domingo, 19 de novembro de 2023

Faixa de Gaza - ponto quente do Oriente Médio


Conhecimentos gerais internacionais.

A Faixa de Gaza, na Palestina, está localizada no nordeste da península do Sinai, no sudoeste da Ásia, ao longo da costa do Mar Mediterrâneo A área é de cerca de 360㎢. Um terço do território é composto por dunas de areia.

A cidade de Gaza, o centro, é uma famosa cidade portuária comercial na costa oriental do Mar Mediterrâneo e tem sido um importante centro comercial entre muitos países. Por isso, historicamente, esta área foi alvo de uma competição acirrada.

Em meados do século XX, os sionistas israelenses ocuparam a Palestina e massacraram e expulsaram inúmeras pessoas. 

Desde então, os palestinos recuperaram o controle da Faixa de Gaza e de partes da Cisjordânia e implementaram a autonomia nestas duas áreas.

No entanto, os sionistas israelenses, impulsionados por ambições de expansão territorial, frequentemente realizaram provocações militares, continuando as atividades secretas de expansão de assentamentos judaicos na região a oeste do rio Jordão.

A Faixa de Gaza tornou-se um ponto quente no Oriente Médio, como berço da luta do povo palestino para se opor ao domínio colonial de Israel e recuperar as suas terras perdidas.

O conflito armado em grande escala entre a Palestina e Israel, que ocorreu nesta zona em 7 de outubro, torna-se cada vez mais agudo com o passar dos dias.

Esta situação é amplamente considerada pela comunidade internacional como o resultado de práticas criminosas por parte de Israel, que ocupou a Palestina ilegalmente, impôs bloqueios brutais, perpetra ataques armados incessantes e promove a expansão contínua de assentamentos judaicos, sob o apoio e proteção dos EUA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário