quinta-feira, 1 de agosto de 2024

O Irã expande e desenvolve as relações externas


Recentemente, os esforços para normalizar as relações entre o Irã e os países árabes têm atraído a atenção.

Recentemente, os líderes dos países árabes da região do Golfo, incluindo a Arábia Saudita, enviaram felicitações ao novo presidente do Irã. O Rei da Arábia Saudita felicitou Masoud Pezeshkian pela sua eleição como Presidente do Irã e disse esperar desenvolver relações com o fraterno povo iraniano. Na sua mensagem de felicitações, o príncipe herdeiro da Arábia Saudita também mencionou a importância dos dois países continuarem reforçando a cooperação em vários domínios e expressou a sua posição de cooperar com o novo governo iraniano em questões regionais e internacionais.

Líderes de vários países, incluindo o Emir do Catar e o Rei da Jordânia, também enviaram mensagens de felicitações ao novo Presidente iraniano, desejando-lhe grandes progressos para o povo iraniano.

Analistas políticos dizem que o descongelamento das relações entre os países árabes e o Irã é uma conquista diplomática para o Irã, e que este é um grande golpe para os Estados Unidos, cujo objetivo básico é isolar o Irã dos seus vizinhos no Oriente Médio.

A revista estadunidense "Eurasia Review" disse que o fato de que os países da região do Golfo aceitarem o Irã se deve a que chegou ao fim a época em que os EUA dividiam e governavam o Oriente Médio com seus aliados ocidentais, onde tentavam promover uma política de Guerra Fria entre o Irã e os países árabes.

Após o colapso do governo pró-EUA no Irã devido à Revolução Islâmica de 1979, os EUA e os países ocidentais buscaram intensificar os conflitos religiosos que existiam entre os países árabes e o Irã, a fim de isolar e esmagar o Irã. Por isso, durante décadas, países árabes como a Arábia Saudita, o Kuwait, os Emirados Árabes Unidos e o Bahrein trataram o Irã com hostilidade.

Os EUA também transformaram os países da região do Golfo em mercados para as suas vendas de armas e pressionaram o Irã ao introduzirem vários sistemas de armas, desde sistemas de mísseis a caças furtivos avançados, na região.

Em resposta aos graves riscos e consequências que estão sendo provocados no Oriente Médio devido às persistentes táticas de separação e divisão dos EUA, o Irã e os países da região do Golfo têm-se empenhado nos últimos anos em garantir a paz e a estabilidade na região através do restabelecimento das relações bilaterais.

Em março do ano passado, o Irã assinou um acordo para restabelecer relações com a Arábia Saudita e continua tomando medidas para fortalecer as relações entre os dois países. Durante uma reunião com o embaixador da Arábia Saudita em seu país, em fevereiro passado, o ministro da Defesa e Logística das Forças Armadas do Irã enfatizou as áreas em que os exércitos dos dois países poderiam cooperar, incluindo os setores militar, de segurança, informação e tecnologia. Ele também declarou a disposição de conduzir negociações de defesa e segurança com países árabes da região, incluindo a Arábia Saudita.

Em maio passado, o ministro das Relações Exteriores do Irã avaliou os progressos alcançados na expansão da cooperação entre os dois países após a normalização das relações bilaterais com a Arábia Saudita e anunciou que o Irã tinha iniciado uma nova fase de cooperação com países como os Emirados Árabes Unidos e o Kuwait. Em junho passado, o ministro das Relações Exteriores em exercício do Irã reuniu-se com o ministro das Relações Exteriores do Bahrein, que se encontrava em visita a Teerã, e concordou em tomar as medidas necessárias para iniciar negociações sobre a retomada das relações políticas entre os dois países.

O Irã também está envidando esforços no trabalho para desenvolver relações externas com outros países regionais. Recentemente, o novo presidente iraniano expressou a sua intenção de resolver os problemas regionais através do fortalecimento das relações econômicas com os países vizinhos, bem como com outros países, num artigo intitulado “O meu sinal para o mundo”.

De acordo com a posição de política externa do Presidente, o Irã valoriza as relações de cooperação com países como Rússia, China, Vietnã e Malásia, e está envidando esforços para contribuir para a paz e o desenvolvimento na região e no mundo.

O Irã está reforçando suas relações com muitos países em todo o mundo e enfrentando resolutamente as ameaças militares e as sanções econômicas dos EUA.

Kim Su Jin

Rodong Sinmun

Nenhum comentário:

Postar um comentário