terça-feira, 7 de agosto de 2018
O socialismo é a vida de nosso povo
Conversa com funcionários diretivos do Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia - 14 de novembro de Juche 81 (1992). (Kim Jong Il)
Nos anos recentes, os imperialistas e reacionários tem feito todos os esquemas possíveis para sufocar nosso país, que está avançando invariavelmente sob o bandeira do socialismo, sob a liderança do Partido e do Líder. Quanto mais desesperado se torna o inimigo em suas manobras, mais alto devemos levantar a bandeira do socialismo, frustrando as ofensivas contrarrevolucionárias do inimigo por todos os meios da ofensiva revolucionária.
Ainda que os imperialistas e os reacionários estejam fazendo manobras para destruir o socialismo na terra, o socialismo permanece nos corações dos povos revolucionários do mundo e avança sem cessar. O socialismo é o ideal da humanidade, e que o socialismo será vitorioso inevitavelmente é uma lei do desenvolvimento histórico. Não importa o quão desesperados estejam os inimigos na tentativa de destruir o socialismo, os imperialistas e os reacionários não podem reverter a tendência da história. Nos dias de hoje, os povos revolucionários do mundo, sob o banner da Declaração de Pyongyang, lutam resolutamente para defender e avançar a causa do socialismo. A luta pelo socialismo está sendo feita não só nos países onde caiu o socialismo, mas também nos países capitalistas. Não temos dúvidas de que as manobras dos imperialistas e reacionários serão frustradas, o socialismo fará um avanço ininterrupto e emergirá vitorioso pela luta dos partidos revolucionários e povos do mundo.
Com inquebrável convicção na vitória do socialismo, devemos olhar a presente situação com um ponto de vista otimista e defender sem vacilações a causa do socialismo. O socialismo é a vida de nosso povo. Quer nosso povo viva ou morra, quer ele viva uma vida independente e criativa como mestre do Estado ou da sociedade, quer ele se torne escravo de outros, submetido a maus-tratos e torturas, depende somente se ele defenderá o socialismo ou não. Como diz a canção, se defendermos o socialismo, venceremos. Se abandonarmos o socialismo, morreremos. Quaisquer sejam as dificuldades e os desafios, não devemos nunca abandonar o socialismo que escolhemos e estamos construindo por nossos próprios esforços.
Para defender e avançar a causa do socialismo, devemos aplicar a Ideia Juche em todos os campos da Revolução e da construção de uma maneira completa. A Ideia Juche é a base ideológica do socialismo e a única ideologia diretriz da Revolução e da construção. Nosso tipo de socialismo é centrado nas massas e baseado na ideia Juche, é o socialismo jucheano. O socialismo que careça de base ideológica e de uma perfeita ideologia diretriz não pode ser chamado de genuíno socialismo, e será incapaz de frustrar as manobras antissocialistas dos imperialistas e reacionários. Tudo isto é demonstrado cabalmente pela lição dos países onde o socialismo foi derrubado e o capitalismo foi restaurado. Nosso socialismo está avançando de maneira vitoriosa - a despeito das constantes manobras dos imperialistas e reacionários - porque é baseado na Ideia Juche. Enquanto o socialismo é a vida de nosso povo, a Ideia Juche é a vida de nosso socialismo. Devemos defender com fervor a Ideia Juche contra a infiltração de tendências ideológicas burguesas e reacionárias de todos os tipos, desenvolvê-la e aplicá-la totalmente nos campos da revolução e da construção.
O curso da construção do socialismo é o curso da aplicação da Ideia Juche, e as sociedades socialista e comunista são construídas segundo tal ideologia. O Grande Líder Camarada Kim Il Sung teorizou tal ideologia no período de sua juventude, e aplicou-a em todos os campos da revolução e construção com toda consistência. Ele lidera a revolução a revolução e a construção socialista e vive à nossa própria maneira.
Devemos ter a Ideia Juche como nosso destino e aplicá-la a todos os setores da Revolução e construção, para fortalecer ainda mais nosso estilo de socialismo centrado nas massas, o socialismo Juche. Para defender o socialismo e exaltar seu brilho, devemos consolidar a unidade monolítica entre o Líder, o Partido e o Povo. O Líder, o Partido e o Povo formam um todo que compartilha o mesmo destino. A firme unidade baseada na ideologia, vontade, moral e obrigação é a garantia para a invencibilidade da causa do socialismo. Devemos mobilizar todo o povo em torno do Partido e do Líder ainda mais firmemente, cosolidando dessa maneira o poder da unidade monolítica.
Defender o socialismo na presente época é de grande importância para frustrar os abusos dos imperialistas e restauracionistas burgueses que atacam o socialismo, e para demonstrar a exatidão e as vantagens da causa socialista para os membros do Partido e para outros trabalhadores. Os imperialistas e aqueles que restauraram a sociedade burguesa estão atacando o socialismo, chamando-o de "totalitário" e "burocrático". Tudo isso carece de lógica, não passa de um sofisma de reacionário sem qualquer base teórica. O que estão fazendo os restauracionistas burgueses agora, que estão atacando o socialismo? Eles dissolveram partidos comunistas à força e estão baixando leis monstruosas através de decretos presidenciais.
Eles estão jogando lama contra o socialismo, e se falharmos em desmascarar a natureza reacionária de tais "teorias", certas pessoas despreparadas ideologicamente podem se tornar céticas quanto ao socialismo. Devemos desmascarar a natureza reacionária das "teorias" de tais renegados e armar os membros do Partido e da classe operária com a ideologia socialista.
Escreverei e tornarei pública, num futuro breve, uma tese criticando seus abusos contra o socialismo. O setor de informação teórica, também, deve produzir muitos artigos que desmascarem a natureza reacionária da teoria dos imperialistas e restauracionistas burgueses contra o socialismo, e expliquem a verdade e as vantagens da teoria e ideologia socialistas. Nosso Partido expôs todos os problemas teóricas que apareciam na prática da revolução e construção socialistas, incluindo a questão das três revoluções-ideológica, técnica e cultural -, a questão de se conquistar a unidade monolítica entre o Líder, o Partido e o Povo; assim como a questão de se combinar centralismo com democracia e fortalecendo a ditadura democrática-popular. Somente quando revelarmos a natureza reacionária de tais abusos contra o socialismo feitos pelos imperialistas restauracionistas burgueses e avançarmos com a revolução socialista e a construção socialista, é que poderemos encorajar o povo a fazer esforços para frustrar as maquinações do imperialismo e defender o socialismo. Devemos também escrever artigos sobre as limitações das teorias dos clássicos para dar aos nossos membros do Partido e outros trabalhadores um entendimento correto sobre a originalidade e a superioridade da ideologia socialista de nosso Partido.
O Marxismo-Leninismo é uma ideologia revolucionária que refletia os requerimentos da prática revolucionária da classe operária no período do capitalismo pré-monopolista e do imperialismo. A história avançou e os tempos mudaram desde então. Estamos agora na era da independência, quando as massas populares, mestres da história e do próprio destino, moldam a história e seu destino de maneira independente e criativa. Os autores do Marxismo não tinham experiência com a construção do socialismo, e o mesmo vale para Lenin. Devido às limitações das condições dos tempos, as experiências das teorias revolucionárias precedentes feitas pelos autores do Marxismo-Leninismo não poderiam ir, em alguns casos, além do limite das suposições. Com todas as limitações, não podemos ter uma análise niilista quanto ao Marxismo-Leninismo, ou desprezar seus autores. Devemos reconhecer as grandes contribuições que Marx, Engels e Lenin fizeram para a humanidade, e respeitá-los. Graças à criação do Marxismo-Leninismo, a teoria socialista foi desenvolvida de utopia a ciência; a classe operária foi capaz de ter uma ideologia guia pela primeira vez na história, e a mesma pôde desenvolver vigorosamente a luta contra o capital e pela emancipação classista, pela libertação nacional e o socialismo. Respeitar os autores do Marxismo-Leninismo é uma obrigação moral, tão importante quanto a juventude que respeita os mais velhos.
Quando escrevemos artigos sobre as limitações do Marxismo-Leninismo, não podemos falhar em explicar os méritos que seus autores tiveram. Somente quando fizermos o povo ter um entendimento correto do Marxismo-Leninismo é que podemos causar verdadeiros golpes contra os imperialistas e restauracionistas burgueses que estão atacando tal ideologia. Para escrever corretamente sobre as limitações das teorias feitas pelo Marxismo-Leninismo, devemos ter um bom conhecimento sobre a originalidade e a superioridade da ideia revolucionária de nosso Partido, a Ideia Juche. A Ideia Juche é uma ideia original e perfeita teoria revolucionária do comunismo, teorizada pelo grande líder e refletindo os requerimentos da nova era da história, a era da independência. Se clarificarmos a originalidade e a superioridade da Ideia Juche efetivamente, então as limitações das teorias do Marxismo-Leninismo serão reveladas corretamente.
Os funcionários do setor de informação teórica devem estudar a Ideia Juche profundamente e conhecer profundamente sua originalidade e superioridade. Devem também estudar os clássicos como o Capital, e conhecerem bem o Marxismo-Leninismo.
Canções de elevadas qualidade artística e ideológica devem ser criadas massivamente. Canções que façam o povo ter convicção na causa do socialismo tornar-lo-á forte e o estimulará a fazer maiores esforços. "Não avance, noite de Pyongyang" é uma de tais canções. Essa canção encorajará os soldados do Exército Popular da Coreia e nosso povo mesmo em dias de guerra. Eu mesmo me sinto forte sempre quando escuto essa música. Uma pessoa deve aprender como apreciar músicas. Não pode haver vida divorciada de músicas. Nos dias de guerra, não somente músicas, mas também músicas encorajavam os soldados e o povo. Durante a Segunda Guerra Mundial, Yuri Levitan, um informe da União Soviética, dava informe através do Quartel-General Supremo, mobilizando os soldados soviéticos para a guerra. Ele se tornou famoso por seus informes. Furioso, Hitler ordenou que Levitan seria o primeiro a ser morto depois da ocupação de Moscou. Nossos informantes, também, fazem seu trabalho de maneira eficiente. Eles terão seu papel nos períodos de guerra.
Nos últimos dias, o setor de arte musical produziu muitas músicas de elevadas qualidades artísticas e ideológicas. "Não avance, noite de Pyongyang" é uma excelente canção por suas elevadas qualidades artísticas e ideológicas, assim como a "Se nosso Partido-Mãe deseja". A letra da última é muito bem escrita. No futuro, o setor musical artístico deve produzir muitas canções que se tornem um tesouro nacional de elevadas qualidades artísticas e ideológicas. Canções desde tipo não são somente especiais: são aquelas que o povo e o Líder cantam e desfrutam. Com exceção do Grupo Eletrônico Pochombo, as organizações artísticas agora falham em produzir canções em grande número. Tais organizações devem produzir mais e mais músicos que sejam tesouros nacionais, baseados na própria vida. Para criar tais músicas, deve-se partir de situações práticas derivadas da própria vida. Não se podem produzir músicas boas partindo do desejo subjetivo de criar canções com o puro fim de torná-las tesouros nacionais. Para que tal objetivo seja atendido, os funcionários devem ter ligações com as massas e a vida do povo, e compreender completamente as demandas e aspirações das massas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário