sexta-feira, 8 de setembro de 2023

As tradicionais relações de amizade e cooperação entre RPDC e Rússia se tornam mais fortes


Em setembro de Juche 107 (2018), o estimado camarada Kim Jong Un encontrou-se com Valentina Matvienko, presidente do Conselho da Federação Russa, que visitava a República Popular Democrática da Coreia para celebrar seu 70º aniversário de fundação.

Nas conversações, sublinhou a necessidade de manter e desenvolver invariavelmente, de forma sustentada e construtiva, as relações estratégicas e tradicionais de amizade entre a RPDC e a Rússia, proporcionadas pelos líderes da geração veterana, e de manter mais estreitos os laços bilaterais globais, incluindo a cooperação entre os parlamentos dos dois países, e expandi-los e desenvolvê-los.

As relações de amizade entre a RPDC e a Rússia têm uma longa história e tradição.

O grande Líder camarada Kim Il Sung fez uma visita oficial à antiga União Soviética entre o final de fevereiro e o início de abril de Juche 38 (1949) e conversou com os dirigentes do partido e do governo soviético em diversas ocasiões, trocando pontos de vista sobre o desenvolvimento das relações amistosas e de cooperação entre o dois países e sobre questões internacionais importantes. Concluiu o acordo de cooperação econômica e cultural entre a RPDC e a União Soviética, o primeiro do gênero na história dos dois países, sobre os princípios do respeito pela soberania, igualdade e benefícios mútuos.

Mais tarde, reuniu-se frequentemente com os líderes da União Soviética e consolidou e desenvolveu ainda mais as relações amistosas entre os dois países.

Em julho de Juche 89 (2000), o grande Dirigente camarada Kim Jong Il teve uma reunião significativa e conversou com Vladimir Vladimirovich Putin, presidente da Federação Russa, que visitou a RPDC pela primeira vez como presidente russo e assinou a Declaração Conjunta RPDC-Rússia.

E demonstrou grande preocupação em fortalecer e desenvolver as relações de amizade entre os dois países com base na Declaração Conjunta RPDC-Rússia e visitou a Rússia várias vezes.

Em agosto de Juche 90 (2001), Kim Jong Il fez uma visita oficial à Rússia e teve várias reuniões e conversações com Putin, e assinou a Declaração RPDC-Rússia de Moscou, um marco no desenvolvimento da amizade RPDC-Rússia e da causa da independência no século XXI.

Tal como confirmou oficialmente perante a comunidade internacional a atitude e a vontade dos dois países de desenvolver de forma abrangente os laços de amizade entre os dois países, garantir a paz e a segurança do mundo e lutar por um novo mundo justo, a adopção da declaração serviu como um aviso às forças imperialistas, dominacionistas e anti-paz que estavam destruindo o equilíbrio estratégico e a estabilidade do mundo e buscando a dominação mundial e como um poderoso incentivo às forças independentes e amantes da paz do mundo.

Ele fez uma visita à região do Extremo Oriente da Federação Russa em agosto de Juche 91 (2002) e outra visita às regiões da Sibéria e do Extremo Oriente da Federação Russa em agosto de Juche 100 (2011), fortalecendo ainda mais as relações amistosas entre RPDC e Rússia.

As façanhas imortais que Kim Il Sung e Kim Jong Il realizaram para desenvolver relações bilaterais de amizade e cooperação estão agora sendo levadas adiante com sucesso pelo estimado camarada Kim Jong Un.

Kim Jong Un, Presidente dos Assuntos Estatais da República Popular Democrática da Coreia, teve a primeira reunião histórica com o presidente Vladimir Vladimirovich Putin em Vladivostok da Federação Russa em abril de Juche 108 (2019).

A sua visita à Federação Russa marcou um ponto de viragem memorável ao demonstrar a solidez da longa e estreita amizade RPDC-Rússia, que continuou através de séculos e gerações, em qualquer tempestade e tensão da história, e ao impulsionar as relações tradicionais de amizade e cooperação entre os dois países em conformidade com as exigências da nova era sob as novas situações.

Segundo o acordo alcançado na reunião, a cooperação estratégica e tática, o apoio e a solidariedade entre os dois países atingiram um novo patamar na frente comum para frustrar a ameaça militar e a provocação das forças hostis, as práticas arbitrárias e de padrão duplo e defender a justiça internacional.

Em julho deste ano, Kim Jong Un encontrou-se com uma delegação militar da Federação Russa chefiada pelo Ministro da Defesa, Sergei Shoigu, que fez uma visita de felicitação à RPDC por ocasião do 70º aniversário da grande vitória na Guerra de Libertação da Pátria.

A reunião entre Kim Jong Un e Sergei Shoigu serviu como uma ocasião importante para desenvolver ainda mais as relações estratégicas e tradicionais entre a RPDC e a Rússia e promover a colaboração estratégica e táctica e a cooperação entre os dois países no domínio da defesa e segurança nacional para lidar com o ambiente de segurança regional e internacional em constante mudança.

Desenvolver continuamente a história e a tradição da amizade RPDC-Rússia está em plena consonância com os interesses dos povos dos dois países e é de grande importância na defesa da paz e da estabilidade no Nordeste da Ásia.

O povo coreano estende total apoio e incentivo ao povo russo na sua justa luta para defender a soberania do país e os interesses nacionais e manter a independência e a segurança da economia, apesar das sanções e da pressão sem precedentes por parte das forças hostis.

É posição invariável do governo da RPDC valorizar as relações RPDC-Rússia com uma longa história e tradição de amizade e boa vizinhança e melhorá-las continuamente de acordo com as exigências da nova era e as aspirações e desejos dos povos da dois países.

O povo coreano espera que o amistoso povo russo supere corajosamente todos os tipos de desafios e dificuldades e alcance grandes sucessos nos seus esforços para defender a dignidade e a segurança do seu país e o seu direito ao desenvolvimento e construir uma nação poderosa sob a liderança do Presidente Putin.

As relações de amizade entre a RPDC e a Rússia, que se fortalecem dia após dia, superando todas as vicissitudes da história, darão no futuro também um forte impulso à luta do povo coreano para construir um país socialista poderoso e aos esforços do povo russo para construir um Estado poderoso.

Ri Chol, presidente do grupo parlamentar de amizade RPDC-Rússia da Assembleia Popular Suprema da República Popular Democrática da Coreia.

Naenara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário