sexta-feira, 16 de junho de 2017

Ryu Mi Yong - Heroína patriota



Nascida em 14 de fevereiro de 1921 na Manchúria, filha de coreanos que fugiram da Coreia ocupada pelos imperialistas japoneses, filha do patriota  Ryu Tong Yol, ela viu o martírio que os imperialistas causavam ao povo, tratando-os de forma desumana, e seguindo os passos de seu pai ajudou os guerrilheiros anti-japonês na luta pela libertação da pátria alcançada em 1945, porém pouco depois estourou a Guerra da Coreia e Ryu estava do lado sul da Coreia, presa pelos imperialistas estadunidenses e pelo governo fantoche de vende-pátrias liderados por Syngman Rhee.

Ryu então teve que viver sua vida na ditadura sul coreana, lutando pela reunificação até que em 2000, após a declaração de 15 de junho que abriu um caminho para a reunificação e diminuiu a tensão na Coreia, ela conseguiu voltar à sua verdadeira terra graças ao carinho do Dirigente Kim Jong Il, trazendo junto seu marido, Choe Tok Sin, que  também foi um ativista pela reunificação.

Então ela dedicou-se à política, entrando no Partido Chondoista Chongu onde se tornou Presidente do Comitê Central e se elegeu no órgão de representação estatal, a Assembléia Popular Suprema, trabalhando firmemente pela reunificação da Coreia e promovendo cooperações norte-sul como também buscou diminuir a tensão que os Estados Unidos sempre fez questão de por sobre a península com suas contínuas ameaças.

Seu marido, Choe, vale ressaltar foi membro do exército chinês por um tempo mas serviu ao exército estadunidense na Guerra da Coreia e até chegou por um tempo ser Ministro das Relações Exteriores da Coreia do Sul mas se converteu e desertou ao norte com sua esposa e morreu por causas naturais  alguns anos depois de desertar.

Ryu manteve-se na política mesmo com idade avançada sendo um dos símbolos do Partido Chondoista e do movimento religioso que é muito forte no país. Recebeu premiações de honra, incluindo o Prêmio de Honra de Kim Il Sung e às 12:10 de uma quarta feira, 24 de novembro de 2016, faleceu aos 95 anos de idade e recebeu todas homenagens em seu funeral.

Funeral de Ryu: https://www.youtube.com/watch?v=3lD6m0G0Bf8
Quando foi parte do comitê preparatório da parte norte: https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=810105085757204&id=448397008594682&substory_index=0

Nenhum comentário:

Postar um comentário