sábado, 17 de junho de 2017

Kim Hyong Gwon - Indomável guerreiro revolucionário




Nascido em 4 de novembro de 1905, no Império Coreano, Kim Hyong Gwon foi um  revolucionário patriota coreano que doou sua vida à luta pela libertação de seu país ocupado pelos imperialistas japoneses.

Kim Hyong Gwon, irmão do revolucionário Kim Hyong Jik, cresceu em Mangyongdae e estudou na pequena escola de Sunhwa e seguindo os passos de seus familiares, entrou na luta com os guerrilheiros anti-japonês muito novo. Esteve presente na histórica reunião de Kalun com o líder Kim Il Sung, que era seu sobrinho, e seguindo as táticas estabelecidas, em 1930 junto ao Exército Popular Revolucionário realizou fortes ataques na parte norte do país, infligindo duros golpes aos imperialistas japoneses.

Ele fez história ao liderar tropas que capturaram policiais japoneses que se escondiam em terrenos montanhosos e com os avanços ferozes na região do rio Amnok, mas acabou sendo capturado em 1933, quando tinha 28 anos e foi condenado a 15 anos de prisão, porém sofrendo com condições desumanas na prisão de  Seodaemun (localizado em Seul) e tortura, ele morreu em 1936, sempre leal ao povo coreano e nunca abaixando a cabeça aos agressores.

Em seu livro de memórias, Kim Il Sung disse que seu tio, uma grande liderança revolucionária do movimento anti-japonês foi traído por um manchuriano colaboracionista Chae Jin Yong que esteve infiltrado entre os guerrilheiros e passou a localidade dele aos japoneses.

Embora tenha caído no caminho da luta, Hyong Gwon é sempre lembrado como um grande guerreiro que defendeu sua pátria até os seus últimos momentos. Tem um busto no Cemitério dos Mártires Revolucionários com homenagens onde muitas pessoas colocam flores todos os anos, prestam homenagens e relembram sua linda história patriótica.




A região de Pungsan, na província de  Ryanggang, foi renomeada para  Kimhyonggwon em 1990 em sua homenagem e há também o Colégio de Professores Kim Hyong Gwon e a Universidade de Educação Kim Hyong Gwon em sua homenagem.

Todos os anos em seu aniversário de nascimento e falecimento são publicadoss selos e são prestadas homenagens a ele em seu busto.







Nenhum comentário:

Postar um comentário