terça-feira, 6 de junho de 2017

- AS ORIGENS DA CARREIRA POLÍTICA DE KIM JONG IL -


- AS ORIGENS DA CARREIRA POLÍTICA DE KIM JONG IL -

Assim que Kim Jong Il se formou na Universidade Kim Il Sung, começou sua carreira como homem político. Ele conseguiu seu primeiro emprego no partido central.

Em setembro de 1964, foi nomeado para o cargo de orientação na Divisão de Orientação Central do Departamento de Organização e Orientação do Partido do Trabalho da Coreia. Para resumir, "pessoal de orientação" refere-se a quadros profissionais do partido que, por si mesmos, organizam certas tarefas e que às vezes supervisionam unidades inferiores do Partido. Com esta posição, Kim era agora capaz de utilizar o poder do partido e conduzir suas próprias tarefas de forma independente. Seu principal dever era a divulgação das instruções de Kim Il Sung e dos documentos do partido ao público em geral. Para isso, ele lidou com literatura e artes, publicações e difusão de mídia, todos os quais não eram apenas seus campos favoritos, mas também objetos significativos para a construção da imagem do partido e do país.

Colegas de trabalho e camaradas perto dele o consideravam inteligente, estranhamente calmo e bastante talentoso.

Mesmo antes de sua nomeação para o cargo de secretário do partido encarregado da organização e propaganda e agitação em setembro de 1973, Kim Jong Il experimentou algumas posições que estavam intimamente relacionadas com o cargo de secretário. Em fevereiro de 1966, mudou sua posição como um dos funcionários de orientação do Departamento de Organização e Orientação para um posto equivalente no Departamento de Propaganda e Agitação. Em fevereiro de 1968, foi nomeado diretor da Divisão de Filmes e Artes deste departamento. Em março de 1969, voltou ao Departamento de Organização e Orientação e foi elevado ao cargo de vice-diretor do departamento. Em outubro de 1970, Kim voltou a ocupar o cargo de vice-diretor encarregado da cultura e das artes no Departamento de Propaganda e Agitação. Com esta posição, ele fundou mais tarde o Grupo de Opera P'ibada em julho de 1971, que produziu inúmeras óperas revolucionárias consideradas obras de arte clássicas na RPDC atualmente.

A carreira de Kim dentro do Partido floresceria muito mais longe a partir de 1973, ganhando o distinto apelido de "Partido Central" de militantes.

Em suma, os primeiros dez anos da carreira política de Kim Jong Il foram marcados por um aumento da mobilidade entre dois departamentos principais do Partido do Trabalho da Coreia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário