sexta-feira, 30 de junho de 2017

Kim Won Bong



Nascido em 13 de agosto de 1898 em Miryang (atualmente na Coreia do Sul) no Império Coreano, Kim Won Bong foi um anarquista que lutou pela independência da Coreia do domínio japonês e depois lutou pela reunificação pacífica do país.

Kim viu seu país ser dominado pelos japoneses e fortaleceu seu sentimento de libertar o país, buscando se livrar da opressão imposta pelo Estado, mas em 1919 se junto à Academia Militar Shinheung para ganhar habilidades para combate e naquele mesmo ano deixou a academia e se juntou a pequenos grupos anarquistas, mas inicialmente seu grupo não obteve muitos sucessos atuando separado dos comunistas e demais patriotas. Dessa forma, em 1926 ele entrou na Academia de Whanphoa com o pseudônimo de "Choi Rim" e pouco depois aderiu ao Partido Nacional Revolucionário da Coreia que foi formado em Shanghai em 1935 e recebeu financiamento do governo chinês isso pois em 1937 recebeu à convite foi à China onde estabeleceu boas relações com os chineses.

Organizando pequenos ataques à bases japonesas ele obteve mais sucesso que antes, sendo uma figura mais conhecida, porém em 1945 ele que estava ao sul da Coreia viu seu país ser invadido novamente. Lutou pela reunificação do país e contra a ditadura de Syngman Rhee e acabou sendo preso mas conseguiu na Guerra da Coreia fugir para a RPDC onde faleceu em 1958 por conta de doença adquirida na prisão na Coreia do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário