segunda-feira, 5 de junho de 2017

A lenda do basquete norte coreano



Em 14 de setembro de 1967 em Pyongyang, nascia um homem diferenciado. Era um filho de esportistas locais que cresceu de forma incomum a ponto de estar maior que seus pais antes de completar a maior idade. Era Ri Myong Hun, um jovem muito alto que preocupava aos médicos por seu crescimento anormal e que se desenvolveu no basquete como um jogador fora de sério, de nível acima do que já se havia visto no basquete semi-amador do país.

Após muitos anos destacando-se nas equipes juvenis escolares, ele ingressou na equipe esportiva do April 25 e logo foi chamado para a seleção nacional. Com o April 25 conquistou sucessivos títulos nacionais e pela seleção fez história levando-a a boas campanhas como nunca visto antes, incluindo boas participação nos Jogos Militares quando a RPDC chegou a derrotar os EUA e conquistou medalha (https://www.youtube.com/watch?v=GlRbgc7l6Xc). No campeonato asiático de 1993, com grandes atuações levou a RPDC à final e perdeu para a China por 93-72 e ficaram com a medalha de prata. A segunda colocação dava vaga para o campeonato mundial de 1994 a ser disputado no Canadá, mas problemas burocráticos da federação norte coreana com a FIBA os tiraram do torneio, dando lugar a Coreia do Sul que havia ficado com a medalha de bronze no campeonato asiático do ano anterior. Anteriormente, em 1991, no campeonato asiático a RPDC terminou na quinta colocação, tendo a RPDC derrotado o Japão por 82-81 mas perdido para a Coreia do Sul por 114-82, relata-se que neste último, Ri saiu machucado.

Se nos campeonatos asiáticos a seleção chollima liderada por Ri participou poucas vezes, nos Jogos Asiáticos, uma versão de Olimpíadas continental, tiveram mais e boas participações. Em 1974 no Irã ficaram em quinto, em 1978 na Tailândia ficaram com o bronze e em 1982 na Índia novamente no terceiro lugar. Porém, nestes 3 sem o gigante Ri, que teria a chance em 1986, mas a Coreia do Norte não chegou a um acordo com o sul para a participação. Em 1990 enfim ele pôde participar da competição mas não conseguiu render seu melhor e a RPDC terminou em quinto no torneio disputado na China. Em 2002, com o evento retornando à Coreia do Sul, o veterano Ri teve a chance de bater os rivais em jogos oficial mas viu a RPDC ser derrotada novamente e terminar no quinto lugar. Ele se aposentou entre 2002 e 2003, mas há mais um capítulo interessante em sua carreira que pode-se dizer poderia ter sido muito mais gloriosa se não fosse toda a política hostil contra sua nacionalidade e sua nação.

Nos anos 90, Ri tentou aventurar-se a jogar fora do país e sempre se declarou um fã de Michael Jordan e dizia que queria ser testado na NBA, a liga de basquete mais forte do mundo, porém era inviável sua ida mesmo com a autorização norte coreana, pois a lei estadunidense não o permitia atuar por lá.
Fez testes e foi muito bem avaliado por diversas equipas da NBA no Canadá, mas ao que se sabe atuou por lá por alguns anos, mas nunca entrou em solo estadunidense. No início dos anos 2000, o governo estadunidense declarou que deixaria ele jogar caso tivesse total controle sob seu salário, pois segundo sua paranoia, ela iria enviar parte de seu salário, possivelmente alto, para seu país e isso supostamente ajudaria no desenvolvimento de armas nucleares. Ouvindo isso, Ri oficialmente desistiu de jogar em terras yanques e jogou seus últimos anos como jogador em sua terra natal e após sua aposentadoria seguiu a carreira de treinador da equipe juvenil do país e como olheiro de jovens talentos, e assim segue até hoje.

Com atleta do April 25, clube do Exército Popular da Coreia, Ri é militar e durante o funeral de Kim Jong Il apareceu vestindo roupas militares em uma foto bastante divulgada na época. Em 2013 e 2014, quando Dennis Rodman visitou a RPDC e levou o Harlem Globetrotters para disputar partidas contra equipes locais, ele enfim conheceu alguns dos astros da NBA.

Atualmente a Associação de Basquete Amador da RPDC tem feito esforços contínuos para se profissionalizar e a RPDC aos poucos tem voltado a participar de competições continentais com clubes.

Extras: Ri sobre sua vontade de jogar na NBA
"Eu sou um grande homem, quero testar a minha capacidade, não estou interessado em dinheiro ou política sou um desportista, eu só quero tentar. "

Em partida amistosa com equipes mistas norte-sul, marcou 26 pontos em 21 minutos.


Links:https://www.youtube.com/watch?v=6vGVumH4y88
https://www.youtube.com/watch?v=XkOV3HpawDQ
https://www.youtube.com/watch?v=eVrG-5igUY0









Nenhum comentário:

Postar um comentário