terça-feira, 6 de junho de 2017

Relações de cooperação de amizade entre RPDC e Argélia.



As relações entre a República Popular Democrática da Coreia e a República Argelina Democrática e Popular são bastante antigas. A Argélia foi o primeiro país *não-comunista a reconhecer a RPDC como nação e estabelecer relações de amizade e cooperação, mas mesmo antes disso o governo da RPDC já estava ligado ao país do norte da África em sua luta por independência e chegou a enviar armamento e dar treinamento a guerrilheiros da Frente de Libertação Nacional, um partido socialista que chegaria ao poder com a independência do país em 1962.

Durante os anos 60 e 70, a Argélia socialista alcançou grandes êxitos em sua industrialização nacional tendo grande cooperação com a RPDC que naquela época se desenvolvia muito rapidamente e era mais industrializada que o sul. Foi promovido também intercâmbio de profissionais de ambos países em diversas áreas, entretanto, com o surgimento de diversos problemas políticos internos na Argélia promovidos por forças externas, esta boa relação diminuiu drasticamente nos anos 90 quando o país viveu uma sangrenta guerra civil.

Nos anos 80 ainda as relações entre os 2 países já mostrava uma pequena queda com mudanças políticas no país africano mas a RPDC nunca desfez sua amizade por conta disso.

Em 1975, o Presidente Kim Il Sung visitou a Argélia sendo muito bem recebido pelo povo local que encheu as ruas para dar boas vindas e teve boas conversas com o Presidente Houari Boumedienne.

Nos anos 2000, após o término da guerra civil, as relações voltaram a se normalizar e as embaixadas em ambos países mantém bom contato promovendo a amizade de longa data de ambas as nações e as relações de cooperação econômica tem crescido consideravelmente com o governo argelino nos últimos anos mostrando uma visão muito positiva para com o país asiático apesar de toda a pressão internacional. O comércio entre os 2 países atualmente, limitado pelas sanções, é basicamente na compra e venda de maquinas e produtos elétricos em geral e também a RPDC costuma vender alguns de seus novos produtos recém-produzidos como purificadores de água, medidores de poluição, etc.

* A Argélia é considerada o primeiro país não-comunista a reconhecer a RPDC porque ainda não tinha se estabelecido como comunista quando reconheceu a RPDC, embora tenha o feito pouco depois.

Kim Il Sung na Argélia: https://www.youtube.com/watch?v=Tda0e-M76a8

Nenhum comentário:

Postar um comentário