quinta-feira, 15 de junho de 2017
Era da Reunificação de 15 de junho
Este ano (2017) marca o 17º aniversário da histórica Declaração Conjunta Norte-Sul de 15 de junho.
A publicação da declaração, que indicou o caminho para alcançar a reunificação nacional, a paz e a prosperidade, com base no ideal de "Por nossa própria nação", foi um evento histórico de grande importância na luta pela realização da causa da reunificação nacional.
Em 15 de junho de Juche 89 (2000), uma conferência histórica entre o norte e o sul foi realizada em Pyongyang pela primeira vez desde a divisão da Coreia por forças externas e divulgou uma declaração conjunta norte-sul, que incluiu os cinco pontos seguintes: O norte e o sul concordaram em resolver a questão da reunificação do país de forma independente pelos esforços concentrados da nação coreana responsável por isso. Reconhecendo que a federação proposta pelo norte e o sistema proposto pelo sul para a reunificação do país tem similaridade, eles também concordaram em trabalhar juntos para a reunificação nesta direção no futuro, para resolver as questões humanitárias o mais cedo possível, incluindo o intercâmbio de grupos de famílias separadas e parentes e a questão dos prisioneiros de longo prazo não convertidos, para marcar em 15 de agosto de 2000, promover o desenvolvimento equilibrado da economia nacional através da cooperação econômica e promover a confiança mútua ao ativar a cooperação e intercâmbio em todos os campos, sociais, culturais, esportivos, saúde pública, ambiental e assim por diante, e para realizar uma negociação de autoridade para autoridade o mais rápido possível para colocar os pontos acordados acima mencionados em rápida operação.
A publicação da declaração trouxe uma virada da época na realização da causa da reunificação, inaugurando uma nova era de reconciliação nacional, unidade e reunificação independente na península coreana. As relações inter-coreanas, que se tornaram hostis entre si há mais de meio século, fizeram uma mudança de desconfiança e confronto para reconciliação e cooperação.
As negociações ministeriais fizeram acordos comuns sob o ponto de vista de dar prioridade aos desejos e interesses de todos os compatriotas, dando impulso à unidade da nação e cooperação e intercâmbio em vários campos. Diálogos e contatos multilaterais, incluindo as reuniões do comitê para promover a cooperação econômica e seus subcomitês, os contatos de nível de trabalho, as negociações entre as sociedades da Cruz Vermelha e as negociações de nível de trabalho entre os militares produziram frutos orientados para a reunificação. Em meio à grande expectativa e interesse de todos os coreanos, grandes festivais nacionais que abraçam o norte, o sul e no exterior em comemoração de ocasiões tão importantes como 15 de junho e 15 de agosto (dia da libertação da Coreia) foram realizadas com sucesso em Pyongyang, Seul, Mt Kumgang e outros lugares .
Demonstrações de Taekwon-Do, as artes marciais ortodoxas da nação coreana, jogos esportivos, performances conjuntas de arte, shows conjuntos e seminários de historiadores e exposições conjuntas de fotos foram realizadas em Pyongyang e Seul.
Com o desejo de reunificação com base em "Por nossa nação", que se fortalece em toda a península coreana, mais de 60 prisioneiros de longo prazo não convertidos na Coreia do Sul foram repatriados via Panmunjom para o abraço da RPDC em setembro de 2000. Os esportistas do norte e o Sul entraram de mãos dadas, os locais de cerimônias de abertura de jogos internacionais como os 14º Jogos Asiáticos realizados em Pusan, na Coreia do Sul, em setembro de 2002, os Jogos Olímpicos de Atenas em Atenas, em agosto de 2004, e os 15º Jogos Asiáticos em Doha do Catar em dezembro de 2006, com bandeiras de reunificação agitando à frente de sua procissão e enraizadas umas nas outras, demonstrando ao mundo inteiro que o norte e o sul são uma nação com a mesma língua, sangue e cultura.
A reunião de parentes que foram forçados a se separar no norte e sul da Coreia por mais de cinco décadas foi realizada várias vezes em Pyongyang, Seul e no Mt Kumgang e um grande número de sul-coreanos de todas as esferas da vida gozaram de desempenho artístico Arirang, ganhador do Prêmio Kim Il Sung, em Pyongyang e percorreram tais locais cênicos no norte como Mts Paektu, Kumgang e Myohyang. As estradas ferroviárias e as estradas entre o norte e o sul foram re-ligadas e as rotas marítimas e aéreas se abriram ao trânsito.
Em 2007, foi adotada a Declaração do 4 de outubro, um programa de ação para a Declaração Conjunta de 15 de junho, trazendo outra brilhante perspectiva de reunificação para todos os compatriotas.
Tais mudanças de abertura nas relações inter-coreanas trouxeram a todos os compatriotas o fato de que a Declaração Conjunta de 15 de junho é a pedra angular das relações inter-coreanas, especificando o fundamento ideológico, princípios fundamentais e formas de alcançar a reconciliação, a unidade, a reunificação e prosperidade da nação e um marco para a reunificação nacional. Todos os coreanos que realmente querem a reunificação do país devem alcançar
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário