sexta-feira, 2 de agosto de 2024

Chanceler russo condena política hegemônica dos EUA


Recentemente, Lavrov, ministro das Relações Exteriores da Rússia, condenou em seu discurso na sessão do Conselho de Segurança da ONU que os EUA estão destruindo com sua política hegemônica a estabilidade estratégica que é o fundamento da ordem jurídica internacional e da solidez do sistema político mundial centrado na ONU.

O chanceler Lavrov revelou que os EUA já desde muito tempo não reconhecem o princípio sobre a igualdade soberana dos Estados, princípio fundamental da Carta das Nações Unidas, alegando sua peculiaridade, e exigem que seus aliados o obedeçam absolutamente, ainda que contravenha os interesses estatais.

Em seguida, denunciou que a essência da “ordem baseada em regras", que constitui uma ameaça direta ao mundo multipolar e à paz internacional, está sintetizada na frase "Domine, América".

Ele seguiu condenando que segundo as instruções da Casa Branca o grupo ocidental está interpretando de maneira tergiversada e seletiva a Carta da ONU e as resoluções do CS, que são os componentes mais importantes do Direito Internacional, e está obstaculizando a cooperação internacional e a construção do mundo justo, antepondo as “regras” dos EUA à Carta da ONU.

Por último, exortou todos os países membros da ONU a unirem esforços para escrever a história do genuíno multilateralismo com base na Carta da ONU.

Ministério das Relações Exteriores da República Popular Democrática da Coreia

Nenhum comentário:

Postar um comentário