sábado, 25 de novembro de 2023

As inquebrantáveis relações de amizade RPDC-Cuba, baseadas no nobre dever moral internacionalista, serão eternas


Em 25 de novembro de 2016, há 7 anos, o camarada Fidel Castro Ruz, destacado ativista político que faz contribuições extraordinárias à Revolução Cubana e à realização da causa da independência anti-imperialista e íntimo camarada revolucionário do povo coreano, faleceu aos 90 anos de idade.

O camarada Fidel Castro, que participou na revolução quando era jovem, derrubou a ditadura pró-EUA de Batista através da sangrenta luta armada e fundou o verdadeiro governo do povo no hemisfério ocidental da Terra, e fez grande contribuição ao avanço vitorioso da construção socialista em Cuba, é respeitado como líder histórico da revolução cubana.

Ele nunca se esqueceu de seu encontro com o grande Líder camarada Kim Il Sung e com o grande Dirigente camarada Kim Jong Il em nosso país em março de1986 e fez grande contribuição à consolidação firme da amizade e unidade entre os dois países.

Diante da triste notícia do falecimento inesperado do camarada Fidel Castro Ruz, o estimado camarada Kim Jong Un enviou em 27 de novembro uma mensagem de condolências ao camarada Raúl Castro Ruz, que naquela época era Primeiro-Secretário do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba e Presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros da República de Cuba.

No dia seguinte, 28 de novembro, enviou à embaixada de Cuba em nosso país uma oferenda floral em seu nome e fez uma visita pessoal à embaixada e escrever no livro de condolências como segue: “Embora o destacado dirigente tenha falecido, seu nome e suas façanhas ficarão eternamente na memória de todos nós. Com a dor pela perda de um grande camarada de armas, Kim Jong Un

O estimado camarada Kim Jong Un enviou urgentemente à Cuba a delegação do Partido e do Estado da RPDC para que participasse no ato central de condolências pelo falecimento do camarada Fidel Castro Ruz que foi realizado em 29 de novembro em Havana, e fez com que os funcionários responsáveis dos ministérios, órgãos centrais e organizações de trabalhadores visitassem a embaixada de Cuba em nosso país e expressassem condolências com oferendas florais.

O nobre exemplo de dever moral internacionalista demostrado pelo estimado camarada Kim Jong Un naqueles dias serviu de fundamento precioso e força motriz para que RPDC e Cuba pudessem fortalecer invariavelmente as relações de amizade bilaterais centradas no socialismo como autênticas relações camaradescas, em fiel acato aos legados dos líderes antecessores.

Sob a profunda atenção do estimado camarada Kim Jong Un, do camarada Raúl Castro Ruz, e do camarada Miguel Mario Díaz-Canel Bermúdez, as relações de amizade RPDC-Cuba estão se elevando e desenvolvimento hoje em dia em uma etapa mais alta.

O povo coreano, no futuro também, compartilhará sempre o destino de vida ou morte com o povo cubano na mesma trincheira do cumprimento da causa pelo socialismo e pela independência anti-imperialista, e a tradição de amizade e unidade inquebrantáveis entre os dois países será continuada e desenvolvida de geração em geração.

Pak Ryong Ho, secretário-geral da Associação Coreia-América Latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário