Recentemente, Lavrov, ministro das Relações Exteriores da Rússia, condenou em seu discurso na sessão do Conselho de Segurança da ONU que os EUA estão destruindo com sua política hegemônica a estabilidade estratégica que é o fundamento da ordem jurídica internacional e da solidez do sistema político mundial centrado na ONU.
O chanceler Lavrov revelou que os EUA já desde muito tempo não reconhecem o princípio sobre a igualdade soberana dos Estados, princípio fundamental da Carta das Nações Unidas, alegando sua peculiaridade, e exigem que seus aliados o obedeçam absolutamente, ainda que contravenha os interesses estatais.
Em seguida, denunciou que a essência da “ordem baseada em regras", que constitui uma ameaça direta ao mundo multipolar e à paz internacional, está sintetizada na frase "Domine, América".
Ele seguiu condenando que segundo as instruções da Casa Branca o grupo ocidental está interpretando de maneira tergiversada e seletiva a Carta da ONU e as resoluções do CS, que são os componentes mais importantes do Direito Internacional, e está obstaculizando a cooperação internacional e a construção do mundo justo, antepondo as “regras” dos EUA à Carta da ONU.
Por último, exortou todos os países membros da ONU a unirem esforços para escrever a história do genuíno multilateralismo com base na Carta da ONU.
Ministério das Relações Exteriores da República Popular Democrática da Coreia
Nenhum comentário:
Postar um comentário