Discurso do Embaixador Wang Yajun na recepção comemorativa ao 74º aniversário da fundação da República Popular da China.
Estimado camarada vice-diretor (de departamento do CC do PTC) Jiang Runshi (Kang Yun Sok),
Ilustres embaixadores creditados na RPDC,
Camaradas e amigos:
Boa noite a todos!
Estou muito contente por estar reunido com todos vocês para celebrar o 74º aniversário da fundação da República Popular da China. Esta é a primeira vez que a embaixada da China na RPDC realiza uma recepção presencial desde o início da pandemia de COVID-19. Em nome da embaixada da RPCh na RPDC, expresso calorosas boas-vindas e sinceros agradecimentos ao vice-diretor Jiang Runshi (Kang Yun Sok), aos camaradas norte-coreanos presentes e aos embaixadores de outros países creditados na RPDC que participam desta recepção
Nos últimos 74 anos, sob a firme liderança do Partido Comunista da China, o povo chinês passou por uma árdua e magnífica jornada de revolução, construção e reforma socialista, criou dois milagres de rápido desenvolvimento econômico e estabilidade social a longo prazo, e testemunhou uma grande transformação, passando de uma nação que se pôs de pé, para se tornar próspera e finalmente atingir uma notável posição de potência.
As grandes conquistas da China no desenvolvimento econômico e social não só abriram amplas perspectivas para o grande rejuvenescimento da nação chinesa, mas também fizeram da China o pilar da manutenção da paz e da estabilidade mundiais e a espinha dorsal da promoção do desenvolvimento e da prosperidade globais.
Desde o 18º Congresso Nacional do Partido Comunista da China, o Comitê Central do PCCh. com o camarada Xi Jinping como núcleo, uniu e liderou todo o partido e o povo de todos os grupos étnicos a trabalhar arduamente e a avançar com coragem, promovendo a causa do partido e do país para alcançar conquistas históricas e mudanças históricas, e para promover o socialismo com características chinesas. Entrando numa nova era, o grande rejuvenescimento da nação chinesa entrou num processo histórico irreversível. Desde a nova era, a China aderiu à política nacional básica de abertura ao mundo exterior, perseguiu firmemente uma estratégia de abertura mutuamente benéfica e ganha-ganha e continuou proporcionando novas oportunidades para o mundo com o novo desenvolvimento da China. Inúmeros fatos provam que o desenvolvimento da China é uma oportunidade para o mundo. Quanto melhor a China se desenvolver, mais oportunidades haverá no mundo.
Neste ano, diante da desaceleração da economia mundial e de um ambiente externo cada vez mais complexo e desafiador, o povo chinês, unido firmemente em torno do Comitê Central do Partido Comunista da China, com o camarada Xi Jinping como seu núcleo, avançou com determinação na nova jornada de construção abrangente de um país socialista moderno e na realização do grande rejuvenescimento da nação chinesa, implementando plenamente o espírito do 19º Congresso do Partido. Economia da China mantém bom impulso de recuperação. No primeiro semestre deste ano, o PIB cresceu 5,5% em termos anuais, o que foi significativamente melhor do que a taxa de crescimento econômico de 3% do ano passado e do que a taxa média de crescimento anual de 4,5% nos três anos da pandemia. As projeções de instituições como o Fundo Monetário Internacional indicam que a contribuição da economia chinesa para o crescimento econômico mundial ainda deverá superar 30% este ano. O desenvolvimento da China está interligado com o mundo, assim como a prosperidade global depende da China. O crescimento contínuo da China trará mais certeza para um mundo cheio de incertezas e continuará proporcionando mais oportunidades ao redor do mundo.
O mundo de hoje encontra-se em um período de mudanças sem precedentes em um século, com uma sobreposição complexa de novos e antigos problemas, além da interseção de diversas contradições. Frente aos desafios sem precedentes enfrentados pela sociedade humana, o Presidente Xi Jinping, percebendo as mudanças na era e antecipando-se aos tempos, propôs a ideia de construir uma Comunidade com Futuro Compartilhado para a Humanidade. Esta ideia é uma abordagem proposta pela China para lidar com as relações internacionais contemporâneas, olhando para o futuro e o destino de toda a humanidade. Reflete a sabedoria chinesa, sendo uma proposta chinesa para aprimorar a governança global e uma posição da China para enfrentar os desafios comuns enfrentados por todos os países do mundo no século XXI.
Nos últimos 10 anos, desde a apresentação dessa ideia, a China tem se dedicado ativamente à promoção da construção conjunta da "Rota da Seda" de alta qualidade. Busca implementar iniciativas globais de desenvolvimento, segurança e civilização. A China tem agido em conjunto com um número crescente de países e regiões, injetando forte impulso na cooperação internacional em diversas áreas, consolidando amplo consenso de solidariedade e cooperação na comunidade internacional e reunindo uma poderosa força conjunta para enfrentar desafios. Com o objetivo de apresentar abrangentemente o conteúdo e a prática vívida da construção de uma Comunidade com Futuro Compartilhado para a Humanidade, e para melhor colaborar com outros países na construção dessa comunidade, o governo chinês recentemente publicou o Livro Branco intitulado 'Uma Comunidade Global de Futuro Compartilhado: Propostas e Ações da China".
Olhando para o futuro, a China permanecerá firme no caminho do desenvolvimento pacífico, adotará uma estratégia aberta ao exterior baseada em benefícios mútuos, continuará impulsionando a construção de uma Comunidade com Futuro Compartilhado para a Humanidade, promoverá vigorosamente o estabelecimento de novas relações internacionais, e se oporá firmemente a todo imperialismo e política de hegemonismo. A China sempre será construtora da paz mundial, contribuidora para o desenvolvimento global e defensora da ordem internacional, comprometida em dedicar maiores esforços e fazer contribuições significativas para promover a paz e a prosperidade mundial!
Camaradas e amigos:
A tradicional relação de amizade e cooperação entre China e RPDC foi construída e cultivada pessoalmente pela geração veterana de líderes dos dois partidos e países, tendo passado por desafios nas mudanças dinâmicas do cenário internacional. É uma riqueza valiosa compartilhada por ambas as partes. O partido e o governo chinês sempre atribuíram grande importância às relações China-RPDC e manter, consolidar e desenvolver essas relações é uma política inabalável do partido e do governo chinês. Nos últimos anos, sob a orientação estratégica e o cuidado pessoal do Secretário-Geral Xi Jinping e do Secretário-Geral Kim Jong Un, as relações China-RPDC entraram em uma nova era histórica, irradiando vigor e vitalidade renovados.
Em julho e setembro deste ano, atendendo ao convite do Partido e Governo da RPDC, o membro do Bureau Político do Comitê Central do Partido Comunista da China e vice-presidente do Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional da República Popular da China, Li Hongzhong, e o membro do Bureau Político do Comitê Central do Partido Comunista da China e vice-Primeiro-Ministro do Conselho Estado, Liu Guozhong, lideraram respectivamente delegações do Partido e Governo Chinês em visitas à RPDC. Durante essas visitas, participaram das comemorações ao 70º aniversário da vitória na Guerra da Coreia e ao 75º aniversário de fundação da RPDC. Essas duas visitas foram um completo sucesso, não apenas impulsionando de forma vigorosa o aprofundamento e desenvolvimento da amizade e cooperação China-RPDC, mas também demonstrando de maneira plena para a comunidade internacional a solidez da amizade tradicional entre a China e a RPDC.
Ano que vem, estaremos celebrando o 75º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre China e RPDC. Diante de um novo ponto de partida histórico, a China está disposta a trabalhar junto com a RPDC com base nos importantes consensos alcançados pelos máximos líderes dos dois partidos e países. E, de acordo com as exigências da nova era e os desejos comuns dos dois povos, vamos fortalecer a comunicação estratégica, expandir a cooperação pragmática, aprofundar os intercâmbios amistosos, opor-se à hegemonia, à intimidação e à arbitrariedade, e dedicar-nos ao desenvolvimento pacífico, aderindo à cooperação de benefício mútuo. Juntos, vamos criar um futuro ainda mais promissor para as relações China-RPDC.
Camaradas e amigos:
Com grande satisfação, observamos que sob a firme liderança do Secretário-Geral Kim Jong Un e do Partido do Trabalho da Coreia, o povo da RPDC está avançando com determinação, esforçando-se e implementando ativamente as resoluções do 8º Congresso do PTC e das reuniões plenárias do CC do PTC. Trabalham arduamente para desenvolver a economia, melhorar a qualidade de vida e alcançar importantes avanços em várias áreas. Como bons vizinhos, camaradas e parceiros, expressamos sinceros votos ao fraterno povo da RPDC, desejando que continue alcançando novos e maiores sucessos na construção de uma potência socialista.
A 19ª edição dos Jogos Asiáticos está acontecendo em Hangzhou, onde os atletas da RPDC estão se esforçando e perseguindo seus sonhos, contribuindo para a emoção do evento esportivo. Estamos ansiosos para ver os atletas da China, RPDC e de outros países asiáticos alcançarem excelentes resultados, demonstrando juntos a força da Ásia!
Por fim, proponho:
Um brinde à celebração do 74º aniversário de fundação da República Popular da China,
Um brinde ao contínuo desenvolvimento e consolidação das relações China-RPDC.
Um brinde pela saúde do Secretário-Geral, camarada Kim Jong Un,
Um brinde pela saúde do Secretário-Geral, camarada Xi Jinping,
Um brinde pela saúde do vice-diretor, camarada Jiang Runshi (Kang Yun Sok),
Um brinde pela saúde de todos camaradas e amigos presentes.
Brindemos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário