sexta-feira, 16 de junho de 2017
Partido Chondoísta Chongu
Em 8 de fevereiro de 1946, um ano após a libertação na Coreia, e em período em que o sul da Coreia já se encontrava ocupado por forças estadunidenses e o norte era administrado pelo Governo Provisório do norte da Coreia, foi oficialmente fundado o Partido Chondoista Chongu, um partido composto adeptos ao chondoismo, uma religião tradicional coreana. por Kim Tarhyŏn. um camponês lutou contra os imperialistas japoneses durante os anos de domínio colonial.
A maior parte dos membros do partido eram camponeses que buscavam melhorar suas condições de vida, buscar a paz e harmonia na península coreana.
A base do partido são as bases do chondoismo que são as seguintes:
1- apoiar a nação e o povo
2- difundir a verdade ao mundo
3-libertar a humanidade do sofrimento
4-construir um paraíso na terra
Segundo a constituição, a República Popular Democrática da Coreia é um Estado laico, porém como os ensinamentos do chondoismo seguem o mesmo caminho do Juche, não há problemas em ter sua representatividade desde que não se ponha algum pretexto religioso na política.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Sobre o chondoismo:
Traduzido literalmente, Chondoismo significa "a religião da via celestial", onde chon significa "Céu" e "do" significa "caminho".
Seu fundador foi Choe Jeu, que viveu na época da dinastia feudal de Joson e ganhou força entre os camponeses pobres que lutaram por uma vida melhor na rebeliões camponesas no final da dinastia Joson e no Império Coreano.
O chondoismo é uma religião panteísta, que acredita que Deus está presente em todos os lugares e que o único paraíso que pode existir é a Terra, se os seres humanos lutarem por sua libertação.
O chondoismo é a religião com maior adeptos na República Popular Democrática da Coreia
e tem adeptos também na Coreia do Sul, sendo eles grandes apoiadores da reunificação pacífica da Coreia e membros de organizações que promovem a reunificação.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
No início o partido teve ótimos resultados nas eleições, sendo o segundo partido de maior relevância no país, e teve papel importante de junto ao Partido do Trabalho da Coreia promover a reunificação pacífica e evitar conflito de guerra que acabou ocorrendo por conta das forças imperialistas estadunidenses.
Tem certa influência na Coreia do Sul e membros ao longo do tempo conseguiram fazer encontros em solo sul coreanos promovendo a reunificação e pedindo a paz na Coreia. Teve como principal figura Ryu Mi Yong, "desertora" sul coreana que fez grandes esforços para promover a reunificação da Coreia e que foi Presidente do Comitê Central do Partido e também membro da Assembléia Popular Suprema. Depois de seu falecimento em novembro de 2016, o vice Presidente, Yun Jong Ho, assumiu a liderança do partido.
O partido embora tenha sua importância no país, vem perdendo a disputa com o Partido Social Democrata, tendo eleito apenas 22 membros para a Assembléia Popular Suprema enquanto o PSD elegeu 50.
Recentemente por seus esforços pró-reunificação e suas políticas de melhoria do campo, ganhou saudações do Marechal Kim Jong Un que os citou inclusive no discurso do 7º Congresso do Partido do Trabalho da Coreia.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário