Ocorreu em 3 de setembro de Juche 37 (1948), em vésperas da fundação da República.
Neste dia, na sala de reunião do Comitê Popular da Coreia do Norte era realizada a revisão do projeto da constituição da RPDC que seria apresentado à Assembleia Popular Suprema.
A reunião foi dirigida pelo grande Líder camarada Kim Il Sung.
Antes de entrar na discussão, o grande Líder expressou aos membros da comissão de constituição que a constituição que seria adotada constituía a principal lei da RPDC e tinha a missão de consolidar e desenvolver juridicamente o Poder popular e as reformas democráticas e êxitos da construção democrática logrados na Coreia do Norte e cumprir a revolução democrática anti-imperialista e antifeudal em escala nacional.
“Nossa constituição se baseia nos êxitos e experiências obtidos por nosso povo na luta pela libertação da pátria e pela construção da nova Coreia democrática e constitui uma lei progressista e democrática que reflete a aspiração da nação e a realidade do país.”
Após mencionar sobre a missão e o caráter da constituição da RPDC, o Líder explicou de forma fácil de compreender a justeza e a superioridade da lei.
De fato, o grande Líder consagrou toda sua abnegação e energia para convertê-la, ao pé da letra, em uma constituição progressista, popular e democrática.
Naquele tempo, os sectários e servis às grandes potencias tentaram fabricar uma constituição mesclada que imitava a de outros países. Isso era um ato perigoso que difamaria gravemente o caráter da República a ser fundada.
O grande Líder desbaratou as manobras malignas e orientou redigir a constituição mais progressista, popular e democrática prestando minuciosa atenção cada artigo e palavra.
Em seguida, submeteu seu projeto à discussão da III reunião do Comitê Popular da Coreia do Norte (CPCN) e passar ao debate de todo o povo de fevereiro a abril.
Na reunião especial do CPCN este projeto foi unanimemente aprovado e, na V reunião do CPCN, foi tomada a decisão de aplicá-lo primeiro na parte norte da Coreia. Mediante este processo histórico, foram manifestadas plenamente a justeza e a superioridade de nossa constituição e sua vitalidade foi comprovada na prática.
Contudo, o grande Líder explicou que os trabalhos realizados anteriormente eram apenas preparativos para adotá-la formalmente na Assembleia Popular Suprema. "Compete à comissão de constituição eleita debater e decidir com prudência para que nossa constituição seja a mais democrática e popular", destacou e sugeriu apresentar francamente seus critérios se tinham alguma dúvida sobre o projeto.
Posteriormente o projeto da constituição foi aprovado unanimemente.
Naenara
Nenhum comentário:
Postar um comentário