domingo, 19 de novembro de 2023

A história de 50 anos do metrô de Pyongyang


Embora haja muitas pessoas que utilizam o metrô, provavelmente há poucos que sabem quando o metrô de Pyongyang surgiu e começou a se relacionar com a vida do nosso povo.

Este dia histórico foi 5 de setembro de Juche 62 (1973), há 50 anos, quando se aproximava o 25º aniversário de fundação da República. Neste dia, foi realizada a cerimônia de inauguração da primeira etapa do metrô de Pyongyang em grande estilo em frente à estação Ponghwa de Pyongyang, atraindo os olhares do mundo.

Quando foi anunciada ao mundo a primeira inauguração do Metrô de Pyongyang, a capital da revolução, Pyongyang, começou a brilhar mais intensamente não apenas como uma cidade milagrosa que emergiu das ruínas da guerra e como uma cidade de belos parques, mas também como a orgulhosa onde emergiu o palácio subterrâneo duradouro.

O grande Dirigente camarada Kim Jong Il ensinou como segue:

"O Metrô de Pyongyang é uma criação monumental da época do Partido do Trabalho da Coreia, construída sob a grande concepção e liderança sábia do grande Líder, e uma riqueza preciosa de nosso povo que será transmitida por gerações."

A história orgulhosa de 50 anos do Metrô de Pyongyang, desde a primeira inauguração até hoje, nunca podem ser pensada à parte dos feitos imortais do grande Líder.

Com uma visão firme sobre o futuro vitorioso durante os dias amargos da guerra, o grande Líder desenvolveu um plano grandioso para resolver o problema de transporte da capital através da construção de um metrô na cidade de Pyongyang.

Apenas com o fato de que concebeu o projeto de construção do metrô no período de guerra, que decidia o destino da pátria, é possível saber que nosso Líder foi um grande homem que tinha perspicácia e coragem.

Em 1 de dezembro de Juche 45 (1956), apenas três anos após o fim da guerra, ele apresentou o plano de construção de um metrô ao nosso estilo, aclarou perspicaz e completamente os meios e métodos para a realização da obra e guiou passo a passo até o fim a obra grandiosa de longo prazo, desde sua fase de preparação.

A intenção do grande Líder com a construção do Metrô de Pyongyang não era apenas resolver adequadamente o problema de transporte da capital, mas também tornar Pyongyang, a capital da revolução, mais grandiosa e esplêndida em três dimensões. Na verdade, naquela época Pyongyang estava em fase de recuperação e construção e, como os órgãos e empresas instituídos durante a guerra ainda não estavam concentrados, a construção de um metrô para resolver as condições de transporte da capital não foi levantada como um problema urgente.

Somente nosso Líder, que projeta e planeja com visão de futuro todos os trabalhos e contempla o futuro não observando somente o "hoje", poderia já naquele tempo ter apresentado o plano de construção do Metrô de Pyongyang e orientado o trabalho de preparação a ser realizado de forma constante.

Embora o grande Líder estivesse ocupado dirigindo os trabalhos gerais do partido e do Estado, assumiu pessoalmente a responsabilidade pela construção, resolveu todos os problemas que surgiram e prestou muita atenção para garantir que a construção avançasse conforme planejado.

Para garantir o quanto antes uma vida mais civilizada e culta ao nosso povo, em 1 de abril, apenas um mês após ter sido ouvido o primeiro som da detonação para a construção do metrô em 1 de março de Juche 51 (1962), visitou pessoalmente o canteiro de obras perigoso onde os construtores subiam e desciam, andou em um veículo simples, desceu até o poço subterrâneo onde a água estava fluindo e a fumaça da explosão ainda não havia se dissipado, e resolveu meticulosamente cada problema que surgia durante a construção.

Ele dirigiu em muitas ocasiões a construção para garantir a excelente conclusão do metrô e se encontrou com muitos funcionários de empresas e fábricas para instruir sobre a necessidade de priorizar a entrega de materiais e equipamentos necessários à obra.

A imagem das pessoas esperando o bonde no ponto de ônibus num dia frio de inverno o deixou tão preocupado que o fez pular uma refeição; também corrigiu a posição da linha do metrô para maior comodidade das pessoas. Não há lugar no metrô, incluindo o caminho noturno, que não tenha sido tocado pelo grande Líder em seus esforços incansáveis.

Graças ao cuidado atencioso e à direção enérgica do grande Líder, foi criado um milagre deslumbrante em que a construção do Metrô de Pyongyang, que alguns diziam que seria possível dentro de 20 a 30 anos, dadas as circunstâncias de nosso país, e que não seria possível sem a assistência técnica e material de outros países, foi completado com nossas próprias forças.

Seguindo a nobre intenção do grande Líder, que considerava o povo como o céu, o grande General fez grandes esforços para garantir que nosso metrô se tornasse um meio de transporte público que atendesse plenamente ao povo.

Os grande General fez esforços incansáveis visitando continuamente os canteiros de obras para transformá-los em ótimos locais de educação ideológica e cultural e fazer do Metrô de Pyongyang um meio de transporte moderno que garante a comodidade de vida das pessoas e uma estrutura subterrânea de longa duração.

Há uma história comovente em que, usando um chapéu comum usado pelos trabalhadores, instruiu que invocando a sabedoria das massas surgem boas opiniões e são criadas formas de acelerar a construção. A história sobre seus ensinamentos acerca da perfuração também está gravada.

Podemos ver claramente quão grande foi o compromisso do grande General com a construção do metrô através de seus ensinamentos significativos sobre a obra de construção geral do metrô.

De fato, o Metrô de Pyongyang é um nobre produto criado pelo plano e ideia independentes de construção do metrô do grande Líder e de sua direção enérgica e extraordinária para sua realização. É também um grande presente de amor dos grandes homens sem igual ao nosso povo.

Em outubro de Juche 64 (1975), dois anos após a inauguração da primeira etapa do Metrô de Pyongyang, foi realizada esplendidamente a cerimônia de inauguração da segunda etapa em frente à estação Rakwon. E em setembro de Juche 67 (1978), foi anunciada ao mundo a inauguração da terceira etapa do Metrô de Pyongyang em frente à estação Kwangbok.

Em abril de Juche 76 (1987), foi anunciada orgulhosamente a inauguração da quarta etapa em frente à estação Puhung e a aparência subterrânea de Pyongyang foi transformada.

Hoje, "Pyongyang subterrânea" está mais uma vez renovando sua aparência para se adequar às necessidades e à estética da nova época sob a sábia direção do estimado camarada Secretário-Geral.

História de cinquenta anos do Metrô de Pyongyang!

Claro, existem países que têm uma história de metrô mais longa que o nosso país. No entanto, não há metrô no mundo como o de Pyongyang, que tem uma história brilhante de dedicação e serviço à prosperidade do povo, desde o planejamento direto do líder durante os dias de guerra, visitas aos veículos e poços subterrâneos até a orientação a cada passo da construção e nomeação das estações, seguindo o caminho de serviço abnegado com a missão básica de proporcionar o bem-estar ao povo. 

Com o coração sincero do povo que nunca esquece as benevolências dos grandes líderes, a história do Metrô de Pyongyang continuará por mais 50 ou 500 anos.

Sempre que entrarem no Metrô de Pyongyang, nunca se esqueçam das benevolências dos líderes paternos que construíram "Pyongyang subterrânea", o palácio subterrâneo do povo que o mundo inteiro inveja, em nossa capital.

Cha Bun I

Rodong Sinmun

Nenhum comentário:

Postar um comentário