domingo, 19 de agosto de 2018

Sobre imbuir toda a sociedade com traços morais comunistas


Conversa com altos funcionários do Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia em 26 de fevereiro de Juche 85 (1996).

O Cemitério dos Mártires Revolucionários no Monte Taesong é uma boa construção em um bom local. Um esplêndido cemitério de mártires como este não pode ser encontrado em nenhum outro lugar do mundo. Não apenas nosso povo, mas os estrangeiros que o visitam expressam sua grande admiração. O cemitério dos mártires é uma prova patente da nobre obrigação moral de nosso Partido de respeitar a velha geração de revolucionários. Situado perto do Pico Jujak, onde se situa o cemitério dos mártires, encontra-se o Palácio Memorial Kumsusan.

O pico oferece uma visão panorâmica do Palácio Memorial Kumsusan; parece que os mártires revolucionários estão de guarda no palácio.

A partir de agora, o Presidente Kim Il Sung estará junto com seus camaradas de armas para sempre. Os laços selados com sangue entre eles são os mesmos, estejam eles vivos ou mortos.

Funcionários que se aposentam após um longo período de serviço devem receber tratamento adequado. Ouvi dizer que, após a aposentadoria ter sido anunciada, alguns funcionários do Partido não estão dispostos a falar com outros oficiais e alguns órgãos não conseguem organizar uma festa de despedida para eles. Eles provavelmente se entristecem por ter que deixar seus postos devido à sua idade avançada, e se suas organizações do Partido e outros oficiais falharem em tratá-los calorosamente, será muito decepcionante para eles. A julgar por isso, parece que nossos funcionários são frios. As autoridades falam muito sobre camaradagem, mas muitas delas não o fazem na prática.

O Presidente Kim Il Sung disse que a revolução começa com a conquista de camaradas, acrescentando que um verdadeiro camarada não pode ser comprado, nem mesmo com milhares de peças de ouro.

Aqueles que trabalharam para o partido e a revolução durante muito tempo podem não trabalhar tão rapidamente quanto os mais jovens, devido à sua idade avançada, mas devem ser respeitados como revolucionários veteranos e seus méritos avaliados como tal. Seria aconselhável prestar-lhes ajuda, dar-lhes consolo e organizar uma pequena festa para eles. Isso vai ser bom, não é ruim. Uma pessoa se aposentar é diferente de ser transferida para outro posto.

Os funcionários devem ser mais sensíveis. Alguns dias atrás eu estive os funcionários dos órgãos centrais convidados para uma performance artística com suas esposas, e eles estavam todos satisfeitos. Alguns deles aparentemente foram ao teatro com suas esposas pela primeira vez desde o casamento. É bom para os funcionários irem ao teatro com suas esposas quando tiverem tempo de lazer.  É aconselhável que eles vão, não importa onde estejam com suas esposas, mas por que não ir ao teatro? A julgar pela sua relutância em sair com suas esposas, podemos ver que nossos homens ainda entretêm os remanescentes de idéias feudais.


A ideia de que o homem é superior à mulher ainda encontra expressão em vários aspectos da vida. É por isso que os convidei para a performance de artistas no Teatro de Arte Mansudae para que os funcionários pudessem apreciá-lo com suas esposas.

Devemos criar um modelo de moralidade comunista e imbuir toda a sociedade com traços morais comunistas.

Para ter traços morais comunistas enraizados em toda a sociedade, é importante educar as pessoas a observar a propriedade e a ética pública. Somente quando observarem isso em sua conduta, poderão aprofundar seus relacionamentos interpessoais, alcançar a unidade e a harmonia do coletivo e estabelecer um modo sólido e culto de viver em sociedade.

A propriedade e a ética pública são critérios importantes para julgar a personalidade e o nível de cultura de uma pessoa. Escolas, sociedade e famílias devem intensificar a educação em propriedade e ética pública.

Práticas mal educadas estão sendo reveladas atualmente em aspectos da vida social. Tome a maneira de falar como um exemplo. Em vez de usar vocativos respeitosos, algumas pessoas usam palavras grosseiras, como 'ei'. Pior ainda, muitas pessoas usam a forma baixa de falar para falar com idosos. Maridos e esposas não costumam usar o vocativo 'meu querido (a)' na vida cotidiana. Os pais usam palavras vulgares quando falam com seus filhos. À luz de tudo isso, há claramente um problema na educação familiar. Os pais, que deveriam falar com seus filhos usando palavras de significado educacional, falam sem pensar, levando seus filhos a seguir a maneira inculta de falar.
   
As práticas mal educadas são mais graves entre os jovens e as crianças. Nos últimos 20 anos, práticas incultas e mal-educadas foram reveladas em seu modo de falar e vida emocional; estes devem ser corrigidos o mais rápido possível. Os comunistas não devem tolerá-los. Se os tolerarmos, as boas maneiras e os costumes transmitidos pelos nossos antepassados ​​desaparecerão gradualmente e o caráter autóctone de nossa nação será perdido. Desde os tempos antigos nosso país tem sido chamado de um país de pessoas corteses no Oriente. Não podemos tolerar jovens e crianças na época do Partido do Trabalho da Coreia tendo falta de propriedade e ética.

As práticas malcriadas manifestadas entre os jovens e as crianças não são atribuíveis apenas a seus pais, mas principalmente ao fato de que as escolas não conseguiram conduzir adequadamente a educação sobre a moralidade comunista.

A moralidade comunista é um assunto de escola, mas muito é feito de educação política em detrimento da educação moral relacionada à vida cotidiana. Aparentemente, as pessoas estão confundindo educação em lealdade ao Partido e líder com educação geral em moralidade comunista. É claro que a educação na lealdade ao Partido e ao líder constitui a parte mais importante da educação na moralidade comunista.

Por tudo isso, a educação na lealdade não é toda a educação na moralidade comunista. Na educação na moralidade comunista há muitas coisas para ensinar, como boas maneiras e ética pública.

O conteúdo do tema da educação na moralidade comunista deve ser revisado, e as alterações devem ser feitas sempre que necessário. Seria aconselhável, na educação na moralidade comunista, introduzir um assunto separado que lide com a educação diferente da educação na lealdade, e cobrir a moralidade comunista geral, como boas maneiras e ética pública.

Devemos garantir que os institutos de formação de professores conduzam uma educação adequada em boas maneiras e ética.

Se os alunos devem observar boas maneiras e ética, seus professores devem dar um bom exemplo. Se os professores falarem com seus alunos de maneira grosseira, não de maneira culta, os alunos seguirão seu exemplo e usarão palavras grosseiras no exército se eles se juntarem a ele após a formatura. Se os professores não são exemplares na observação de boas maneiras e ética, eles não podem levar a geração em ascensão a se tornar verdadeiros trabalhadores que estão equipados com traços morais comunistas. Os institutos de formação de professores devem conduzir uma educação adequada em boas maneiras e ética, de modo a formar professores que sejam dotados de traços morais comunistas enobrecedores.

Um esforço em toda a parte e em toda a sociedade deve ser dirigido à educação na moralidade comunista para que nosso país exalte a honra de um país de pessoas cortesas no Oriente na era do Partido do Trabalho da Coreia. A educação escolar sozinha não é suficiente para resolver o problema de imbuir toda a sociedade com traços morais comunistas sólidos. Enquanto as escolas estão intensificando a educação na moralidade comunista, um esforço de toda a sociedade deve ser feito para estabelecer traços morais comunistas. Os quadros do Partido, especialmente os trabalhadores de células do Partido, devem liderar o estabelecimento de sólidas características morais na sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário