segunda-feira, 5 de junho de 2017

Desenvolvimento econômico - Barganha entre China e URSS




Após a Guerra, a República Popular Democrática da Coreia com apoio do bloco socialista conseguiu se recuperar rapidamente promovendo trabalho duro do povo para a reconstrução do que foi destruído pelos bombardeios estadunidense, incluindo hospitais, escolas, fábricas, locais religiosos, universidades, etc.

Já nos anos 50, após a guerra, seguindo o programa trienal para desenvolvimento estipulado pelo Presidente Kim Il Sung com diversos pontos centrados para a recuperação do país, reconstruiu o país e promoveu o movimento chollima que deu o primeiro salto a frente na economia nacional que por esforços próprios alcançou importantes êxitos. Sobretudo, nos anos 60 o comércio com a China e a URSS foi muito próspero e o país se industrializou, dando grande ênfase à indústria pesada. Para se ter uma ideia, a RPDC chegou a 1970 com a produção industrial constituindo 75% de sua economia enquanto em 1946, 1 ano após a libertação do Japão, tinha apenas 28% e 98% destes foram "herança" japonesa. De 1956 a 1960 a taxa de crescimento média anual foi de 13%. Todas essas mudanças refletiram na distribuição dos setores da população; Em 1946 havia 74,1% de camponeses e apenas 18,7% de operários e empregados urbanos enquanto em 1960 haviam 44% de camponeses e 52% de operários.

Além da industrialização, conseguiu êxitos rurais desde a reforma agrária de 1946 que destruiu a aristocracia Yangban até a revolução técnica do campo de 1958 a 1960 aproveitando-se do seu crescimento. Esta revolução técnica se deu em 4 partes: (a) irrigação, (b) eletricidade, (c) mecanização e (d) quimização. Dentre os 4 pontos alcançou para época grandes êxitos mas não conseguiu desenvolver a questão da eletricidade completamente que seguiu sendo um problema no futuro.

Com toda barganha e esforços nacionais em 1964 as indústrias mecânicas forneciam 26% do conjunto da produção industrial e a RPDC podia cobrir as suas necessidades em máquinas e equipamentos em cerca de 95% o que os deu um pouco mais de autonomia.


A RPDC sob a liderança do Presidente Kim Il Sung soube sabiamente aproveitar-se de tudo que vinha de fora para se desenvolver e assim mudou a característica de um país feudal para um país socialista industrializado e mais desenvolvido que a Coreia do Sul até os anos 70.

Nenhum comentário:

Postar um comentário