segunda-feira, 19 de junho de 2017

Relação de amizade RPDC-Chile



É verdade que nos tempos atuais os contatos entre a República Popular Democrática da Coreia e a República do Chile são mais distantes, mas a história de amizade entre ambos países, mas especificamente o início dessa amizade foi muito positivo, porém não durou muito.

Quando o Presidente Salvador Allende foi eleito em 1970, buscou estabelecer contatos com o país do leste asiático, enviando delegações após um ano antes de ser se encontrar com o Presidente Kim Il Sung com quem teve uma excelente conversa e de quem recebeu todo apoio para cumprir com os objetivos que tinha para com seu país, promovendo a melhoria da qualidade de vida do povo e promover a causa da independência da humanidade bem como o Juche defende. Ele inclusive recebeu do Presidente obras sobre o Juche e conselhos para se fosse eleito e falando no Chile sobre sua visita, não poupou elogios ao presidente norte coreano e ao país asiático.

Após muita conversação estabeleceram acordos comerciais oficializando a relação entre os dois países em 6 de janeiro de 1972. Allende também foi muito elogiado na RPDC, que sempre o elogiou como o Presidente que lutou pela demanda das massas populares, contudo, com golpe de Estado promovido pelos EUA incomodado com a política de Allende, as relações pararam, porém tendo a RPDC como exemplo muitos comunistas chilenos lutaram contra o ditador Pinochet  em 1990.
Neste período a RPDC chegou a treinar revolucionários para combater o regime militar chileno.

Ainda nos anos 90 os contatos voltaram mas não foram mais oficializados, contudo nos anos 2000 com o Brasil estabelecendo relações oficiais com o país asiático, o Chile se aproximou mais e atualmente tem relações razoáveis, tendo tido entre 2010 e 2013 boas relações de comércio mas as sanções foram deteriorando as negociações.

No Chile atualmente, mesmo sem embaixada, há um número considerável de apoiadores que conhecem bem a história do país e das relações do passado.

Sobre o encontro Kim Il Sung- Salvador Allende:
http://solidariedadecoreiapopular.blogspot.com.br/2015/07/fraternidade-entre-kim-il-sung-e.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário