segunda-feira, 5 de junho de 2017
Biografia de Fidel Castro - Pela KCNA pouco após seu falecimento.
Pyongyang, 28 de novembro (KCNA) - Fidel Castro Ruz nasceu em 13 de agosto de 1926 na provincia do Oriente de Cuba.
Estudou em uma escola secundária na cidade de Santiago de Cuba e ingressou na Universidade de Havana em 1945.
Ao se graduar na universidade, recebeu o diploma de advogado.
De 1947 até 1952 tomou parte dentro e fora de seu país em luta contra as politicas violentas e corruptas do governo ditatorial de Fulgencio Batista.
Em julho de 1953, junto a 165 jovens e estudantes de ambos gêneros com o pensamento anti-ditatorial, executou o assalto ao Quartel Moncada, uma das bases militares da tirania batistiana situada em Santiago de Cuba, iniciando a luta armada.
Fracassada a primeira tentativa, Fidel, junto à 100 rebeldes foram presos e levados para a Ilha de Pinos (Atualmente Ilha da Juventude).
Ganhou liberdade em maio de 1955 e organizou o movimento "26 de Julho" e em julho do mesmo ano, se exilou no México com seus companheiros de arma para preparar a luta guerrilheira.
Em dezembro de 1956, desembarcou junto a 82 rebeldes armados na província de Oriente a bordo do Iate "Granma" e lançou a luta armada na Sierra Maestra levando-a como uma base da guerrilha.
Em janeiro de 1959, derrotou o poder ditatorial de Fulgencio e alcançou o êxito na Revolução Cubana.
Em fevereiro de 1959, foi nomeado como Primeiro Ministro do Governo Revolucionário e desde outubro de 1965, trabalhou como Primeiro Secretário do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba.
Desde o 1º Congresso do PCC ao 5º, foi ratificado como Primeiro Secretário.
Foi eleito em várias ocasiões como Presidente do Conselho de Estado e Ministros da Assembléia Nacional do Poder Popular da República de Cuba.
Por problemas de saúde, deixou seu cargo de Presidente do Conselho de Estado e Ministros em fevereiro de 2008 na Primeira Sessão da VII Legislatura da Assembléia Nacional do Poder Popular e o Posto de Primeiro Secretário do Comitê Central do PCC, no VI Congreso do partido, que ocorreu em abril de 2011.
Desde então, dedicou-se a escrever reflexões.
Em março de 1986, visitou a República Popular Democrática da Coreia e teve encontros cordiais com o Presidente Kim Il Sung e o Dirigente Kim Jong Il.
Realizou grandes esforços para fortalecer a amizade e cooperação combativa contra os imperialistas estadunidenses.
Foi íntimo amigo e grande companheiro revolucionário de armas do povo coreano e recebeu a RPDC o título de herói e outras condecorações de nosso país.
Lamentavelmente, Fidel Castro morreu as 22:29 de 25 de novembro de 2016.
Ficará para sempre suas façanhas realizadas pelo avanço vitorioso da causa da independência anti-imperialista e socialista e pelo desenvolvimento das relações de amizade RPDC-Cuba.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário