sábado, 2 de setembro de 2023

Explicação clássica para o problema dos conflitos


Em um dia de maio de Juche 75 (1986), o grande Líder camarada Kim Il Sung encontrou-se com o editor-chefe do jornal iugoslavo Oslobodjenje.

Em meados do século XX, eclodiram frequentemente disputas, conflitos e guerras entre países recentemente independentes, perturbando a paz e a segurança mundiais.

Dar uma explicação correcta às causas profundas das disputas e conflitos desses países era um pré-requisito importante para ter uma compreensão correta das complicadas relações desses países e resolvê-las corretamente.

Portanto, o editor-chefe disse ao Líder que o mundo atual tinha herdado muitos conflitos não resolvidos do passado, conflitos que em algumas regiões estavam sendo “resolvidos” através de combate armados, e perguntou-lhe o que achava que os países não alinhados deveriam fazer para eliminar ou resolver estes conflitos de forma pacífica.

A esta pergunta Kim Il Sung respondeu da seguinte forma:

Os conflitos entre países emergentes que estão agora na cena internacional são o produto do sistema colonialista. Como consequência do domínio colonial imperialista, surgem frequentemente vários conflitos e disputas entre países recém-emergentes e, em algumas áreas, resultam em combates armados locais e até se transformam em guerra. Este estado de coisas impede o movimento não alinhado de unir as suas forças e desenvolver uma luta comum contra o imperialismo e pela independência, e causa sofrimento aos povos. Estas, por mais graves que sejam, são disputas entre países que lutam por um objetivo comum. Devem, portanto, em todas as circunstâncias, ser resolvidas pacificamente com base nos princípios da compreensão mútua e da solidariedade.

Acrescentou também que os países não alinhados devem sempre assumir uma posição imparcial e ajudar os países recém-emergentes a resolverem eles próprios os seus conflitos de forma pacífica, no interesse de ambas as partes e conforme necessário para a solidariedade do movimento não alinhado e para a causa da paz mundial.

A sua explicação clássica das causas e do método de solução dos conflitos dos países recém-independentes serviu como um princípio importante a ser respeitado na eliminação fundamental dos fatores de destruição da paz e da segurança mundiais, e no impulso dinâmico desses países ao longo do caminho do anti-imperialismo e da paz contra a guerra, unindo-os firmemente.

Naenara

Nenhum comentário:

Postar um comentário