terça-feira, 5 de setembro de 2023

Nossa língua que tem um vocabulário muito rico


O grande Dirigente camarada Kim Jong Il ensinou como segue:

"As características únicas de nossa língua nacional estão intensamente incorporadas na língua de Pyongyang, e esta foi desenvolvida como a língua padrão da língua nacional."

Existem muitas línguas no mundo, mas é difícil encontrar uma língua com um vocabulário tão rico como o nosso.

Nossas palavras podem expressar bem emoções delicadas e podem animar as pessoas, fazê-las chorar e rir.

Em primeiro lugar, as nossas palavras podem expressar o mesmo objeto de várias maneiras.

As palavras que indicam o amanhecer (saebyok) também expressam as características peculiares dos galos (dalg) que anunciam o amanhecer como "dalgulnyok"(pouco antes do amanhecer ou "quando o galo está prestes a cantar"), "dalgulilttae" (amanhecer ou o "momento que o galo cantar") e "chotdalguri" ("primeiro canto do galo"), e a diferença da luz e da escuridão do amanhecer e o grau do amanhecer são expressos em "tongdulmori" ("cabeça do amanhecer"), "kkotdusaebyok" (nascer do dia), "oduksaebyok" ("escuridão do amanhecer") e "sinsaebyok" (aurora) que expressam o sentimento da pessoa que fala. Este é apenas um exemplo da riqueza do nosso vocabulário.

A riqueza da expressão lexical de nossa língua é bem demonstrada no desenvolvimento de palavras de onomatopeicas.

A palavra onomatopeica é uma palavra que expressa uma coisa ou fenômeno imitando diretamente o som, forma, qualidade ou movimento que representa.

No nosso idioma, palavras muitas vezes são formadas usando as características sonoras dos sons da fala para criar uma variedade de nuances de significado. Além disso, várias técnicas de formação de palavras são usadas para criar muitos substantivos, verbos e adjetivos. Isso contribui para a riqueza e a diversidade do nosso vocabulário.

Por exemplo, existem mais de dezenas de palavras relacionadas a "banggut" (sorriso).

A riqueza do vocabulário coreano também é demonstrada na excelente expressão das delicadas emoções das pessoas.

As histórias das pessoas geralmente são estabelecidas apenas quando há um falante, um ouvinte e o conteúdo da história.

Na nossa língua, não apenas expressamos várias relações gramaticais entre o falante e o ouvinte, mas também transmitimos uma ampla gama de emoções e sentimentos em relação ao ouvinte. Isso inclui sentimentos como respeito, amor, ódio, zombaria, desprezo e muito mais. Além disso, também usamos a linguagem para expressar emoções e sentimentos em relação ao tópico da conversa ou às emoções do próprio falante.

Portanto, nossa língua pode expressar o mesmo fenômeno de diversas maneiras.

Nossa língua possui um rico conjunto de expressões lexicais que podem retratar com delicadeza e precisão uma variedade de fenômenos e emoções, tornando-a eficaz na representação vibrante e na transmissão do conteúdo que se deseja comunicar.

Devemos amar, proteger e fazer brilhar ainda mais nossa língua, que é a melhor do mundo.

Pang Jong Ho, doutor, professor associado e diretor do Instituto de Linguística da Academia de Ciências Sociais.

Rodong Sinmun

Nenhum comentário:

Postar um comentário