construção de uma nova sociedade, recebeu calidamente o enviado de amizade do povo de Guiné Equatorial, e nos encontros e conversações avaliou altamente sobre o fato de que o povo guinéu-equatoriano estava logrando muitos êxitos na luta para construir a economia e cultura nacionais e criar uma nova vida.

O grande Líder camarada Kim Il Sung expressou o apoio e solidariedade invariáveis de nosso povo à luta do povo guinéu-equatoriano pela construção de uma nova sociedade, e expôs a posição de nossa República de desenvolver em vários setores das relações de amizade e cooperação entre os dois países, que entraram em uma nova etapa de desenvolvimento.

O Presidente Obiang expressou seu profundo respeito ao grande camarada Kim Il Sung e ao grande camarada Kim Jong Il que sempre apoiaram e respaldaram os países e os povos progressistas do mundo que avançam à independência rechaçando a dominação e a subjugação, e expôs sua vontade de esforçar-se ativamente para lograr o resultado positivo das novas relações de amizade e cooperação entre os dois países.

Durante a visita, o Presidente Obiang visitou vários lugares e expressou sua grande admiração pelas mudanças consideráveis que o povo coreano alcançou na construção socialista sob a sábia direção do grande Líder.

Os laços de amizade entre Coreia e Guiné Equatorial foram consolidados ao longo de décadas, apesar de múltiplos desafios e provas históricas, e hoje se fortalecem e se desenvolvem ainda mais nos setores da política, economia, cultura, etc., sob a profunda atenção do estimado camarada Kim Jong Un, mestre da política independente, e do Presidente Obiang Nguema Mbasogo.

Ele se encontrou com o enviado especial de nosso governo durante a 19ª Cúpula de Países Não Alinhados, realizada em janeiro deste ano em Kampala, Uganda, e parabenizou o governo e o povo da RPDC pelos surpreendentes progressos que alcançaram em condições difíceis. Ele destacou que os dois países têm uma excelente história de desenvolvimento das relações bilaterais e afirmou que a Guiné Equatorial, como país soberano, continuará apoiando e incentivando a luta do fraterno povo coreano, sem se deixar influenciar por pressões de qualquer tipo.

Nosso povo envia total apoio e firme solidariedade ao governo e ao povo da Guiné Equatorial, que rejeitam veementemente as persistentes intervenções e atos neocoloniais do Ocidente e defendem resolutamente os direitos soberanos e os interesses nacionais do país.

Nós seguiremos desenvolvendo invariavelmente no futuro também as relações de amizade RPDC-Guiné Equatorial, estabelecidas com base na aspiração à independência e justiça.

Ministério das Relações Exteriores da República Popular Democrática da Coreia

Nenhum comentário:

Postar um comentário