domingo, 19 de novembro de 2023

Uma China em contínuo desenvolvimento trará mais oportunidades ao mundo


Discurso do Embaixador Wang Yajun na recepção comemorativa ao 74º aniversário da fundação da República Popular da China.

Estimado camarada vice-diretor (de departamento do CC do PTC) Jiang Runshi (Kang Yun Sok),

Ilustres embaixadores creditados na RPDC,

Camaradas e amigos:

Boa noite a todos!

Estou muito contente por estar reunido com todos vocês para celebrar o 74º aniversário da fundação da República Popular da China. Esta é a primeira vez que a embaixada da China na RPDC realiza uma recepção presencial desde o início da pandemia de COVID-19. Em nome da embaixada da RPCh na RPDC, expresso calorosas boas-vindas e sinceros agradecimentos ao vice-diretor Jiang Runshi (Kang Yun Sok), aos camaradas norte-coreanos presentes e aos embaixadores de outros países creditados na RPDC que participam desta recepção

Nos últimos 74 anos, sob a firme liderança do Partido Comunista da China, o povo chinês passou por uma árdua e magnífica jornada de revolução, construção e reforma socialista, criou dois milagres de rápido desenvolvimento econômico e estabilidade social a longo prazo, e testemunhou uma grande transformação, passando de uma nação que se pôs de pé, para se tornar próspera e finalmente atingir uma notável posição de potência.

As grandes conquistas da China no desenvolvimento econômico e social não só abriram amplas perspectivas para o grande rejuvenescimento da nação chinesa, mas também fizeram da China o pilar da manutenção da paz e da estabilidade mundiais e a espinha dorsal da promoção do desenvolvimento e da prosperidade globais.

Desde o 18º Congresso Nacional do Partido Comunista da China, o Comitê Central do PCCh. com o camarada Xi Jinping como núcleo, uniu e liderou todo o partido e o povo de todos os grupos étnicos a trabalhar arduamente e a avançar com coragem, promovendo a causa do partido e do país para alcançar conquistas históricas e mudanças históricas, e para promover o socialismo com características chinesas. Entrando numa nova era, o grande rejuvenescimento da nação chinesa entrou num processo histórico irreversível. Desde a nova era, a China aderiu à política nacional básica de abertura ao mundo exterior, perseguiu firmemente uma estratégia de abertura mutuamente benéfica e ganha-ganha e continuou proporcionando novas oportunidades para o mundo com o novo desenvolvimento da China. Inúmeros fatos provam que o desenvolvimento da China é uma oportunidade para o mundo. Quanto melhor a China se desenvolver, mais oportunidades haverá no mundo.

Neste ano, diante da desaceleração da economia mundial e de um ambiente externo cada vez mais complexo e desafiador, o povo chinês, unido firmemente em torno do Comitê Central do Partido Comunista da China, com o camarada Xi Jinping como seu núcleo, avançou com determinação na nova jornada de construção abrangente de um país socialista moderno e na realização do grande rejuvenescimento da nação chinesa, implementando plenamente o espírito do 19º Congresso do Partido. Economia da China mantém bom impulso de recuperação. No primeiro semestre deste ano, o PIB cresceu 5,5% em termos anuais, o que foi significativamente melhor do que a taxa de crescimento econômico de 3% do ano passado e do que a taxa média de crescimento anual de 4,5% nos três anos da pandemia. As projeções de instituições como o Fundo Monetário Internacional indicam que a contribuição da economia chinesa para o crescimento econômico mundial ainda deverá superar 30% este ano. O desenvolvimento da China está interligado com o mundo, assim como a prosperidade global depende da China. O crescimento contínuo da China trará mais certeza para um mundo cheio de incertezas e continuará proporcionando mais oportunidades ao redor do mundo.

O mundo de hoje encontra-se em um período de mudanças sem precedentes em um século, com uma sobreposição complexa de novos e antigos problemas, além da interseção de diversas contradições. Frente aos desafios sem precedentes enfrentados pela sociedade humana, o Presidente Xi Jinping, percebendo as mudanças na era e antecipando-se aos tempos, propôs a ideia de construir uma Comunidade com Futuro Compartilhado para a Humanidade. Esta ideia é uma abordagem proposta pela China para lidar com as relações internacionais contemporâneas, olhando para o futuro e o destino de toda a humanidade. Reflete a sabedoria chinesa, sendo uma proposta chinesa para aprimorar a governança global e uma posição da China para enfrentar os desafios comuns enfrentados por todos os países do mundo no século XXI. 

Nos últimos 10 anos, desde a apresentação dessa ideia, a China tem se dedicado ativamente à promoção da construção conjunta da "Rota da Seda" de alta qualidade. Busca implementar iniciativas globais de desenvolvimento, segurança e civilização. A China tem agido em conjunto com um número crescente de países e regiões, injetando forte impulso na cooperação internacional em diversas áreas, consolidando amplo consenso de solidariedade e cooperação na comunidade internacional e reunindo uma poderosa força conjunta para enfrentar desafios. Com o objetivo de apresentar abrangentemente o conteúdo e a prática vívida da construção de uma Comunidade com Futuro Compartilhado para a Humanidade, e para melhor colaborar com outros países na construção dessa comunidade, o governo chinês recentemente publicou o Livro Branco intitulado 'Uma Comunidade Global de Futuro Compartilhado: Propostas e Ações da China".

Olhando para o futuro, a China permanecerá firme no caminho do desenvolvimento pacífico, adotará uma estratégia aberta ao exterior baseada em benefícios mútuos, continuará impulsionando a construção de uma Comunidade com Futuro Compartilhado para a Humanidade, promoverá vigorosamente o estabelecimento de novas relações internacionais, e se oporá firmemente a todo imperialismo e política de hegemonismo. A China sempre será construtora da paz mundial, contribuidora para o desenvolvimento global e defensora da ordem internacional, comprometida em dedicar maiores esforços e fazer contribuições significativas para promover a paz e a prosperidade mundial!

Camaradas e amigos:

A tradicional relação de amizade e cooperação entre China e RPDC foi construída e cultivada pessoalmente pela geração veterana de líderes dos dois partidos e países, tendo passado por desafios nas mudanças dinâmicas do cenário internacional. É uma riqueza valiosa compartilhada por ambas as partes. O partido e o governo chinês sempre atribuíram grande importância às relações China-RPDC e manter, consolidar e desenvolver essas relações é uma política inabalável do partido e do governo chinês. Nos últimos anos, sob a orientação estratégica e o cuidado pessoal do Secretário-Geral Xi Jinping e do Secretário-Geral Kim Jong Un, as relações China-RPDC entraram em uma nova era histórica, irradiando vigor e vitalidade renovados.

Em julho e setembro deste ano, atendendo ao convite do Partido e Governo da RPDC, o membro do Bureau Político do Comitê Central do Partido Comunista da China e vice-presidente do Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional da República Popular da China, Li Hongzhong, e o membro do Bureau Político do Comitê Central do Partido Comunista da China e vice-Primeiro-Ministro do Conselho Estado, Liu Guozhong, lideraram respectivamente delegações do Partido e Governo Chinês em visitas à RPDC. Durante essas visitas, participaram das comemorações ao 70º aniversário da vitória na Guerra da Coreia e ao 75º aniversário de fundação da RPDC. Essas duas visitas foram um completo sucesso, não apenas impulsionando de forma vigorosa o aprofundamento e desenvolvimento da amizade e cooperação China-RPDC, mas também demonstrando de maneira plena para a comunidade internacional a solidez da amizade tradicional entre a China e a RPDC.

Ano que vem, estaremos celebrando o 75º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre China e RPDC. Diante de um novo ponto de partida histórico, a China está disposta a trabalhar junto com a RPDC com base nos importantes consensos alcançados pelos máximos líderes dos dois partidos e países. E, de acordo com as exigências da nova era e os desejos comuns dos dois povos, vamos fortalecer a comunicação estratégica, expandir a cooperação pragmática, aprofundar os intercâmbios amistosos, opor-se à hegemonia, à intimidação e à arbitrariedade, e dedicar-nos ao desenvolvimento pacífico, aderindo à cooperação de benefício mútuo. Juntos, vamos criar um futuro ainda mais promissor para as relações China-RPDC.

Camaradas e amigos:

Com grande satisfação, observamos que sob a firme liderança do Secretário-Geral Kim Jong Un e do Partido do Trabalho da Coreia, o povo da RPDC está avançando com determinação, esforçando-se e implementando ativamente as resoluções do 8º Congresso do PTC e das reuniões plenárias do CC do PTC. Trabalham arduamente para desenvolver a economia, melhorar a qualidade de vida e alcançar importantes avanços em várias áreas. Como bons vizinhos, camaradas e parceiros, expressamos sinceros votos ao fraterno povo da RPDC, desejando que continue alcançando novos e maiores sucessos na construção de uma potência socialista.

A 19ª edição dos Jogos Asiáticos está acontecendo em Hangzhou, onde os atletas da RPDC estão se esforçando e perseguindo seus sonhos, contribuindo para a emoção do evento esportivo. Estamos ansiosos para ver os atletas da China, RPDC e de outros países asiáticos alcançarem excelentes resultados, demonstrando juntos a força da Ásia!

Por fim, proponho:

Um brinde à celebração do 74º aniversário de fundação da República Popular da China,

Um brinde ao contínuo desenvolvimento e consolidação das relações China-RPDC.

Um brinde pela saúde do Secretário-Geral, camarada Kim Jong Un,

Um brinde pela saúde do Secretário-Geral, camarada Xi Jinping,

Um brinde pela saúde do vice-diretor, camarada Jiang Runshi (Kang Yun Sok),

Um brinde pela saúde de todos camaradas e amigos presentes.

Brindemos!

Pyongyang, 28 de setembro de 2023.

Nenhum comentário:

Postar um comentário