terça-feira, 6 de junho de 2017
Um herói da pátria
Assim podemos resumidamente definir Ri Un Sol (nascido em Chongjin em 1921) um patriota, companheiro fiel de Kim Il Sung na luta pela libertação da Coreia do domínio japonês, que teve papel importante auxiliando e mobilizando os combates seguindo as instruções de Kim Il Sung e um comandante do Exército Popular da Coreia, com experiências soviéticas durante seu tempo de treinamento de combate, que teve participações importantes na politica do PTC e seu desenvolvimento, incluindo na Era Songun onde foi um dos mais empolgados com as propostas do Dirigente Kim Jong Il.
Participou da Guerra da Coreia como comandante do regimento central do EPC e já havia sido nomeado pouco antes da guerra iniciar, como Chefe do Gabinete, com total aval de Kim Il Sung.
Subiu na hierarquia militar mas manteve-se no mesmo cargo politico até 1980 quando foi nomeado para a Comissão Central Militar do PTC até que se afastou um pouco entre 2013 e 2014 para cuidar exclusivamente da saúde. Foi Marechal do Exército Popular da Coreia logo após a morte de Kim Il Sung e fez o EPC manter-se forte para combater qualquer tentativa das forças hostis em momento em que o país passava duras dificuldades e trabalhou juntamente com Kim Jong Il para o desenvolvimento do setor de defesa nacional, com a Politica Songun.
Ele era conhecido dentro do partido também por se opor a diversas politicas que aos seus olhos parecesse desviar uma abertura ao capitalismo, sugerindo que a China estivesse influenciando alguns membros. Recebeu premiações importantes como a Ordem de Kim Il-sung , Herói do Trabalho e Ordem da Bandeira Nacional (1ª classe) e foi duas vezes premiado com o título de Herói da RPDC. Teve ótimas relações com Kim Jong Un e o apoiou com suas propostas no desenvolvimento militar com a proposta de desenvolver sua economia de forma autossuficiente e seguir o ideal socialista do Juche sem desvios.
Em 6 de novembro de 2015, faleceu e seu enterro teve a presença de milhares de políticos, incluindo Kim Jong Un, Pak Pong Ju e Kim Yong Nam, militares, familiares e famílias de outros mártires revolucionários.
Sua memória e legado serão para sempre lembrados.
Kim Jong Un cumprimentando-o em um evento artístico em que esteve presente.
No funeral
Algumas de suas honras e medalhas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário